Campeonato Nacional 1ª Divisão Feminina: ABC de Braga e Madeira SAD dividem pontos

Resiliência minhota valeu dois pontos na receção ao Madeira SAD em jogo relativo à Ronda 2; Três jogos agendados para este sábado, tudo para acompanhar na andeboltv.

Depois do empate a 25 golos entre CJ Almeida Garrett e SL Benfica no jogo inaugural da Ronda 2 do Campeonato Nacional 1ª Divisão Feminina, foi a vez de ABC de Braga e Madeira SAD dividirem pontos (26-26).

Antes do apito inicial, Joana Garcês foi homenageada no seu regresso ao Pavilhão Flávio Sá Leite, ao receber uma camisola do ABC de Braga pelas mãos de Filipe Ramos, vice-Presidente do clube bracarense.

O encontro começou com um verdadeiro duelo entre Naíde Gonçalves e Neide Duarte, onde a lateral esquerda das minhotas – melhor marcadora do Campeonato 1ª Divisão Feminina 2023/2024 com 171 golos – levou a melhor fazendo três golos contra dois da ponta direita insular, nos primeiros cinco minutos de encontro. Maria Duarte juntou-se à irmã para registar a primeira liderança do Madeira SAD (3-4) e o equilíbrio seguiu como nota predominante.

Para lá dos 15 minutos de encontro surgiu a primeira diferença de dois golos (5-7) e, com a ajuda de Isabel Góis entre os postes, os três golos de vantagem acabaram por aparecer (6-9) e levaram Fernando Fernandes a parar o encontro à passagem do minuto 21′. Apesar da paragem, a aposta num sistema defensivo mais profundo por parte de Sandra Fernandes – treinadora que regressou esta temporada ao comando dos destinos do Madeira SAD – dificultou a reação bracarense e levou a diferença para números não antes vistos (6-11). O ABC de Braga conseguiu reduzir e até teve oportunidade para sair para o descanso com duas bolas de desvantagem, mas Isabel Góis negou o golo a Naíde Gonçalves da linha de 7 metros, para lá do apito para intervalo.

Intervalo: 10-13

Equilíbrio foi palavra de ordem nos primeiros dez minutos do segundo tempo, com o ABC de Braga a chegar por diversas vezes aos dois golos de vantagem mas com o Madeira SAD a responder sempre na sequência e, depois de um ataque falhado por parte das Minhotas, Maria Duarte devolveu os quatro golos de vantagem às Insulares (14-18).

A cerca de 15 minutos do apito final, as Bracarenses impuseram um parcial de três golos contra zero, finalizado por Voneiti Domingos – com Rita Guimarães a dar o seu contributo entre os postes – e, com a diferença estabelecida na margem mínima (19-20), Sandra Fernandes levou o cartão verde à mesa.

Apesar da paragem, o próximo golo a surgir teve assinatura bracarense: Maria Pico fez o 20-20 a cerca de dez minutos do final e o ABC de Braga acreditava cada vez mais que podia destonar as vice-Campeãs Nacionais. O Madeira SAD regressou à liderança pela mão de Helen Nascimento e Fernando Fernandes usou o seu segundo time-out a cerca de sete minutos do fim do encontro.

A diferença voltou a ser de dois (21-23) mas a pressão defensiva aplicada pelo ABC de Braga ia mostrando resultados e a igualdade regressou (23-23) à passagem do minuto 57′. As Minhotas não baixaram os braços e Ester Marques carimbou o empate que valeu divisão de pontos.

Resultado Final: 26-26

Este sábado há espaço para os restantes três jogos referentes à Ronda 2 do Campeonato Nacional 1ª Divisão Feminina, com destaque para o Jogo da Semana protagonizado por CDE Gil Eanes e Colégio de Gaia Toyota – para acompanhar em direto na andeboltv a partir das 18h00.

Campeonato Nacional 1ª Divisão Feminina
Fase Regular – 2ª Jornada
01.09.2024 – 16h00 – CJ Almeida Garrett SL Benfica25-25 (14-12)
05.09.2024 – 21h00 – ABC de Braga x Madeira SAD26-26 (10-13)
07.09.2024 – 17h00 – ADA São Pedro do Sul x SIR 1º de Maio CJB, andeboltv
07.09.2024 – 18h00 – CDE Gil Eanes x Colégio de Gaia Toyota, andeboltv
07.09.2024 – 18h00 – Alavarium Love Tiles x CA Leça, andeboltv

Patrocinadores Institucionais