As sempre-emocionantes noites europeias estão de regresso à Luz e, à segunda jornada, o SL Benfica vai poder contar com o apoio dos seus adeptos no embate contra o Limoges HB, um emblema que está a viver o sonho de participar nas competições europeias, como nunca tinha acontecido, e que conta com o internacional português Jenilson Monteiro no plantel, recém-chegado depois de três temporadas no andebol espanhol, mais concretamente no BM Cangas, após ter dado nas vistas em Avanca. Na sequência de uma estreia vitoriosa na segunda competição europeia, ambas equipas chegam moralizadas a esta jornada, com particular destaque para o SL Benfica, que foi à Suíça derrotar o Kadetten Schaffhausen, após 60 minutos de muita luta, e quer agora brindar os adeptos com a primeira vitória em casa, num jogo em que assume o favoritismo.
O impressionante 5.º lugar alcançado na temporada passada na Starligue, o principal campeonato francês onde o Limoges HB se estreou apenas em 2020/2021, confirmou a melhor época da – ainda curta – história do clube (fundado em 2005), e trouxe também o inédito passaporte europeu. Depois de ter feito novamente história, ao derrotar o RK Trimo Trebnje na Ronda de Qualificação da EHF European League, a campanha na Fase de Grupos não podia ter começado melhor, já que, na ronda inaugural, o emblema gaulês derrotou o Tatran Prešov (31-27), com muitas responsabilidades para o guarda-redes Gauthier Ivah, autor de 16 defesas, e para o central espanhol Jon Azkue, responsável por sete golos.
Em antevisão, o treinador encarnado, Jota González, atribui bastante importância ao duelo entre os dois invictos do Grupo C, considerando que uma vitória se traduzirá num passo gigante em direção à próxima fase da EHF European League:
“Creio que o Limoges é a melhor equipa do grupo, uma equipa muito compacta. Têm jogadores que atacam e defendem, evitam assim as trocas defesa/ataque e têm todas as posições muito bem entregues. São duas equipas que chegam a este encontro com vitórias e quem vencer este encontro dá um passo gigante na Fase de Grupos. Este jogo é um pouco mais importante para nós porque jogamos em casa e se queremos passar à próxima fase, temos que ganhar os jogos em casa e ganhar algum fora, como ganhámos ao Kadetten Schaffhausen. Creio que se conseguirmos a vitória, damos um passo importante.”
O embate entre SL Benfica e Limoges HB, líderes do Grupo C da EHF European League, com os mesmos pontos, está agendado para as 19h45, no Pavilhão n.º 2 da Luz, e contará com transmissão em direto na BTV. Ainda esta terça-feira, a partir das 19h15, é a vez do FC Porto cumprir a primeira deslocação europeia desta temporada, no terreno do Valur, em Hafnarfjördur (Islândia), a contar para o Grupo F.
EHF European League – Grupo C
1.ª Jornada
08.10.2025 – 17h45 – Kadetten Schaffhausen x SL Benfica, 25-26 (12-15)
2.ª Jornada
15.10.2024 – 19h45 – SL Benfica x Limoges HB, BTV