Torneio Internacional da Batalha: Portugal termina participação com o pleno de vitórias

Comandadas de José António Silva ficaram classificadas na primeira posição após uma vitória esclarecedora frente à Turquia; NXT Generation ocupou segunda posição.

A Seleção Nacional a Feminina terminou, este domingo, a sua participação no II Torneio Internacional da Batalha, com o pleno de vitórias nesta competição que teve em vista a preparação para o Women’s EHF Euro 2024. República Democrática do Congo, NXT Generation, Brasil e Turquia foram os adversários que a congénere orientada por José António Silva ultrapassou durante este momento preparatório. Formação NXT Generation terminou na segunda posição da tabela.

Débora Moreno e Júlia Figueira, que integraram a Seleção Nacional NXT Generation, tiveram a oportunidade de se estrear pela principal equipa lusa, este domingo, face às ausências de Patrícia Lima, Joana Resende e Maria Duarte. Naíde Gonçalves, Maria Unjanque e Constança Sequeira também disputaram o último jogo do torneio pela Seleção Nacional A Feminina.

7 inicial: Isabel Góis, Carolina Monteiro, Mariana Lopes, Constança Sequeira, Beatriz Sousa, Neide Duarte e Bebiana Sabino.

Com casa cheia no Pavilhão Gimnodesportivo da Batalha para o jogo de despedida, o golo inaugural de Neide Duarte e uma defesa madrugadora de Isabel Góis arrancaram os primeiros aplausos (1-0), mas a Turquia não queria sair de cena sem dar luta uma última vez e consumou a reviravolta aos seis minutos (1-2).

A reação de Portugal teve um nome a entoar mais alto, Constança Sequeira, autora dos dois golos que devolveram a dianteira às Lusas (3-2), perto dos nove minutos. Seguiu-se novo empate mas de pouca duração já que Bebiana Sabino voltou a conceder o comando (5-4). Após diversos erros de parte a parte, as turcas chegaram ao comando, no entanto, em menos de dois minutos Portugal já tinha dado a volta e Costica Buceschi deu uso ao seu primeiro time-out.

À passagem dos 20 minutos, Nurceren Goktepe voltou a igualar e o encontro seguiu em parada e resposta até que os dois golos à maior acabaram por surgir (14-12) mas a Turquia conseguiu reduzir ao cair do pano, na conversão de um livre de 7 metros.

Intervalo: 16-15

Na entrada para a segunda metade, Portugal entrou com dois golos sem resposta, levando o marcador a 18-15 mas, já com Jéssica Ferreira na baliza, o conjunto do médio oriente conseguiu reduzir. Bastaram nove minutos para que a formação de José António Silva passasse para quatro golos à maior (21-17) pela primeira vez no encontro, levando à paragem turca.

A toada manteve-se do lado luso – que voltou a ampliar a diferença – com muita assertividade no ataque Portugal chegou a uma vantagem bastante dilatada e foi controlando o encontro. Na entrada dos cinco minutos finais, José António Silva utilizou o seu último cartão verde, e as Quinas entraram com tudo para reclamarem o título de vencedoras do II Torneio Internacional da Batalha.

Resultado Final: 33-26
MVP:
Mariana Costa
Top Scorer: Mariana Lopes – 6 golos

José António Silva, Selecionador Nacional A Feminino, fez uma análise sobre a participação neste Torneio das duas Seleções, que considera um grupo alargado de trabalho tendo em vista o Campeonato da Europa: “Terminado que está este torneio e estágio, o aspeto mais importante a realçar é a evolução que demonstrámos quer do ponto de vista individual, quer do ponto de vista coletivo e que nos permite encarar o futuro com algum optimismo. Importa também relevar que estivemos com um único grupo de trabalho que, por questões da organização do torneio, posteriormente, se dividiu em duas equipas, sendo que na sua formação o critério fundamental foi a idade das atletas. Assim sendo, podemos afirmar que é deste grupo alargado, eventualmente com mais uma outra jogadora que não teve possibilidade de participar neste estágio, que sairá a equipa que representará Portugal no próximo Campeonato da Europa.”

O técnico de 59 anos fez ainda um balanço da vertente competitiva, numa competição onde o foco esteve mais virado para os aspetos internos: “O estágio foi importante para podermos avaliar o momento que as jogadoras atravessam. Globalmente conseguimos algumas boas exibições, mas o que mais interessa é que o nosso modelo de jogo parece cada vez mais consolidado e agora importa desenvolvê-lo e torná-lo mais eficaz perante adversários em concreto. Como tinha afirmado desde o início os resultados não foram o mais importante no nosso trabalho, mas é óbvio que cumpridos os objetivos inicialmente definidos e paralelamente obtendo vitórias a sensação é ainda mais positiva.
O único senão deste estágio e torneio foram as limitações que tivemos na utilização de algumas jogadoras, particularmente das mais experientes, que foram afetadas por uma virose e, no caso da Maria Duarte por um toque no joelho que por precaução a impediu de ser utilizada.”

Por último, José António Silva, analisou as questões intrínsecas à experiência em competições de grande nível e acredita que esta participação no Campeonato da Europa será a primeira de muitas: “Há um outro dado muito interessante e que vem reforçar uma ideia que temos desde há algum tempo: a equipa mais jovem baseada fundamentalmente na equipa de sub-20 que fez recentemente um Campeonato da Europa e um Campeonato do Mundo apresentou uma dinâmica coletiva que, infelizmente, pelo pouco tempo de trabalho que temos com jogadoras mais experientes, ainda não conseguimos alcançar. Por isso mesmo esta participação no Campeonato da Europa e outras que estou convencido se lhe seguirão, são muito importantes para a evolução da equipa já que nos permitem trabalhar muito mais tempo com as atletas e fazer muito mais jogos. Por último importa também realçar o compromisso e o empenhamento que todas as atletas demonstraram e que diz bem da sua vontade de colaborar nesta fase importante para o Andebol na sua vertente feminina.”

Na Cerimónia de Encerramento estiveram presentes Miguel Laranjeiro, Presidente da Federação de Andebol de Portugal, Raúl Castro, Presidente da Câmara Municipal da Batalha, Vera Lopes, vice-Presidente da Federação de Andebol de Portugal e Patrícia Dinis, Presidente da Associação de Andebol de Leiria na entrega de lembranças às equipas participantes e do primeiro lugar à Seleção Nacional A Feminina.

Classificação
1º Lugar – Portugal
2º Lugar – NXT Generation
3º Lugar – Brasil
4º Lugar – Turquia

Torneio Internacional da Batalha
Calendário
26.09.2024 – 18h30 – Portugal x RD Congo, 26-24 (12-10)
26.09.2024 – 20h30 – NXT Generation x Brasil, 27-18 (16-10)
27.09.2024 – 18h30 – Portugal x NXT Generation, 30-23 (14-12)
27.09.2024 – 20h30 – Turquia x Brasil, 25-30 (12-16)
28.09.2024 – 15h00 – NXT Generation x Turquia, 39-24 (21-14)
28.09.2024 – 17h30 – Portugal x Brasil, 24-23 (14-11)
29.09.2024 – 16h00 – Portugal x Turquia, 33-26 (16-15)

Notícias

Anterior Seguinte

  • Águas de Monchique
  • Parceiros Institucionais
  • Instituto Nacional para a Reabilitação
  • Patrocinadores Institucionais
  • MSE
  • Fidelidade
  • Patrocinadores Oficiais
  • Acrilsports
  • Kempa
  • Placard
  • Parceiros Técnicos
  • Zumub
  • Águas de Monchique
  • Parceiros Institucionais
  • Instituto Nacional para a Reabilitação
  • Patrocinadores Institucionais
  • MSE
  • Fidelidade
  • Patrocinadores Oficiais
  • Acrilsports
  • Kempa