Campeonato Placard Andebol 1: SC Horta sorriu pela primeira vez em Avanca

Açorianos quebraram um ciclo de oito derrotas consecutivas ao derrotarem o Avanca Bioria Bondalti este sábado, a contar para a Ronda 10; SL Benfica e FC Porto triunfaram fora de portas; Dérbi do Minho entre ABC de Braga e Vitória SC deu empate.

A Ronda 10 do Campeonato Placard Andebol 1 trouxe uma vitória especial do SC Horta em época de regresso: é que os insulares já não venciam um jogo na divisão mais alta do Andebol português há 889 dias! Depois de oito derrotas seguidas, a tão aguardada vitória do atual último classificado foi alcançada na deslocação ao terreno do Avanca Bondalti Bioria – penúltimo – este sábado.

Sem querer perder de vista o rival e líder Sporting CP, que abriu esta jornada com um triunfo seguro na receção ao Nazaré Dom Fuas AC, esta sexta-feira, o FC Porto também venceu na sempre difícil visita ao terreno do Marítimo Madeira Andebol SAD. O SL Benfica também garantiu três pontos fora mas perto casa, no Dérbi contra o CF Os Belenenses.

O Dérbi do Minho fez jus à história dos dois emblemas, ABC de Braga e Vitória SC, e terminou com um empate a 24 golos, no Pavilhão Flávio Sá Leite, depois da equipa da casa ter recolhido aos balneários com dois golos de vantagem. A receção do Águas Santas Milaneza ao Póvoa AC Bodegão Grupo CCR encerrou a jornada com emoção até ao último segundo, literalmente: uma defesa de Diogo Ribeiro aos 59’45 e o golo. decisivo de Bernado Pêgas aos 59’59 levaram o Pavilhão da AA Águas Santas ao delírio e confirmaram o triunfo dos maiatos por 28-27.

Avanca Bioria Bondalti – SC Horta

Os primeiros sete minutos foram felizes para o SC Horta, que materializou os níveis de confiança e competência num parcial de 2-5. Aos 9’ foi a vez de Rafael Ribeiro, treinador do Avanca Bioria Bondalti, pedir o primeiro time-out quando o marcador registava 3-7.

Após a paragem, os homens da casa assinaram dois golos sem resposta e, com a ajuda do guardião Francisco Fontes, reduziram para dois a desvantagem (5-7). André Azevedo, reforço proveniente do Vitória SC, era o grande destaque da partida após 17 minutos e já contabilizava cinco dos seis golos da equipa (6-9). Foi o próprio que, aos 19’, assinou o golo que voltou a colar as equipas à diferença mínima (8-9), algo que não se via desde o 2-3. O treinador do SC Horta, Pedro Silva, pedu time-out pouco depois.

No reatar da partida, o Avanca Bioria Bondalti aproveitou o desperdício contrário para consumar a reviravolta (10-9), algo que fez soar os alarmos para o lado açoriano. O SC Horta acordou, com o brasileiro Allefer Bellan a alto nível, e rapidamente voltou a dar a volta ao texto, após um parcial de 0-3, beneficiado ainda de um período de superioridade numérica (10-12), à entrada dos últimos 10 minutos da primeira parte.

Depois de um período de maior equilíbrio, foi aos 26’ que o SC Horta conseguiu regressar a um patamar mais seguro, de três golos (11-14). Ao intervalo, os açorianos continuavam na frente e a curta diferença fazia antever uma segunda parte dividida e disputada ao pormenor.

Intervalo: 14-16

O início da segunda parte foi um espelho da primeira: uma entrada forte por parte do SC Horta, que contratava com alguma intranquilidade da equipa da casa e dois golos que catapultaram os insulares até ao patamar dos quatro golos (14-18). Aos 34’ houve o primeiro pedido de time-out da etapa complementar, por parte dos avancanenses.

No reatar da partida após a paragem reforçou-se o equilíbrio, com um ligeiro ascendente do SC Horta que, seis minutos mais tarde, regressou aos cinco golos de vantagem (17-22). Tal como aconteceu na primeira parte, mas desta vez para os homens da casa, foi no momento de maior sufoco que a equipa reagiu: um parcial de 4-1, nova vantagem mínima (21-23) e um inevitável pedido de time-out por parte do treinador do SC Horta.

O 23-24 apareceu aos 52’ e aos 58’ foi Henrique Relvas a assinar o empate a 25 golos para dar ainda mais emoção a um encontro que já tinha entregue ainda mais do que o que em teoria prometia. Os últimos minutos foram frenéticos, o SC Horta falhou menos e festejou a conquista da primeira vitória neste regresso ao Campeonato Placard Andebol 1.

Resultado Final: 25-27

A principal prova masculina de clubes está de regresso no próximo dia 2 de novembro, para a realização de todos os jogos da Ronda 11, à exceção do SC Horta x CF Os Belenenses, que está agendado provisoriamente para fevereiro do próximo ano.

Campeonato Placard Andebol 1
Fase Regular – 10ª Jornada
25.10.2024 – 21h30 – Sporting CP x Nazaré Dom Fuas AC, 42-23 (24-10)
26.10.2024 – 15h00 – CF Os Belenenses x SL Benfica26-35 (13-22)
26.10.2024 – 15h00 – Avanca Bioria Bondalti x SC Horta25-27 (14-16)
26.10.2024 – 16h00 – Marítimo Madeira Andebol SAD x FC Porto27-40 (11-22)
26.10.2024 – 17h30 – ABC de Braga x Vitória SC, 24-24 (12-10)
26.10.2024 – 18h30 – Águas Santas Milaneza x Póvoa AC Bodegão Grupo CCR, 28-27 (13-13)

Patrocinadores Institucionais