O Madeira SAD, vice-Campeão Nacional e atual detentor da Taça de Portugal, segue para a quarta época consecutiva na EHF European Cup, a terceira maior competição europeia de clubes, e tem como objetivo melhorar a prestação da última temporada, onde se despediu nos Oitavos de Final. Foi em 2022/2023 que a turma insular – na altura orientada por António Florido – chegou mais longe na Europa, tendo alcançado os Quartos de Final.
Em 2024/2025, o primeiro adversário é o Anagennisi Artas da Grécia e o fator casa pode ser um pilar importante para que o Madeira SAD triunfe e siga para a Ronda 3. Os duelos da eliminatória a duas mãos estão agendados para sábado e domingo – ambos às 17h00 – no Pavilhão do Funchal e contam com transmissão em direto e em exclusivo na andeboltv.
A formação do Anagennisi Artas vai para a terceira participação consecutiva na EHF European Cup, mas o melhor registo recente ficou apenas na Ronda 3. No entanto, a equipa oriunda da Grécia é presença assídua nas competições europeias e, por isso, não se anteveem facilidades.
Para este duplo embate na casa das madeirenses, Sandra Fernandes afirma que o grupo está motivado e que ao fim de dois meses de trabalho, acredita que a equipa está mais forte e preparada para a estreia na Europa: “A motivação do grupo é grande, pois qualquer atleta gosta de jogar estes jogos europeus. Será também um bom momento para ver o estado atual da equipa, uma vez que estamos com dois meses de trabalho. A expectativa é boa, mas só no campo é que poderemos confirmar a evolução que julgo que a equipa tem tido, relembrando que estamos a construir um grupo novo e com uma média de idades de 22 anos. As jogadoras estão também a adaptar-se a um novo conceito de jogo. Acredito que estamos no bom caminho.”
A sorte é algo que deve andar de mão dada com o trabalho, como afirma a técnica de 52 anos, atirando o objetivo do Madeira SAD para ‘o mais longe possível’ nesta competição, mas mantendo a ambição comedida, pensando eliminatória a eliminatória: “Queremos chegar o mais longe possível na prova, pensando sempre jogo a jogo, sabendo também que precisamos sempre de alguma sorte no sorteio.”
Quanto às adversárias, a experiência internacional não passou despercebida a Sandra Fernandes que destacou algumas individualidades e o aspeto defensivo: “O Artas é uma equipa experiente, possui um plantel que não sofreu grandes alterações em relação à temporada passada e já venceram o seu primeiro jogo no campeonato grego. Defensivamente apresentam alguma agressividade. Em termos ofensivos, o grande destaque vai para duas atletas: a central (Maria Chatziparasidou) e uma jogadora que faz toda a primeira linha (Olympia Andritsou) que são duas internacionais gregas.”
A técnica das insulares realçou ainda a importância de jogar em casa, também pelo facto de evitar as viagens que normalmente são cansativas: “É bom jogar no nosso pavilhão, perante os nossos adeptos e também pelo facto de não termos de fazer viagens, que é sempre o factor que pesa na competição, pois por norma, são extremamente cansativas.”
Também este fim de semana, a ADA São Pedro do Sul disputa a Ronda 2 da EHF European Cup, igualmente com a eliminatória a ser jogada na íntegra em solo Luso. Os jogos das sampedrenses têm início marcado para as 16h00 de sábado e domingo e contam com transmissão em direto e exclusivo na andeboltv.
EHF European Cup Women – 2024/2025
Ronda 2 – 1.ª Mão
05.10.2024 – 16h00 – ADA São Pedro do Sul x HK Slovan Duslo Šaľa
05.10.2024 – 17h00 – Anagennisi Artas x Madeira SAD, andeboltv
12.10.2024 – 17h00 – Colégio de Gaia Toyota x KHF Samadrexha
Ronda 2 – 2.ª Mão
06.10.2024 – 16h00 – HK Slovan Duslo Šaľa x ADA São Pedro do Sul
06.10.2024 – 17h00 – Madeira SAD x Anagennisi Artas, andeboltv
13.10.2024 – 17h00 – KHF Samadrexha x Colégio de Gaia Toyota