É certo e sabido que, pela primeira vez desde o surgimento em 2022, a Supertaça Ibérica não vai contar com FC Porto e Barça na grande Final. Os Dragões, medalha de prata nas duas edições anteriores, e o conjunto Blaugrana, o único vencedor que a competição conheceu, vão voltar a cruzar caminhos, mas apenas nas Meias Finais, enquanto que o Sporting CP vai defrontar o estreante Bathco BM Torrelavega (15h00), com vista à primeira presença no jogo decisivo. No regresso a Espanha da prova de elite que espelha a união entre a Federação de Andebol de Portugal (FAP) e a Real Federación Española de Balonmano (RFEBM), o emblema azul e branco vai entrar pela primeira vez sem o estatuto de Campeão Nacional, enquanto que o poderoso Barça aparece novamente como grande favorito a fazer a festa, desta feita em Torrelavega, depois de Málaga (2022) e Viana do Castelo (2023).
Três vezes Campeão Europeu nas últimas quatro edições, campeão absoluto da Liga Plenitude ASOBAL, vencedor de mais de 40 troféus nos últimos 10 anos, há muitas formas de contextualizar a grandeza do emblema de Barcelona, que detém 100% de favoritismo no reencontro com o FC Porto. A época até começou em falso para os Dragões, que falharam a Final da Supertaça após derrota com o SL Benfica, mas a equipa quer voltar aos eixos e, principalmente, aos títulos, uma premissa que ganhou força desde o regresso de Magnus Andersson ao comando técnico. Pedro Valdés, lateral esquerdo dos azuis e brancos afirma que, apesar de se tratar de um colosso do andebol europeu, o FC Porto tem equipa para almejar a final:
“Todos conhecemos o potencial do Barça, uma grande equipa com excelentes jogadores, jogam muito bem andebol, venceram a Champions, mas nós temos que olhar para eles nos olhos e acreditar em nós. Temos uma boa equipa para fazer-lhes frente e chegar à Final da Supertaça Ibérica. (…) Acreditamos sempre, o FC Porto sempre que entra em campo é para vencer e claro que sim estamos a sonhar com isso e a contar com isso.”
O jogo da segunda Meia Final entre Barça e FC Porto vai contar com transmissão em direto na FC Porto TV, a partir das 19h15 (hora portuguesa), logo depois do embate entre Sporting CP e Bathco BM Torrelavega, do qual sairá o primeiro finalista.
A Supertaça Ibérica 2024 vai decorrer no Pabellon Municipal Vicente Trueba, em Torrelavega, entre os dias 31 de agosto e 1 de setembro.
Supertaça Ibérica 2024
Calendário (hora portuguesa):
31.08.2024 – 17h00 – Sporting CP x Bathco BM Torrelavega, Sporting TV
31.08.2024 – 19h15 – Barça x FC Porto, FC Porto TV
01.09.2024 – 15h00 – 3.º/4.º
01.09.2024 – 17h15 – Final