Foi com uma vitória que a Seleção Nacional A Feminina se estreou no jogo de apresentação do II Torneio Internacional da Batalha, frente ao conjunto centro africano da República Democrática do Congo, num encontro bastante equilibrado que conheceu o vencedor apenas no final. Esta sexta-feira é dia de novo embate, especial, contra a NXT Generation, pelas 18h30, com transmissão em direto na andeboltv.
7 Inicial: Jéssica Ferreira, Mariana Costa, Joana Resende, Bebiana Sabino, Maria Duarte, Beatriz Sousa e Patrícia Rodrigues
Mariana Costa abriu as hostilidades na Batalha e Jéssica Ferreira fez a sua parte na fase defensiva, ajudando as portuguesas a chegarem aos três golos à maior pouco depois dos cinco minutos (3-0). Alexandra Shunu, atleta que veste as cores do SL Benfica – conseguiu aproximar a partida ao cilindrar a baliza portuguesa mas, rapidamente, as lusas retomaram os dois golos de diferença (4-2).
Com o desenrolar do encontro, as comandadas de José António Silva estiveram mais apáticas no setor ofensivo e Jannéla Blonbou acabou por estabelecer o empate a 5 golos, pouco depois dos 15 minutos. O encontro seguiu em tom de equilíbrio até que os dois golos à maior (9-7) voltaram a ser uma realidade e com mais um golo, Portugal forçou o time-out do conjunto congolês.
A paragem fez bem às africanas que entraram a marcar e, com vários desacertos, Portugal voltou a conceder a aproximação (10-9), mas com uma mudança as lusas recolheram com dois golos para o descanso.
Intervalo: 12-10
Na entrada para a segunda metade, bastaram dois minutos para que o encontro se voltasse a encontrar equilibrado, desta feita a 13 golos. Com defesas de parte a parte o marcador manteve-se estático até que a RD Congo passou para a frente, pela mão de Laugane Pina, e dobrou mesmo a vantagem de seguida (13-15).
A formação de Machy Clement conseguiu chegar à maior diferença até então, de três golos (13-16) e não demorou a apoarecer um cartão verde na mesa por José António Silva. Na retoma, as lusas conseguiram encostar e Neide Duarte empatou de contra-ataque (16-16). As congolesas responderam da melhor forma, com um parcial de dois golos e voltaram a assumir a liderança do encontro.
Seguiram-se momentos de grande igualdadade com Isabel Góis a protagonizar defesas importantes na baliza portuguesa mas foram precisos vários minutos para que Portugal desse a volta pela mão de Patrícia Rodrigues (22-21). A internacional Mariana Lopes colocou as portuguesas com dois golos de vantagem (24-22) o que levou ao pedido de time-out por parte do técnico congolês, com pouco mais de dois minutos por jogar, mas vitória já não fugiu.
Final: 26-24
MVP: Joana Resende
Top Scorer: Mariana Lopes – 8 golos
Formação portuguesa consegue uma estreia de sonho ao vencer o Brasil por 27-18, com duas partes bastante convincentes e onde quem brilhou foi o coletivo. Portugal começou com um parcial de destaque e assumiu o comando do encontro desde cedo e, apesar de alguns momentos mais complexos o resultado não esteve em causa. Rita Campos venceu a MVP do encontro para o lado português.
Rúben Maia e André Nunes – dupla de arbitragem internacional portuguesa – levaram a cabo um momento formativo junto da duas Seleções portuguesas presentes na Batalha, acompanhados por João Costa, Presidente do Conselho de Arbitragem da Federação de Andebol de Portugal, onde abordaram as alterações às regras 2024, conforme a linha de orientação da Federação Europeia de Andebol (EHF) e da Federação Internacional de Andebol (IHF) e, no final da formação, houve tempo para esclarecimento de dúvidas.
Torneio Internacional da Batalha
Calendário
26.09.2024 – 18h30 – Portugal x RD Congo, 26-24 (12-10)
26.09.2024 – 20h30 – NXT Generation x Brasil, 27-18 (16-10)
27.09.2024 – 18h30 – Portugal x NXT Generation, andeboltv
27.09.2024 – 20h30 – Turquia x Brasil, andeboltv
28.09.2024 – 15h00 – NXT Generation x Turquia, andeboltv
28.09.2024 – 17h30 – Portugal x Brasil, andeboltv
29.09.2024 – 16h00 – Portugal x Turquia