Seleção Nacional sub-17 Masculina: Duelo ibérico na estreia do Torneio Internacional de Tarazona

Comitiva lusa viaja esta quarta-feira até à cidade de Saragoça, no país vizinho, para participar na quarto edição do torneio dedicado aos escalões de formação, que contará com a participação de Portugal, Espanha, Alemanha e Eslovénia, de 7 a 9 de novembro.

No último de três dias de trabalho em Almeida, que marca a viagem para Espanha, a Seleção Nacional sub-17 Masculina já só pensa em começar a competir no IV Torneio Internacional de Tarazona, que vai decorrer na cidade de Saragoça, de 7 a 9 de novembro. A comitiva lusa deverá instalar-se por volta das 20h30 locais e vai ainda realizar um treino de adaptação ao palco dos seis jogos, o Polideportivo Municipal de Tarazona, na manhã desta quinta-feira, dia da estreia. O primeiro adversário será a organizadora Espanha, depois há duelo com a Alemanha, no segundo dia, e o último desafio será frente à Eslovénia. O torneio contará com transmissão em direto no Canal de YouTube da RFEBM.

No passado dia 4 de novembro, dia de início do estágio, a a Seleção Nacional sub-17 Masculina foi recebida pelo Presidente da Câmara Municipal de Almeida, António José Machado, e pelo vice-presidente e responsável pelo Pelouro do Desporto, Alcino Morgado, num momento de as boas-vindas do município à comitiva lusa nos Paços do Concelho. Foi ainda assinado um protocolo de cooperação entre a Federação de Andebol de Portugal, representado pelo vice-Presidente, Joaquim Escada e a Câmara Municipal de Almeida.

A presença de Portugal neste torneio dedicado aos escalões de formação não é novidade e no grupo atual, liderado por João Varejão, há 10 nomes que competiram em 2023, na altura dedicado a sub-16: Pedro Neves (ABC de Braga), Martim Fernandes (FC Porto), Gonçalo Oliveira (FC Porto), Alexandre Leite (CD Xico Andebol), Vicente Almeida (Sporting CP), Rodrigo Machado (AA Águas Santas) e Afonso Sousa (CD Xico Andebol).

“Temos atletas que estiveram presentes neste torneio no passado, à semelhança da Espanha, mas chamámos para este estágio com experiência internacional nove atletas novos, que merecem a nossa confiança. Sentimos uma evolução muito positiva neste grupo em comparação com o final da época passada.” – começa por dizer o Selecionador Nacional, lamentado ainda a lesão do lateral-esquerdo Martim Santos (Sporting CP), que acabou por ser substituído por Diogo Silva (Lagoa AC).

João Varejão explicou ao detalhe como foram preenchidos os três primeiros dias de estágio em Almeida, ainda da partida para o país vizinho: “Realizámos quatro sessões de treino, com especial enfâse para as questões defensivas. Abordámos, numa primeira fase, os princípios que queremos implementar nos sistemas defensivos 6:0 e 5:1 (orientação dos apoios, posicionamento, profundidade, alinhamentos, etc…) utilizando diferentes exercícios em contexto de treino e competição para aprofundar essas exigências. Numa segunda fase procurámos recordar os princípios para o ataque perante defesas 6:0 e 5:1, explorando toda a largura do campo, sugerindo inícios dos ataques com exploração de situações de 1×1 em diferentes defensores e, a partir daí, dar continuidade às ações e aos possíveis desequilíbrios conquistados.”

Com novas gerações de atletas a emergir e face à pouca experiência competitiva de grande parte dos atletas destas idades, vale o conhecimento histórico dos diferentes tipos de jogo apresentados por países como a Alemanha, o mesmo se aplica à Eslovénia, cuja informação concreta desta equipa é ainda pouca. Em relação à Espanha, é um pouco mais fácil antecipar cenários, admite João Varejão:

“Estamos a começar a época desportiva em termos de Seleções Nacionais jovens e lançámos as ideias principais para serem exploradas nos treinos que temos disponíveis neste primeiro estágio. Como vamos competir com Espanha, Alemanha e Eslovénia, optámos por recordar as ideias para o ataque e defesa aos dois sistemas defensivos já referidos, acreditando que a Espanha possa utilizar uma defesa agressiva e profunda [tal como aconteceu no ano passado contra Portugal, neste mesmo torneio, que terminou com um empate a 23 golos] com o defensor avançado a perturbar a ação do central e os segundos defensores por vezes a procurar alinhamentos em zonas próximas dos dez metros. No caso da Alemanha e Eslovénia, são duas equipas que não conhecemos nesta geração, mas que perspetivamos que possam utilizar uma defesa mais zonal e menos profunda do que a equipa espanhola, daí lançarmos as ideias do ataque contra estes dois sistemas defensivos.”

O Selecionador Nacional fez ainda questão de realçar a “entrega e dedicação” do grupo, considerando que tem sido exemplar, e que todos estão “desejosos de começar a competição para usufruir, desfrutar e evoluir.” Por fim, uma palavra de agradecimento ao Município de Almeida “pela forma como nos recebeu e pelas facilidades que nos proporcionou para desenvolvermos o nosso trabalho.”

Torneio Internacional de Tarazona 2024
Calendário (hora portuguesa):
07.11.2024 – 17h00 – Eslovénia x Alemanha, YouTube RFEBM
07.11.2024 – 19h15 – Espanha x Portugal, YouTube RFEBM
08.11.2024 – 17h00 – Alemanha x Portugal, YouTube RFEBM
08.11.2024 – 19h15 – Espanha x Eslovénia, YouTube RFEBM
09.11.2024 – 16h30 – Portugal x Eslovénia, YouTube RFEBM
09.11.2024 – 19h00 – Espanha x Alemanha, YouTube RFEBM

Patrocinadores Institucionais