Portugal entrou em campo para o primeiro teste da época 2024/2025, após ter sido medalha de prata no M20 EHF Euro na Eslovénia no passado verão. O adversário foi a Áustria e foi um jogo até ao fim no Algarve, disputado do primeiro ao último minuto, e com muitas oportunidades para testar o xadrez português.
7 Inicial: Vasco Teixeira, Nuno Oliveira, Vasco Costa, Filipe Monteiro, Francisco Coelho, José Ferreira e Ricardo Brandão
Uma troca de pavilhões de última hora, que adiou o encontro por 45 minutos, devido às condições do piso, e o apito inicial ouviu-se na EB 2,3 António João Eusébio, em Moncarapacho. Portugal abriu as hostilidades bem cedo na partida, ao que se seguiram vários minutos sem golos, muito por culpa de Leon Bergmann entre os postes da Áustria.
O país da Europa central conseguiu desbloquear no ataque e passou para a liderança (3-1), seguiram-se momentos de parada e resposta, com o marcador a avançar rapidamente, chegando ao 6-3. Carlos Martingo acabou por parar a partida pouco depois, quando o placar assinalava 9-5, e José Ferreira conseguiu concretizar.
Portugal ia sentindo algumas dificuldades no plano defensivo, com a aposta do Selecionador Nacional num sistema mais profundo – pouco habitual nesta geração – e os quatro golos de diferença permaneceram por algum tempo no placar. Com a chegada aos 20 minutos, a Áustria manteve uma vantagem de três golos (12-9). Vasco Costa ia assumindo algum protagonismo no ataque luso.
Na entrada da reta final, foi a vez do treinador austríaco parar o encontro, mas foi Portugal que reduziu a diferença, para dois golos, por mais do que uma ocasião. Pedro Silva conseguiu reduzir para um golo (15-14) e, logo de seguida, Vasco Costa estabeleceu o empate. Houve ainda direito a três golos na partida e Portugal recolheu aos balneários na liderança.
Intervalo: 16-17
Na segunda metade o encontro entrou em tom de equilíbrio e o empate foi uma constante no marcador, à passagem do quinto minuto do segundo tempo o marcador registava uma igualdade a 21 golos. Da marca de 7 metros, os austríacos voltaram a assumir a liderança (22-21) e aproveitaram um período de superioridade numéricapara se manterem na dianteira.
Já em igualdade numérica, o ascendente seguiu favorável à Áustria que alcançou dois golos de vantagem (25-23) mas Vasco Costa respondeu logo após a reposição devolvendo a margem mínima à passagem do minuto 40′. As investidas portuguesas iam sendo paradas pelo guardião austríaco e a diferença voltou a atingir a marca dos três golos (28-25), o que levou Carlos Martingo a parar o encontro, sensivelmente a 15 minutos do fim.
Portugal reagiu à paragem técnica, José Ferreira marcou e Vasco Teixeira defendeu. Os golos voltaram em força até ao final mas foi a formação austríaca a acabar por sorrir neste primeiro teste, beneficiando de um livre de 7 metros perto do cair do pano. Vasco Costa foi o artilheiro do encontro com 14 golos.
Resultado Final: 37-36
Este sábado há novo encontro entre a Seleção Nacional sub-20 Masculina e a congénere da Áustria, agendado para as 16h00. Tudo para acompanhar na andeboltv.
Jogos Internacionais Olhão 2024
Calendário:
08.11.2024 – 20h45 – Áustria x Portugal, 37-36 (16-17)
09.11.2024 – 16h00 – Portugal x Áustria, andeboltv
O Campeonato do Mundo da geração terá lugar na Polónia, de 18 a 29 de junho de 2025.