Já está em marcha a contagem decrescente para a estreia da Seleção Nacional de Andebol em Cadeira de Rodas no III IHF Wheelchair Handball World Championship, um evento destinado à vertente de ACR4 – que consiste num jogo com quatro elementos contra quatro -, no qual Portugal nunca participou e que vai decorrer no Egito, de 16 a 21 de setembro. Depois da conquista do Campeonato do Mundo e da Europa na vertente de ACR6, em 2022, em Leiria, a armada de Danilo Ferreira prepara-se para embarcar para um novo desafio numa vertente diferente, cujo processo de consolidação está a ser construído minuciosamente, para que Portugal possa atingir os níveis apresentados em ACR6.
Portugal vai disputar o Grupo B, juntamente com o anfitrião Egipto, Chile e a Índia, ao passo que no Grupo A estarão colocados Brasil – Campeão do Mundo em ACR4 -, Japão, França e Estados Unidos da América. Danilo Ferreira divulgou este domingo a convocatória para a grande competição, bem como para último o estágio de preparação, que vai decorrer em Rio Maior, a partir desta segunda-feira, dia 9 de setembro.
A comitiva lusa. vai rumar à cidade de Cairo, capital do Egito – com apenas 10 atletas -, no dia 15 de setembro, dois dias antes do jogo de estreia, contra a Índia – seleção que Portugal derrotou por duas vezes no Campeonato do Mundo e da Europa, em Leiria, em 2022. Para o dia 18 de setembro, estão agendados os dois últimos duelos do Grupo B, contra Egito e Chile.
Convocatória da Seleção Nacional de Andebol em Cadeira de Rodas para o III IHF Wheelchair Handball World Championship (9 a 22/09/2024)
O líder luso explica o que está no horizonte para a Seleção Nacional: “O objetivo deste último estágio será trabalhar o melhor possível dentro daquilo que conseguirmos, para representar Portugal neste Campeonato do Mundo na vertente de Andebol em Cadeira de Rodas 4×4, para dignificarmos o nosso nome e continuarmos a ter os nossos atletas no topo da modalidade. Não vai ser fácil, todos os países têm estado a trabalhar bem, e já há algum tempo, com o intuito de fazer coisas interessantes no Campeonato do Mundo que se aproxima. Nós, por um ou outro motivo, só conseguimos entrar dentro da preparação para a competição mais tarde, teremos que fazer disso uma força para chegarmos ao Egito na máxima. Existe algumas caras novas no lote de atletas que vão estar presentes no estágio, para começarem a entrar dentro do leque alargado da Seleção Nacional. Temos também que ir fazer captação e sensibilização de atletas femininas. No fundo, passará por deixarmos aqui uma palavra de compromisso com o nosso país, de que iremos lutar com todas as nossas forças para trazermos bom resultado.”
Numa altura em que Portugal é destaque nos Jogos Paralímpicos, Danilo Ferreira não esquece quem tem elevado o nome de Portugal em terras francesas: “Gostaria de deixar uma palavra de apreço e agradecimento e felicitar todos os atletas portugueses que estiveram e estão presentes nos Jogos Paralímpicos a representar o nosso país. Independentemente de terem trazido ou não medalhas, são verdadeiramente atletas de eleição. Envio também aqui uma palavra também ao Comité Paralímpico de Portugal pelo trabalho realizado.”
No total serão oito seleções a participar no IHF Wheelchair Handball World Championship 2024, que disputarão a Fase de Grupos e, posteriormente, os Quartos de Final, seguindo-se as Meias Finais e Final. As equipas que não se qualificarem para as Meias disputarão os jogos de classificação do 5.º ao 8.º lugar.
IHF Wheelchair Handball World Championship 2024
Calendário – Grupo B (hora portuguesa):
17.09.2024 – 17h00 – Índia x Portugal
18.09.2024 – 10h30 – Portugal x Egito
18.09.2024 – 15h00 – Portugal x Chile