Foi com um Pavilhão Desportivo Municipal de Santo Tirso a rebentar pelas costuras que os Heróis do Mar foram recebidos com muitos aplausos para este encontro da sexta jornada, frente a Israel, que foi antecipada devido à situação que se vive no Médio Oriente. Após uma vitória frente à Roménia, na passada quinta-feira, desta vez o alvo foi Israel, os Heróis do Mar deram uma excelente réplica e seguem no comando do grupo com o máximo de pontos.
7 Inicial: Diogo Rêma Marques, Diogo Branquinho, Martim Costa, Miguel Martins, Francisco Costa, Pedro Portela e Alexis Borges
Portugal começou com bola no ataque mas acabou por falhar e foi Yoav Lumbroso a abrir o ativo, mas Martim Costa respondeu da mesma forma e estabeleceu a igualdade. O jogo foi-se mantendo morno até que, com dois golos de seguida, os Heróis do Mar tomaram a dianteira (4-1) com o carimbo de Francisco Costa, obrigando o técnico David Nieto a parar o encontro.
Na retoma, o conjunto do Médio Oriente conseguiu reduzir, encostou o marcador e Nadav Nizri igualou, mas os lusos voltaram a ter ímpeto no ataque e chegaram aos cinco golos à maior (9-4), por Diogo Branquinho. Portugal sofreu duas exclusões mas nem isso parou a brilhante conexão de Miguel Martins e Luís Frade que levaram a equipa à dezena de golos (10-5).
Os sete golos à maior surgiram com Diogo Branquinho a servir Miguel Martins para uma aérea (14-7) e, após um golo para cada lado, novamente, o técnico israelita parou o encontro à chegada aos 20 minutos. O irmão mais velho do clã Costa voltou a ampliar e André Sousa brilhou na reta final dos primeiros trinta minutos, fazendo um bis antes da recolha aos balneários.
Intervalo: 21-13
À entrada da segunda metade, Diogo Valério rendeu Diogo Rêma Marques na baliza, e Portugal subiu a parada para 23-15, ao que se seguiram vários minutos sem qualquer golo e com algumas falhas. Os lusos voltaram a ter ascendente e chegaram mesmo aos 10 golos de vantagem pela mão de António Areia, que colocou o marcador em 28-18.
Seguiram-se cinco minutos com vários erros de parte a parte, apesar do marcador ter mexido por mais uma ocasião, André Sousa voltou a subir para 10 a diferença (29-19). O encontro voltou a ficar morno na ponta final mas os lusos nunca decuraram a liderança que foi incontestável com direito a golo para todos os elementos da equipa à excepção dos guarda-redes, fechando assim uma semana em pleno.
Resultado Final: 36-23
Top Scorer: Martim Costa – 6 golos (86% de eficácia)
MVP: Francisco Costa – 5 golos e 4 assistências
Paulo Pereira, Selecionador Nacional, mostrou-se muito satisfeito com a performance dos Heróis do Mar: “Ganhámos um jogo fantástico e estamos aqui a falar apenas daquele pequeno momento em que falhámos contra a Roménia. Foquem-se no que fizemos bem. Ganhámos lindamente a uma equipa que empatou com a Polónia e a Polónia foi vencer hoje à Roménia por um golo. Estamos bem posicionados e este grupo de jogadores fez um trabalho fantástico. Temos que entender que trabalhar com seleções, com apenas três treinos para preparara um jogo, faz com que o primeiro jogo nem sempre corra tão bem. Os jogadores chegam dos clubes cada um com o seu modelo de jogo e o seu contexto. Hoje, jogámos melhor, é um facto, especialmente na finalização. O guarda-redes deles não esteve tão bem com o da Roménia. Movimentávamos muito mais as linhas de passe, estivemos muito mais ativos e este é o Portugal que queremos. Espero que continuemos assim. Agora temos a Polónia em março. Vamos preparar muito bem esses jogos. Eles também têm boas opções e de certeza que vão querer o primeiro lugar. A dupla jornada não podia ter corrido melhor. Foi perfeito. Deixa a equipa em ótima posição para o grande objetivo, que é a passagem à fase seguinte”.
Miguel Laranjeiro, Presidente da Federação de Andebol de Portugal, entregou uma lembrança ao Presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, como forma de agradecimento pelo acolhimento.
Decorreu este fim de semana, em paralelo com a participação da Seleção Nacional A Masculina no EHF Euro 2026 Qualifiers, o Seminário de Reconhecimento da EHF Pro License que contou com Luís Santos, Jorge Araújo e Eduardo Abade como preletores e onde se abordaram os seguintes temas: Planeamento e Tecnologia/Software; Motivação, Recuperação e Coaching; Preparação física e alto rendimento (teórico e prático). Haverá ainda, à posteriori, três sessões online que abordarão os temas Comunicação no Alto Rendimento e Descanso, Recuperação e Nutrição com Jorge Pereira e Gisele Magno, respetivamente.
EHF Euro 2026 Qualifiers
Calendário:
1ª Jornada
07.11.2024 – 19h00 – Portugal x Roménia, 37-30 (12-16)
6ª Jornada (antecipada)
10.11.2024 – 17h30 – Portugal x Israel, 36-23 (21-13)
O Men’s EHF EURO 2026 vai decorrer de 15 de janeiro a 1 de fevereiro de 2026, numa organização conjunta entre três países que respiram Andebol: Suécia, Dinamarca e Noruega. A França, Campeã da Europa em 2024, também já tem presença assegurada na fase final da competição.