EHF European League: ABC de Braga despede-se da Europa

Minhotos perderam este domingo em Espanha contra o ABANCA Ademar León (31-27) e permitiram a reviravolta na eliminatória de acesso à Fase de Grupos da segunda competição europeia; FC Porto e SL Benfica vão ser os únicos representantes portugueses.

O ABC de Braga falhou a missão de repetir o feito histórico alcançado na época passada, de chegar à Fase de Grupos da EHF European League. Este domingo, os Minhotos partiram para Espanha com dois golos de vantagem na eliminatória da Ronda de Qualificação, mas perderam por 31-27 e viram os espanhóis fazer a festa diante dos seus adeptos. Desta forma, FC Porto e SL Benfica vão ser os únicos representantes portugueses na segunda maior competição da Europa do Andebol.

ABANCA Ademar León – ABC de Braga

O jogo começou com uma exclusão para o ABC de Braga logo no segundo minuto jogo, atribuída a Gonçalo Meireles. O ABANCA Ademar León abriu o ativo pouco depois (1-0) mas a baixa eficácia imperou nos instantes inicias, com o ABC de Braga a desperdiçar os primeiros três remates, e o emblema espanhol a marcar apenas um golo em três tentativas. Aos oito minutos, Filipe Magalhães pediu o primeiro time-out, depois de ver o ABANCA Ademar León chegar ao 3-0.

Após a paragem, Filipe Monteiro abriu a contagem para a equipa portuguesa (3-1) e os homens do Minho entraram verdadeiramente no jogo, com melhorias claras na finalização. A partida seguiu em modo ‘parada e resposta’ e aos 11 minutos apareceu a primeira exclusão para o conjunto espanhol. O ABC de Braga aproveitou a superioridade para se aproximar de novo até à diferença mínima (5-4).

Numa altura em que os Minhotos estavam perto de chegar ao empate, uma nova exclusão ajudou o ABANCA Ademar León a voltar a distanciar-se, e desta vez até ao patamar inédito dos quatro golos (9-5), aos 18 minutos. A resposta bracarense não demorou e a diferença baixou de novo para dois (10-8), já dentro dos 10 minutos finais, e pouco depois para o mínimo (11-10). Nesta altura, com 24 minutos decorridos, os guarda-redes das duas equipas – Saeid Barkhordari e Humberto Gomes – somavam ambos quatro defesas e 31% de eficácia.

O ABC de Braga voltou a entrar numa trajetória ascendente de rendimento e André Sousa assinou o 11-11, anulando a desvantagem pela primeira vez desde o 0-0 inicial. O pedido de time-out por parte do treinador espanhol Dani Gordo apareceria poucos segundos depois.

No reatar da partida, foi a vez do conjunto espanhol se superiorizar, ao mesmo tempo que sorte se distanciava dos portugueses e, até ao descanso, a diferença aumentou de novo para três golos, com o ABANCA Ademar León a passar para a frente da eliminatória. Rodrigo Pérez Arce (cinco golos) e André Sousa (quatro) lideravam a lista de artilheiros ao intervalo.

Intervalo: 15-12

O início de segunda parte foi algo complicado para a equipa portuguesa, que sofreu três exclusões em apenas oito minutos, o que condicionou a recuperação mas não tirou a esperança e, dessa forma, a vantagem nunca foi maior do que três golos nesse período. O melhor que o ABANCA Ademar León conseguiu foi colocar-se a vencer por  17-14, os Minhotos rapidamente voltaram a reduzir para dois.

Já de igual para igual, e para lá dos 40 minutos, o ABC de Braga desperdiçou algumas ocasiões que voltariam a colar as duas equipas ao mínimo, mas a insistência deu frutos e aos 45’ André José assinou o 20-19. O jogo seguiu nesta toada, com o central nascido em Tavira em grande plano a responder com sucesso às investidas dos espanhóis… até aos 48 minutos, quando uma nova exclusão, a sétima para o ABC de Braga, quebrou o ritmo. 

Quando apareceu o 24-21, aos 50’, que dava vantagem na eliminatória ao emblema de León, Filipe Magalhães pediu time-out. Depois da paragem, os espanhóis aumentaram de novo a diferença para quatro golos (26-22), mesmo em inferioridade numérica.

Os últimos cinco minutos do encontro foram difíceis para o ABC de Braga, que lamentou a oitava exclusão e vários remates desperdiçados, que acabaram por ajudar o ABANCA Ademar León a sentenciar a vitória no jogo e na eliminatória, acabando com o sonho europeu dos bracarenses. 

Resultado Final: 31-27
Top Scorer: Rodrigo Pérez Arce – 11 golos

Com este desfecho, o ABC de Braga falhou a segunda presença consecutiva naFase de Grupos da EHF European League e vai concentrar-se nas competições internas.

EHF European League 2024/2025
Ronda de Qualificação – 1.ª Mão
31.08.2024 – 15h00 – Ystads IF HF x Marítimo Madeira Andebol SAD, 39-31 (16-15)
31.08.2024 – 17h00 – ABC de Braga x ABANCA Ademar León, 23-21 (14-10)
Ronda de Qualificação – 2.ª Mão
06.09.2024 – 19h00 – Marítimo Madeira Andebol SAD x Ystads IF HF, 35-33 (15-16)
08.09.2024 – 19h00 – ABANCA Ademar León x ABC de Braga, 31-27 (15-12)

Patrocinadores Institucionais