Federação de Andebol de Portugal lança documento de apoio à formação de guarda-redes

Instituição que tutela a modalidade considera importante destacar e ajudar a organização do treino com os guarda-redes, desde a base até ao topo.

A Federação de Andebol de Portugal acredita na importância de auxiliar a organização do treino com os guarda-redes, desde a base, e assim, publicou esta quarta-feira um documento de apoio à formação deste posto específico. O documento, coordenado por Paulo Sá, Diretor Técnico Nacional, em conjunto com um pequeno grupo de treinadores de guarda-redes, organiza uma progressão para as diferentes etapas de formação, destacando os conteúdos a privilegiar em cada momento.

Na especificidade da ação dos jogadores de andebol, o guarda-redes tem regras e ações muito distintas dos restantes elementos da equipa. É consensual a sua importância no resultado final dos jogos, contudo, muitas vezes, o tempo de treino dedicado a este posto específico não é o suficiente, nem o tipo de trabalho realizado é o mais adequado.

Espera-se que este documento possa ser uma excelente base de início à organização do treino e à preocupação que os treinadores possam ter com o trabalho neste posto específico.

Paulo Sá realça a preocupação crescente da Federação de Andebol de Portugal com o treino e formação de guarda-redes: “Fruto do trabalho com alguns treinadores de guarda-redes, em 2024, introduzimos algumas novidades, o Congresso Técnico Científico teve como tema único o treino de Guarda-Redes, iniciámos alguns Centros de Treino Específicos com trabalho com guarda-redes com potencial de futuro, procurámos que os estágios das seleções tivessem sempre a presença de treinadores de guarda-redes e produzimos este documento que agora apresentamos muito dirigido para a formação. Esperamos que num futuro próximo possamos apresentar os cursos de especialista no treino de guarda-redes e que possamos também apresentar um documento complementar a este com propostas específicas de treino.”

O responsável nacional acrescenta: “Precisamos de mais treinadores especialistas, temos de ter mais e melhor tempo de treino nas seleções e também nos clubes. Sentimos que o trabalho tem sido muito dirigido para a vertente física e alguma técnica, mas é necessário trabalhar também a componente tática destes jogadores, pois é esta que vai fazer a grande diferença no seu rendimento. Que o guarda-redes, a sua formação e o seu desenvolvimento futuro seja uma preocupação de todos.”

Documento de Base para Guarda-Redes – Andebol School

Patrocinadores Institucionais