EHF Champions League: Sporting CP na Dinamarca para enfrentar o estreante Fredericia Håndbold Klub

Formação portuguesa realiza a segunda jornada, da maior competição europeia de clubes, em Odense, onde irá enfrentar os comandados de Guðmundur Guðmundsson, pelas 17h45, desta quinta-feira, com transmissão na Sporting TV.

Leões regressam à ação da EHF Champions League, em duelo fora de portas com o Fredericia Håndbold Klub, que se estreia na maior competição de clubes esta época, desde a sua fundação, em 1990. O adversário dinamarquês, que tem a sua base em Odense, é comandado por Guðmundur Guðmundsson, bem conhecido dos portugueses, já que treinou a equipa islandesas de 2018 a 2023, eterno adversário dos Heróis do Mar nessa janela temporal.

Na sua estreia na EHF Champions League o Fredericia Håndbold Klub conta com duas caras bem conhecidas no seu plantel, Reinier Taboada, cubano que alinhou pelo Avanca Bioria Bondalti no início da sua carreira, de onde saiu para o Dunkerque e, após um ano no HC Eurofarm Pelister, cumpre o seu terceiro ano com o emblema dinamarquês ao peito. Também Sebastian Frandsen, dinamarquês que fez parte dos quadros do FC Porto entre 2021 e 2023, joga pelo segundo ano consecutivo pela formação oriunda de Odense, na Dinamarca.

Na primeira ronda, do Grupo A, o conjunto nórdico deslocou-se à Roménia para enfrentar o Dinamo Bucuresti de André Gomes, onde averbou uma derrota por 37-28, ao passo que os Leões rugiram na estreia, frente ao Orlen Wisla Plock, em Lisboa, ao vencer por 34-29, com uma grande exibição de Martim Costa, que assinou 10 golos.

Agora, de volta, Ricardo Costa analisou o encontro com a formação dinamarquesa e realçou o ambiente que se viverá na Jyske Bank Arena num país onde o andebol tem muita tradição (com a Dinamarca a ser crónica Campeã do Mundo e da Europa): “É uma equipa muito agressiva a defender e acredito que, por ser a primeira vez que vão jogar em casa na Liga dos Campeões, vão dar tudo para conquistar uma vitória. Têm um treinador com muita experiência [o islandês Gudmundur Gudmundsson], que foi selecionador islandês durante muitos anos. Jogar na Dinamarca é sempre especial, porque é dos países mais característicos na modalidade e o andebol é o principal desporto do país. Certamente teremos um pavilhão cheio, que não sendo o deles, será num muito maior”.

O treinador procura somar mais dois pontos nesta caminhada europeia admitindo que: “jogar fora na Liga dos Campeões é sempre uma tarefa difícil. Temos a viagem e, pela frente, uma equipa que defende com agressividade e de forma um pouco diferente do que estamos habituados. É complicado, mas vamos fazer tudo para conquistar pontos.”

Ricardo Costa mostra-se confiante e acredita que os Leões terão o espírito combativo necessário para derrubar o adversário que foi finalista vencido do último campeonato dinamarquês: “Na máxima força e com o nosso jogo conseguiremos ultrapassar essa agressividade, mas temos de estar focados e conhecedores daquilo que vamos encontrar. Tenho a certeza de que os meus atletas vão fazer essa análise e faremos um bom jogo”.

O segundo duelo do Sporting CP na EHF Champions League, frente ao Fredericia Håndbold Klub, está agendado para esta quinta-feira, às 17h45, e contará com transmissão em direto na Sporting TV.

EHF Champions League 2024/2025
Grupo A
1ª Jornada
11.09.2024 – 19h45 – Sporting CP x Orlen Wisła Płock, 34-29 (17-14)
2ª Jornada
19.09.2024 – 17h45 – Fredericia Håndbold Klub x Sporting CP, Sporting TV

Patrocinadores Institucionais