Três etapas, três continentes e Portugal representado em pleno na vertente feminina. É já nos próximos dias 6 e 7 de novembro que a Seleção Nacional A Feminina de Andebol de Praia vai participar na terceira e última etapa do IHF Beach Handball Global Tour 2024, em substituição do Qatar, uma vez que o país organizador ainda possui apenas uma equipa masculina.
A comitiva lusa liderada por Agustín Collado Rodríguez já se instalou em Doha, capital daquele país peninsular do Golfo Pérsico, e vai ter como adversários a Alemanha e a Espanha no primeiro dia de competição. Para o Dia D está marcado um duelo especial falado em português, com o Brasil – vencedor da edição de 2023 do IHF Beach Handball Global Tour – antes das decisões das medalhas. Após a Ronda Preliminar, os dois primeiros classificados disputarão a Final pela medalha de ouro e respetivo título de campeão, enquanto que os terceiros e quartos classificados disputarão a medalha de bronze, no Al-Gharafa Beach Venue.
Depois do 4.º lugar alcançado em Maricá (Brasil), na primeira etapa, e da medalha de prata conquistada em Cádiz (Espanha), as expectativas são grandes para a derradeira etapa e a ambição acompanha o nível. As quatro seleções presentes na vertente feminina conhecem-se bem, depois de uma série de confrontos entre si ao longo dos últimos anos, e estiveram recentemente no 2024 IHF Women’s Beach Handball World Championship: a Alemanha sagrou-se bi-Campeã do Mundo, a Espanha terminou no 5.º lugar, imediatamente a seguir a Portugal, ao passo que o Brasil foi oitavo classificado.
Em antevisão à participação da Seleção Nacional nas areias asiáticas, Agustín Collado Rodríguez começou por adiantar que a longa viagem foi “tranquila mas cansativa”, uma vez que a comitiva saiu de Portugal na manhã de segunda-feira e chegou a Doha já para lá da meia noite. “Hoje treinamos para nos adaptarmos à humidade e também para poder definir o papel que cada atleta deverá cumprir na competição.”
Quanto aos adversários, o líder da equipa lusa acredita que todas as seleções chegam a Doha com plantéis que misturam experiência e juventude e traça os perfis dos adversários de Portugal: “Começamos com um desafio muito difícil contra a Alemanha, atual campeã do mundo. Será muito importante começar o jogo com sucesso e segurança, o que certamente marcará o desenrolar da competição. O segundo jogo será contra uma Espanha que traz a sua defesa habitual, por isso, tentaremos colocar problemas à defesa ativa que possuem e destruir a criatividade no ataque contrário. No último jogo, lutaremos contra um renovado Brasil que tem como líderes a Ingrid [Frazão] e a Beatriz [Cruz], sem qualquer tipo de dúvida. Estas atletas estão atualmente em plena competição nacional, por isso vai ser ainda mais difícil, já que vêm com muita rotação nas pernas, o que é um bónus muito importante.”
O treinador espanhol de 37 anos revela o caminho que Portugal quer seguir em solo asiático: “O objetivo é claro: lutar por uma medalha. É verdade que temos consciência de que competimos contra três seleções que estão no topo da modalidade a nível mundial, mas também já sabemos o que é ganhar-lhes. Por isso, vamos tentar fazer nosso trabalho, continuar a crescer durante a competição e fazer de tudo para conquistar uma medalha nesta nova oportunidade.”
Todos os jogos da Etapa Final do IHF Beach Handball Global Tour 2024 contarão com transmissão em direto no Canal de YouTube IHF.
IHF Beach Handball Global Tour 2024 – Feminino
Fase Final – Calendário (hora portuguesa)
Ronda Preliminar:
06.11.2024 – 11h30 – Espanha x Brasil, YouTube IHF
06.11.2024 – 13h00 – Alemanha x Portugal, YouTube IHF
06.11.2024 – 16h00 – Portugal x Espanha, YouTube IHF
06.11.2024 – 17h30 – Brasil x Alemanha, YouTube IHF
07.11.2024 – 11h30 – Brasil x Portugal, YouTube IHF
07.11.2024 – 12h15 – Espanha x Alemanha, YouTube IHF
07.11.2024 – 16h00 – Placement Match 3-4
07.11.2024 – 17h30 – Final