Depois da responsabilidade atribuída por Jota González para o encontro com o Limoges, afirmando em antevisão que o jogo entre SL Benfica e Limoges HB era de extrema importância por se tratarem de duas equipas que ainda só sabiam vencer na Europa, uma vitória era significado de um passo gigante rumo à próxima fase da EHF European League… e as águias cumpriram!
7 inicial: Kristóf Palasics, Miguel Sánchez-Migallon, Ander Izquierdo, Egon Hanusz, Bélone Moreira, Christopher Hedberg e Alexis Borges
Bastaram cinco minutos para Filip Taleski dar três golos de vantagem ao SL Benfica (4-1) fazendo crer que os comandados de Jota González iam tentar simplificar o duro desafio que se adivinhava diante da formação do Limoges HB.
A boa entrada do guardião húngaro, Kristóf Palasics foi crucial para que o SL Benfica conseguisse fugir no resultado. Após um bis de Bélone Moreira a vantagem chegou aos quatro golos (6-2) e, apesar das investidas da formação gaulesa – onde atua Jenilson Monteiro, ponta direita português – as dificuldades no plano ofensivo permaneciam.
Sensivelmente a meio do primeiro tempo, o espanhol Ander Izquierdo confirmava o bom momento encarnado e, do outro lado, o também espanhol Alberto Entrerrios – técnico do Limoges HB – viu-se obrigado a pedir o primeiro time-out do encontro.
Após a paragem, Alexis Borges e Ander Izquierdo fizeram o gosto à mão e a diferença chegou ao dobro (12-6)… antes de aumentar para 14-7, com a assinatura de Bélone Moreira. A reação dos gauleses acabou por surgir, com destaque para o capitão do Limoges HB, Matej Hrstic, que fez três golos consecutivos e reduziu a diferença para apenas quatro (18-14). Jota González usou o cartão verde para preparar os últimos três minutos da primeira parte mas a diferença manteve-se inalterada.
Intervalo: 20-16
Após o regresso dos balneários, Egon Hanusz e Ole Rahmel recuperaram a maior vantagem do SL Benfica até então (22-16). Os encarnados seguiram superiores e Alberto Entrerrios parou o encontro com o marcador a assinalar os mesmos seis golos de diferença (24-18), mas à passagem do minuto 40′ Stiven Valencia assinou nova maior vantagem (27-19).
Algumas das tentativas do Limoges HB esbarravam na defesa encarnada, outras viam uma resposta quase imediata com o SL Benfica a aproveitar as situações de contra golo para finalizar. A dezena de golos de diferença surgiu pela mão de Filip Taleski já perto dos dez minutos finais.
O SL Benfica não baixou o ritmo, venceu e assumiu a liderança do Grupo C, sendo a única formação só com vitórias. Com isso, os encarnados deram um passo importante para conquistar a passagem à próxima fase.
Resultado Final: 37-31
Top Player: Kristóf Palasics – 16 defesas (34% eficácia)
O próximo desafio do SL Benfica está agendado para dia 22 de outubro às 19h45 (hora portuguesa), frente ao TATRAN Presov, nova casa de Jorge Silva, lateral direito internacional por Portugal.
EHF European League – Grupo C
1.ª Jornada
08.10.2025 – 17h45 – Kadetten Schaffhausen x SL Benfica, 25-26 (12-15)
2.ª Jornada
15.10.2024 – 19h45 – SL Benfica x Limoges HB, 37-31 (20-16)
3.ª Jornada
22.10.2024 – 19h45 – TATRAN Presov x SL Benfica, BTV