A semana andebolística começa esta quarta-feira, com embate entre SC Horta e Vitória SC, relativo à 4ª Jornada do Campeonato Placard Andebol 1 e prossegue na sexta-feira, com o arranque marcado para as 17h00, no Pavilhão da Luz, entre SL Benfica (3.º) e Marítimo Madeira Andebol SAD (4.º). Já no sábado, para além do Jogo da Semana, que opõe nazarenos e avancanenses, há lugar para outros três embates, relativos à Ronda 12, com a receção do Vitória SC (7.º) ao FC Porto (2.º), a deslocação do CF Os Belenenses (11.º) ao Póvoa AC Bodegão Grupo CCR (8.º) e termina no Pavilhão João Rocha com um duelo entre o líder Sporting CP e o atual sexto classificado, Águas Santas Milaneza.
É à 12.ª jornada que se encontram, novamente, dois emblemas que não têm tido vida fácil no Campeonato Placard Andebol 1: os nazarenos somam apenas uma vitória e um empate em 11 jogos e os avancanenses seguem com uma vitória e dois empates, em 10 partidas. Curiosamente, a única vitória da formação de Rafael Ribeiro aconteceu frente ao Nazaré Dom Fuas AC, no passado mês de agosto, na jornada inaugural da competição. As duas equipas seguem na 10.ª e 9.ª posições, respetivamente, e têm os mesmos 14 pontos, embora o Avanca Bioria Bondalti tenha menos um jogo, pelo que se pode esperar um encontro disputado do primeiro ao último segundo.
Paulo Félix, treinador do Nazaré Dom Fuas AC, acredita que este será um embate com um adversário que luta pelas mesmas metas e, tendo em conta o resultado da primeira fase, a vitória é da máxima importância: “Neste início de 2.ª volta já se percebe melhor, em termos de classificação, quais os nossos adversários diretos e o Avanca, neste momento, é um adversário com os mesmos objetivos. Nessa perspetiva, é um jogo que ganha maior importância, até porque perdemos na 1.ª volta. Para vencer teremos de fazer um jogo consistente. Esperamos ter os nossos adeptos a apoiar-nos para conseguirmos os 3 pontos.”
Rafael Ribeiro, técnico avancanense, mostrou-se cauteloso sobre este embate apesar do resultado da primeira volta: “É o início da segunda volta que coincide com o recomeço da paragém após seleções e eu acho que nós enquanto Artística de Avanca teremos que ter também um recomeço, porque estamos cientes que na primeira volta poderíamos e deveríamos ter feito mais pontos e, em certos jogos, deveríamos ter feito mais em termos exibicionais. Não começamos com um jogo fácil por vários motivos, por ser uma equipa que está logo atrás de nós na classificação, porque luta pelos mesmos objetivos, porque tem vindo a evoluir ao longo do Campeonato, que é visível e é uma equipa fisicamente acima da média. Nós não temos um calendário fácil nesse sentido, vimos dum jogo com o Póvoa AC, que tivemos tudo para ganhar e não o fizemos e, depois do jogo com o SC Horta [derrota], este jogo ganha outra importância e o facto de ser fora, acentua ainda mais a dificuldade, mas temos obrigação de lutar para ganhar.”
Este encontro conta com transmissão em direto n’A Bola TV, no próximo sábado, pelas 15h00.
Campeonato Placard Andebol 1
Fase Regular – 4ª Jornada
13.11.2024 – 20h00 – SC Horta x Vitória SC, andeboltv
Fase Regular – 12ª Jornada
15.11.2024 – 17h00 – SL Benfica x Marítimo Madeira Andebol SAD, BTV / andeboltv (em diferido às 18h30)
16.11.2024 – 15h00 – Nazaré Dom Fuas AC x Avanca Bioria Bondalti, A Bola TV / andeboltv (em diferido às 16h30)
16.11.2024 – 15h00 – Vitória SC x FC Porto, Porto Canal / andeboltv (em diferido às 16h30)
16.11.2024 – 17h00 – Póvoa AC Bodegão Grupo CCR x CF Os Belenenses, andeboltv
16.11.2024 – 18h30 – Sporting CP x Águas Santas Milaneza, Sporting TV / andeboltv (em diferido às 20h00)
19.11.2025 – 20h00 – SC Horta x ABC de Braga, andeboltv