Campeonato Placard Andebol 1: Leões mantém invencibilidade após visita ao Dragão Arena

Clássico ficou resolvido pela margem mínima e contou com emoção até ao fim; SL Benfica triunfa frente ao ABC de Braga.

A Ronda 11, do Campeonato Placard Andebol 1, que começou este sábado e só terminará no dia 1 de fevereiro de 2025 – com a receção do SC Horta ao CF Os Belenenses – trouxe um clássico eletrizante mas começou na Póvoa de Varzim. O conjunto poveiro foi o primeiro a entrar em campo a par do Avanca Bioria Bondalti em embate que não foi além do empate a 26 golos conquistado ao cair do pano. À mesma hora, o SL Benfica recebeu o ABC de Braga, num jogo em que os encarnados se superiorizaram e acabaram por vencer por 36-31.

Mas o jogo que todos esperavam foi o clássico entre dragões e leões que prometia muito espetáculo e… cumpriu!

FC Porto – Sporting CP

O Dragão Arena recebeu o tão esperado clássico – entre invictos – que opôs FC Porto e Sporting CP na luta pela liderança isolada do Campeonato Placard Andebol 1. Foram os dragões a começar com bola, numa casa com muito apoio da massa adepta, mas Pedro Valdés falhou em face de Andre Kristensen e, do outro lado, Salvador Salvador mostrou-se letal, inaugurando o marcador para a sua formação.

O Sporting CP conseguiu chegar aos dois golos mas os azuis e brancos responderam na mesma medida e igualaram o encontro, ao que se seguiram vários minutos sem golos até que Mamadou Diocou deu a liderança aos dragões. Com 4-3 no marcador, os comandados de Magnus Andresson tiveram a oportunidade de passar para dois golos à maior mas acabou por não ser concedido e o empate voltou a surgir (4-4).

Os dois golos de vantagem acabam por surgir mas para o emblema de Alvalade que, através de Martim Costa chegou ao 4-6 e, posteriormente, beneficiando de um livre de 7 metros ampliou para três. A meio do primeiro tempo, os azuis e brancos passaram pela sua fase mais complicada, com Magnus Andersson a parar o encontro, quando o placar assinalada 4-8.

Os leões foram-se mantendo à distância (6-10) mas com dois golos de uma assentada os azuis e brancos mostravam-se presentes. Mas, bastaram poucos minutos para que o Sporting voltasse a subir para quatro (9-13) desta vez já com Diogo Rêma Marques entre os postes que viria a ajudar o seu conjunto a reduzir, novamente. Nos momentos finais, um parcial de 4-1, dos azuis e brancos, deixou tudo empatado na saída para o descanso.

Intervalo: 16-16

A entrada para a segunda metade foi avassaladora por parte dos leões, que se mostraram determinados em dissolver o empate e aumentar a contagem – apesar da prestação de Diogo Rêma Marques – que mantinha os azuis e brancos à tona. Mamadou Diocou conseguiu reduzir, à passagem dos 38 minutos, e Francisco Costa que podia dar dois golos de vantagem, acabou por falhar em face do guardião azul e branco e Victor Iturriza não perdeu tempo a estabelecer o empate (20-20).

Com um parcial de 1-3, os leões voltaram a chamar a si o comando do marcador (21-23), e levaram Magnus Andersson a parar novamente o encontro, o que acabou por trazer frutos já que Diogo Oliveira conseguiu reduzir para a margem mínima. Mas o ímpeto manteve-se do lado leonino, que chegou aos três golos à maior, pela mão de Martim Costa, forçando o técnico sueco a gastar mais um time-out.

O treinador lançou a sua arma 7v6 e acabou por reduzir para dois golos de diferença e com a hipótese de baixar para um, Andre Kristensen mostrou-se duplamente valioso, ao negar por duas ocasiões o remate do adversário. Os três golos à maior dos leões voltaram a aparecer a poucos minutos do final do encontro mas o FC Porto ainda teve tempo de baixar para a margem mínima (29-30) mas Martim Costa acabou por resolver o encontro.

Resultado Final: 30-31

Mais tarde, o Vitória SC recebeu o Marítimo Madeira Andebol SAD, num embate que teve duas partes distintas e terminou com uma vitória madeirense por 30-33. No final do dia, o Nazaré Dom Fuas AC recebeu o Águas Santas Milaneza, que culminou num triunfo dos visitantes por 23-26.

Campeonato Placard Andebol 1
Fase Regular – 11ª Jornada
02.11.2024 – 17h00 – Póvoa AC Bodegão Grupo CCR x Avanca Bioria Bondalti, 26-26 (12-14)
02.11.2024 – 17h00 – SL Benfica x ABC de Braga, 36-31 (18-15)
02.11.2024 – 18h00 – FC Porto x Sporting CP, 30-31 (16-16)
02.11.2024 – 18h30 – Vitória SC x Marítimo Madeira Andebol SAD, 30-33 (19-16)
02.11.2024 – 19h00 – Nazaré Dom Fuas AC x Águas Santas Milaneza, 23-26 (14-15)
01.02.2025 – 18h00 – SC Horta x CF Os Belenenses, andeboltv

Patrocinadores Institucionais