No último domingo, CJ Almeida Garrett e SL Benfica abriram a segunda jornada do Campeonato Nacional 1ª Divisão Feminina com um empate e esta quarta-feira é a vez do ABC de Braga receber o Madeira SAD, a partir das 21h00, em mais um duelo que espera equilibrado e emocionante entre duas equipas com claras ambições de garantir o Grupo A da Fase Final.
Os restantes três jogos, que vão encerrar a Ronda 2, vão decorrer no sábado, dia 7 de setembro, logo após das Meias Finais da Supertaça Ibérica Feminina 2024, na qual Portugal estará representado pelas duas principais candidatas ao título. Entre os duelos agendados, destaca-se o Jogo da Semana entre CDE Gil Eanes e Colégio de Gaia Toyota, marcado para as 18h00, à mesma hora que arranca o duelo entre as duas equipas que regressaram esta temporada ao topo: Alavarium Love Tiles e CA Leça. A receção do SIR 1º de Maio CJB ao ADA São Pedro do Sul, em jornada inserida, está marcada para as 17h00.
Lobas e Gaienses entraram em falso no novo Campeonato Nacional 1ª Divisão Feminina e procuram conhecer o sabor da vitória o mais rápido possível. Ora, à segunda jornada, os caminhos de ambas cruzam-se e apenas um poderá festejar no final. O Colégio de Gaia Toyota, que terminou em 3.º lugar na edição passada, não conseguiu ultrapassar o Campeão Nacional na ronda inaugural (29-18), enquanto que o CDE Gil Eanes perdeu por 22-20 na deslocação a São Pedro do Sul. Os últimos três embates entre os dois emblemas tiveram os três desfechos possíveis, pelo que é praticamente impossível prever o desfecho deste primeiro confronto em 2024/2025.
Na época passada, o Colégio de Gaia Toyota venceu na primeira volta da Fase Regular (27-20), mas na segunda foi a vez do CDE Gil Eanes triunfar também por números esclarecedores (33-23), em Lagos. Desta vez, o jogo da Ronda 2 vai decorrer no covil das Lobas. A transmissão em direto está assegurada pela andeboltv.
Em antevisão, Sofia Osório diz que existe uma natural ansiedade positiva antes da primeira demonstração oficial da equipa em casa e afirma que a vitória pode acontecer se a equipa conseguir diminuir o número de erros ofensivos: “Vamos fazer o nosso primeiro jogo em casa na nova época 2024/2025 e estamos, naturalmente, ansiosos por jogar diante dos nossos adeptos. Vamos defrontar um adversário que é historicamente difícil e conta com um conjunto de atletas bastante experientes em comparação com a nossa equipa. O ponto forte do Colégio de Gaia Toyota é o jogo com a Bebiana Sabino. Vamos tentar corrigir todos os erros que cometemos mo último jogo, nomeadamente, diminuir as faltas técnicas e os remates falhados, para ficarmos mais perto de obter um resultado positivo.”
Do lado gaiense, a capitã Bebiana Sabino salienta a importância de reagir a uma derrota: “A deslocação a Lagos apresenta um elevado grau de dificuldade. Por um lado, ambas as equipas entraram na prova com resultado negativo e querem rapidamente reverter esta situação. Por outro lado, por algumas limitações que nos impedem de nos apresentarmos na máxima força, eleva ainda mais o grau de dificuldade para nós. No entanto, continuamos o trabalho de modo a consolidarmos o nosso modelo de jogo e também para sairmos vitoriosas. Outro ponto importante é também o facto de ser um pavilhão sempre com muitos adeptos, o que é bom, mas também desafiante.”
Em sentido inverso ao Jogo da Semana, Minhotas e Insulares entraram da melhor forma possível em 2024/2025, com triunfos categóricos frente a SIR 1º de Maio CJB e Alavarium Love Tiles, respetivamente. Numa semana que intensa para o Madeira SAD, com a participação na Supertaça Ibérica Feminina 2024, o ABC de Braga, liderado por Fernando Fernandes, quer surpreender as vice-Campeãs Nacionais e, quem sabe, vencer, algo que nunca aconteceu desde a chegada das Minhotas à divisão mais alta do Andebol nacional, em 2019. No entanto, o emblema madeirense está habituado aos calendários apertos e jornadas exigentes, pelo que chega a Braga com o cartão de favorito e com vontade de continuar na rota dos triunfos internos antes dos compromissos internacionais.
A jovem central Margarida Cardoso acredita que jogar diante dos adeptos do ABC de Braga numa partida tão exigente como a que se avizinha é uma motivação: “Nesta segunda jornada do campeonato, estamos conscientes de que enfrentaremos uma equipa que certamente nos trará várias dificuldades. Os primeiros jogos são sempre uma mistura de nervosismo e entusiasmo, pois as equipas ainda estão a ajustar as suas táticas e a integrar as novas jogadoras. O resultado da primeira jornada, e o facto de jogarmos em casa serão, sem dúvida, uma motivação para nós. Assim, esperamos um jogo competitivo e estamos preparadas para enfrentar os desafios que possam surgir, fazendo tudo o que for possível para garantir que os pontos fiquem em Braga. Este será o nosso primeiro jogo em casa e apelo a todos os academistas para que venham ao Sá Leite e, juntos, conquistaremos a vitória.”
Já Sandra Fernandes, treinadora de 52 anos que regressou a uma casa onde foi feliz no passado, garante que o tempo é essencial para que a equipa do Madeira SAD possa tornar-se cada vez mais sólida e não espera uma viagem fácil ao Minho: “O ABC de Braga é uma equipa onde impera muita juventude, mas com grande qualidade, pois conta com atletas internacionais jovens por Portugal e começaram da melhor forma, com uma vitória num reduto sempre difícil, como o do SIR 1° Maio CJB. Esperamos uma partida complicada, mas queremos continuar o caminho vitorioso. Estamos a trabalhar para continuar a construir um grupo forte, pois recebemos muitas atletas novas e precisamos de tempo para assimilar as ideias de uma nova equipa técnica.”
Campeonato Nacional 1ª Divisão Feminina
Fase Regular – 2ª Jornada
01.09.2024 – 16h00 – CJ Almeida Garrett x SL Benfica, 25-25 (14-12)
05.09.2024 – 21h00 – ABC de Braga x Madeira SAD, andeboltv
07.09.2024 – 17h00 – ADA São Pedro do Sul x SIR 1º de Maio CJB, andeboltv
07.09.2024 – 18h00 – CDE Gil Eanes x Colégio de Gaia Toyota, andeboltv
07.09.2024 – 18h00 – Alavarium Love Tiles x CA Leça, andeboltv