M18 EHF Euro 2024: Vitória na estreia para Portugal em Podgorica

Seleção Nacional sub-18 Masculina derrotou a congénere da Roménia por 29-24 na jornada inaugural do Grupo E da Ronda Preliminar; Próximo adversário será a Áustria em jogo marcado para as 18h30 desta quinta-feira – transmissão em direto na EHF TV.

A primeira missão da Seleção Nacional sub-18 Masculina no M18 EHF Euro 2024 foi cumprida com sucesso. Numa competição na qual a margem de erro é agora quase nula, face ao novo formato competitivo, entrar a vencer assumia uma importância extrema para as ambições de Portugal em chegar ao Main Round. E assim foi, esta quarta-feira, frente à Roménia, por cinco golos de diferença.

O próximo duelo da equipa lusa está agendado para esta quinta-feira, às 18h30 (hora portuguesa), frente à Áustria, no Morača Sports Center, um pavilhão com capacidade para 6.000 pessoas, situado nas margens do rio Morača, no coração de Podgorica. A transmissão em direto ficará a cargo da EHF TV.

7 Inicial: Bernardo Sousa, João Magalhães, João Bandeira Lourenço, Tiago Sousa, Rafael Vasconcelos, José Nunes e Gonçalo Gomes.

As duas equipas entraram em campo algo apreensivas e com índices baixos de eficácia, mas Portugal mostrava melhores indicadores e, nos primeiros cinco minutos, chegou ao 2-0 com três defesas de Bernardo Sousa pelo meio, que mantinha a baliza a zeros. A Roménia assinou primeiro golo perto dos seis minutos.

Depois disso foi a vez do guarda redes Denis Stefan começar a crescer entre os postes, mas os romenos continuavam a mostrar muita insegurança no ataque, com a equipa lusa a apresentar-se sólida na defesa. Aos 12’ apareceu a primeira exclusão do jogo, para o português Rafael Vasconcelos, com o marcador em 3-2.

Mesmo em inferioridade, Portugal conseguiu manter os dois golos de vantagem – e até teve oportunidade para aumentar para três – e o selecionador romeno decidiu pedir o primeiro time-out do encontro, aos 14 minutos. No reatar do jogo após a paragem, a Roménia anulou a diferença (4-4), face ao período complicado que os portugueses atravessavam em relação à eficácia, numa altura em que os postes assumiam cada vez mais protagonismo. Aos 17′, o guardião romeno somava sete defesas (58%) e o português quatro (50%), quando Portugal vencia por 5-4.

Aos 20’ (6-4), Portugal voltou a ter que jogar durante dois minutos com menos um elemento em campo, no entanto, em inferiorioridade, repetiu-se o filme: mas desta vez os Lusos conseguiram mesmo aumentar a contagem para uns inéditos três golos (7-4), antes de nova sequência de exclusões… agora para os dois lados. Com algum azar à mistura, Portugal viu o adversário reduzir a desvantagem para o mínimo (8-7), dentro dos cinco minutos finais, quando Denis Stefan já contabilizava 10 defesas (56%), contra seis de Bernardo Sousa (46%). Nuno Santos pediu time-out pela primeira vez.

A Roménia teve que jogar último 1’30 com menos um atleta e Portugal aproveitou para voltar a distanciar-se até aos três golos (10-7).

Intervalo: 10-7

A entrada da Roménia na segunda parte foi bastante positiva, com um parcial de 1-4 que trouxe de novo o empate (11-11), após quatro minutos, algo que não se via desde o 4-4, aos 13’. Para complicar ainda mais a situação de Portugal no encontro, no minutos seguinte apareceu a primeira exclusão da segunda parte. Mas foi já de igual para igual que, aos 39 minutos, a Roménia consumou a tão procurada reviravolta (13-14) para se colocar na liderança de forma inédita.

Portugal não se deixou afetar e respondeu de forma rápida e eficaz: um parcial de 3-0 para voltar a trazer alguma normalidade ao jogo (16-14), com o central Tiago Sousa em destaque.

Aos 45’ o treinador da Roménia pediu time-out depois de Portugal ter voltado a alcançar três golos de vantagem (20-17). Após a paragem, os comandados de Nuno Santos desbloquearam o patamar dos quatro golos de vantagem (22-18), mesmo apesar da grande exibição do guarda-redes romeno, que levava já 14 defesas. Aos 48’ Leonardo Anastácio deu cinco golos à maior a Portugal (23-18).

O tempo jogava a favor dos Lusos que, à entrada para os cinco minutos finais, chegaram ao 27-21 e colocaram um ponto final no jogo e nas aspirações da Roménia.

Resultado Final: 29-24
MVP: Rafael Vasconcelos – 3 golos e 5 assistências
Top Scorers: Tiago Sousa – 6 golos (55% de eficácia)

Nuno Santos, treinador da formação portuguesa, pretendia uma maior vantagem neste embate contra a formação romena pela importância que os golos têm na competição: “Este jogo com a Roménia não foi nada conseguido, falhámos 29 remates e, mesmo não jogando bem, conseguimos ganhar o jogo. Defensivamente ainda tivemos bons momentos o que nos permitiu sair bem para a primeira fase (contra-ataque) mas não conseguimos concretizar e isso determinou que o resultado não tivesse sido mais dilatado; ou seja, não foi um resultado que nos agradasse porque todos os golos contam e sabemos que conseguimos fazer muito melhor e fomos castigaos pela inoperância naquilo que à concretização diz respeito.”

M18 EHF Euro 2024
Calendário (hora portuguesa):
Grupo E
07.08.2024 – 16h00 – Portugal x Roménia, 29-24 (10-7)
08.08.2024 – 18h30 – Áustria x Portugal, EHF TV
10.08.2024 – 13h30 – Espanha x Portugal, EHF TV

O M18 EHF Euro 2024 decorre de 7 a 18 de agosto, em Podgorica, e à semelhança do que aconteceu na competição sub-20, também aqui houve a mudança do modelo competitivo devido ao alargamento da competição para 24 equipas. Portugal está no Grupo E, juntamente com Áustria, Espanha e Roménia.

Fotografias: ©️ Vuk Raicevic / HFMNE

Patrocinadores Institucionais