Portugal entrou no Campeonato da Europa da melhor forma, com uma dupla vitória frente a Roménia e Áustria, embora com uma vantagem de golos que, nas palavras de Nuno Santos, “não espelha a diferença entre as equipas e aquilo que os jogadores mereciam conquistar“. Esta mesma diferença poderá ditar um desfecho menos positivo caso o conjunto luso não vença o oponente ibérico, este sábado, pelas 13h30.
À imagem do M20 EHF Euro, o formato competitivo do Campeonato da Europa foi alterado para que apenas os primeiros classificados e os dois melhores segundos (A-C e D-F) consigam alcançar o Main Round. Por esta altura, Portugal está com quatro pontos em igualdade com Espanha e um goal average (critério de desempate) de +9 no Grupo E, no entanto, no Grupo D, também Hungria (+12) e Suécia (+8) dividem pontos (4) e só se encontram na última jornada, assim como o duelo ibérico.
Desta forma, para assegurar a passagem à próxima fase, o conjunto de Nuno Santos poderá fazê-lo de forma direta caso vença Espanha ou de forma indireta, caso perca mas tenha um goal average melhor do que a Hungria ou Suécia. No Grupo F, caso Itália vença as Ilhas Faroé terá que reverter uma diferença de golos negativa (-5) se quiser entrar na luta para melhor segundo.
Será a quarta vez esta época que os comandados do técnico português enfrentam a Seleção espanhola e, até agora, somam três derrotas – a última das quais há oito dias no Torneio Scandibérico, na Suécia, por uma margem bastante dilatada (39-26). Nestes três encontros com o adversário ibérico, Portugal sofreu sempre mais de 35 golos pelo que o setor defensivo estará no foco deste próximo jogo, que vale o acesso ao Main Round.
Nuno Santos, técnico de 57 anos, acredita que o setor mais recuado será a chave do jogo: “A defesa é sempre a fase principal do jogo, vamos procurar contrariar essa recente tendência [de sofrermos muitos golos] e ser mais competentes nessa fase do jogo. Esta Seleção normalmente cria-nos dificuldades em todas as fases pois já tem bastante maturidade no jogo e nos seus jogadores. Vamos procurar fazer 60 minutos perfeitos, sabemos que a margem de erro é muito pequena e que temos que ser competentes em todas as fases, se errarmos muitas vezes não vamos conseguir o nosso objetivo e, por isso, vamos dar o nosso melhor para contrariar este adversário.”
O próximo duelo da equipa das Quinas é decisivo e está agendado para sábado, pelas 13h30 (hora portuguesa), frente a Espanha, no Morača Sports Center e conta com transmissão em direto na EHF TV.
M18 EHF Euro 2024
Calendário (hora portuguesa):
Grupo E
07.08.2024 – 16h00 – Portugal x Roménia, 29-24 (10-7)
08.08.2024 – 18h30 – Áustria x Portugal, 32-36 (13-19)
10.08.2024 – 13h30 – Espanha x Portugal, EHF TV
O M18 EHF Euro 2024 decorre de 7 a 18 de agosto, em Podgorica, e à semelhança do que aconteceu na competição sub-20, também aqui houve a mudança do modelo competitivo devido ao alargamento da competição para 24 equipas. Portugal está no Grupo E, juntamente com Áustria, Espanha e Roménia.