Aos 22 anos, Martim Costa continua a encantar a Europa do Andebol e, esta terça-feira, ficou a saber que vai receber mais um galardão individual, atribuído pela Federação Europeia de Andebol: o “EHF Excellence Awards Young Players of the Season” [Melhor Jogador Jovem] da época 2023/2024, juntamente com a húngara Petra Simon (FTC-Rail Cargo Hungaria), de 20 anos. Na edição passada, a francesa Pauletta Foppa e o esloveno Domen Makuc (Barça) venceram os respetivos troféus.
O mais velho do clã Costa, juntamente com o irmão, Francisco, e Luís Frade, recorde-se, estiveram ainda nomeados para integrarem a Team of The Season [Equipa do Ano], nos postos específicos de lateral esquerdo, lateral direito e pivô, respetivamente.
A cerimónia do EHF Excellence Awards 2024 vai decorrer no próximo dia 14 de dezembro em Viena, Áustria, durante o Final Weekend do Women’s EHF EURO 2024, que contará com a participação da Seleção Nacional A Feminina, 16 anos depois.
Com apenas 21 anos, Martim Costa foi o melhor marcador do último Men’s EHF EURO, juntamente com o dinamarquês Mathias Gidsel. Foram 54 golos e apenas 12 remates falhados, nos sete jogos disputados por Portugal na grande competição que decorreu em janeiro passado, na Alemanha, e no qual Portugal terminou no sétimo lugar. A prestação de luxo no capítulo individual valeu ao internacional português uma nomeação para integrar a All-Star Team do EHF EURO, como Melhor Lateral Esquerdo.
Para além da Seleção Nacional, Martim Costa também desempenhou um papel fundamental no Sporting CP, que fez atingiu os Quartos de Final da última EHF European League. Pelo terceiro ano consecutivo, o atleta nascido em Vila Nova de Gaia assinou mais de 50 golos, tendo atingido um total de 62 remates certeiros em toda a época na segunda competição da hierarquia europeia, para além de ter contribuído para a conquista do Campeonato Placard Andebol 1 e da Taça de Portugal em 2023/2024, por parte dos leões.
Martim Costa e Petra Simon já fizeram parte do programa “Respect Your Talent” da EHF, que identifica as estrelas do Andebol em ascensão e as apoia no desenvolvimento das suas carreiras dentro e fora do campo.
Nesta cerimónia, também Ricardo Castro (GRD Leça Spar) vai receber o troféu referente ao de “MVP” da temporada na modalidade de Andebol de Praia, juntamente com a neerlandesa Meike Kruijer (Black Lake Beach), sucedendo assim ao internacional português Gabriel Conceição e à espanhola Asun Batista, vencedores em 2023. Esta nomeação teve em consideração todas as nomeações e seleções para as All-Star Team do ebt Final 2024, em Lacanau, França, em junho passado; do 2024 IHF Beach Handball World Championships, na Pingtan Island, China (ambos em junho passado); e da EHF Beach Handball Champions Cup 2024 no Porto Santo, Portugal, em outubro.
Ricardo Castro ajudou Portugal a conquistar a histórica medalha de bronze no último Campeonato do Mundo Masculino – naquela que foi a melhor prestação lusa em apenas duas prestações – e foi ainda eleito o Melhor Guarda-Redes da competição que decorreu nas areias chinesas. Atleta do GRD Leça Spar, o guardião de 38 anos não só conquistou o ouro na EHF Champions Cup 2024, como também voltou a ser nomeado para a All-Star Team.