O sonho europeu do Marítimo Madeira Andebol SAD continua vivo mas mais difícil de se concretizar. Depois da derrota por oito golos de diferença (39-31), na casa dos suecos do Ystads IF HF, o emblema insular tem agora uma tarefa complicada de reverter o cenário se quiser atingir pela primeira vez na história a Fase de Grupos de uma competição internacional. Pela experiência de grande parte do plantel, pela qualidade e, claro, pelos números da vitória conseguida em solo nórdico, o vice-Campeão da Suécia parte como grande favorito à conquista da vaga europeia, mas o Marítimo Madeira Andebol SAD espera contar com um forte apoio dos seus adeptos para surpreender e, quem sabe, ser feliz no final.
No primeiro duelo de sempre entre estes dois conjuntos, Délcio Pina foi o grande destaque do lado português, com nove golos, enquanto que os suecos tiveram no ponta Linus Fernebrand (11 golos), no consagrado Niclas Ekberg (nove golos – 100% de eficácia) e no dinamarquês Kristian Olsen (oito golos), os principais segredos para o sucesso.
O jogo da segunda mão da Ronda de Qualificação da EHF European League entre Marítimo Madeira Andebol SAD e Ystads IF HF tem início marcado para as 19h00 desta sexta-feira, no Pavilhão do CS Marítimo.
Em antevisão ao jogo decisivo para as aspirações europeias do Marítimo Madeira Andebol SAD, o treinador Paulo Fidalgo admite que este é um momento particularmente importante na Andebol da Madeira e garante que só há dois caminhos possíveis e uma ambição intacta: “O CS Marítimo entrou de cabeça erguida, de igual para igual, conheceu o pavilhão e a cidade, envolveu-se na atmosfera de procurar uma conquista e eu não retiro uma vírgula àquilo que disse anteriormente: não nos agachamos, sabemos que o favoritismo está do lado do YstadHF IF, obviamente, mas desde o dia 22 de julho que o nosso objetivo foi contrariar esse favoritismo. Agora, passados 60 minutos, criámos um novo lema internamente, que é ‘ou passamos, ou aprendemos para voltar outra vez e quando voltarmos vamos passar’. Só temos esses dois caminhos.”
O líder do Marítimo Madeira Andebol SAD conta com o apoio extra para que a equipa possa continuar a sonhar: “Nós temos uma massa adepta fantástica. Nos clubes há momentos bons e momentos maus, e há momentos em que as famílias têm que estar unidas na saúde e na doença. Este em particular, jogar uma prova europeia contra um adversário de grande qualidade e história, é de saúde para o Andebol. Eu apelo a que todos possamos gritar bem alto o nome do CS Marítimo porque é o clube da região autónoma da Madeira, com muito respeito pelos outros.”
Délcio Pina, lateral que assume um estatuto capital no emblema insular, acredita num desfecho histórico: “Estou confiante que em nossa casa vamos ganhar por nove ou dez para nos qualificarmos para a EHF European League. É possível a reviravolta em casa, vamos ter os nossos adeptos lá para nos apoiarem.”
Também a contar para esta fase, o ABC de Braga vai até Espanha no próximo domingo, em vantagem na eliminatória diante do ABANCA Ademar León, depois do triunfo por 23-21 no passado dia 31 de agosto, no Pavilhão Flávio Sá Leite.
EHF European League 2024/2025
Ronda de Qualificação – 1.ª Mão
31.08.2024 – 15h00 – Ystads IF HF x Marítimo Madeira Andebol SAD, 39-31 (16-15)
31.08.2024 – 17h00 – ABC de Braga x ABANCA Ademar León, 23-21 (14-10)
Ronda de Qualificação – 2.ª Mão
06.09.2024 – 19h00 – Marítimo Madeira Andebol SAD x Ystads IF HF
08.09.2024 – 19h00 – ABANCA Ademar León x ABC de Braga