Esta quarta-feira, o Pavilhão João Rocha não vai apenas voltar a abrir portas a mais uma jornada europeia. Pela frente, a contar para a Ronda 3, o Sporting CP vai ter o adversário mais exigente desde o regresso leonino à EHF Champions League e que dispensa apresentações: o Veszprém HC. Nesta altura, os Leões são líderes do Grupo A, com os mesmos quatro pontos do que o emblema húngaro e o CS Dinamo Bucuresti, com um registo 100% vitorioso mas a melhor diferença entre golos marcados e sofridos (+23) é dos portugueses. Na ressaca de mais uma vitória no Campeonato Placard Andebol 1, no Dérbi da Capital frente ao SL Benfica, o Sporting CP chega ao terceiro compromisso internacional, o segundo jogado em casa, com os níveis de motivação no máximo.
Ultrapassados com distinção Orlen Wisła Płock e Fredericia Håndbold Klub, chegou a vez do Campeão Nacional defrontar o clube que desde 1985/1986 soma 28 títulos de campeão da Hungria, 19 dos quais conquistados no século XXI. Na Europa, a vasta experiência acumulada é um dos trunfos de uma equipa que compete na EHF Champions League há 24 temporadas consecutivas, tendo chegado à Final por três ocasiões. A última das quais aconteceu em 2018/2019, época em que se regista os dois únicos confrontos na história entre Sporting CP e Veszprém HC, que terminaram em vitória dos húngaros (28-30 e 35-29), nos Oitavos de Final.
Tal como o Sporting CP, que derrotou o estreante dinamarquês na ronda anterior, por números expressivos, também a turma de Xavier Pascual festejou uma estrondosa vitória na última semana, por 13 golos de diferença, frente ao “modesto”… Paris Saint-Germain. Nedim Remili, com 18 golos, é atualmente o melhor marcador da presente edição da prova, ao passo que Martim Costa é o quinto, com 14 golos.
Em antevisão, Ricardo Costa reconhece as valias do oponente mas acredita que a sua equipa terá uma palavra a dizer: “É um grande adversário, muito difícil, com grandes jogadores, um treinador [o catalão Xavier Pascual] que ganhou várias vezes [três] a Liga dos Campeões e que quer conquistar, pela primeira vez para o clube, um troféu para o qual investem milhões há anos. Têm esse objectivo e é legítimo, porque é uma das equipas candidatas a estar na final four. De entre o Veszprém HC e o FC Barcelona, na minha opinião, sairá o vencedor da Liga dos Campeões, se não houver lesões ou infortúnios em atletas importantes. Conhecemos as estrelas que o Veszprém HC tem, mas acho que o mais importante é focarmo-nos em nós e no que conseguimos fazer bem. Respeitamos quem está do outro lado, sabemos da qualidade do adversário, mas acho que temos uma palavra a dizer.”
O duelo entre Sporting CP e Veszprém HC está agendado para esta quarta-feira, às 19h45, e contará com transmissão em direto na Sporting TV.
EHF Champions League 2024/2025
Grupo A
1ª Jornada
11.09.2024 – 19h45 – Sporting CP x Orlen Wisła Płock, 34-29 (17-14)
2ª Jornada
19.09.2024 – 17h45 – Fredericia Håndbold Klub x Sporting CP, 19-37 (8-17)
3ª Jornada
25.09.2024 – 19h45 – Sporting CP x Veszprém HC, Sporting TV