A edição desta terça-feira, dia 5 de novembro, do jornal desportivo O JOGO, conta com uma entrevista concedida pelo Presidente da Federação de Andebol de Portugal, Miguel Laranjeiro, com grande ênfase no crescimento do Andebol feminino no nosso país, nos últimos anos, e no foco da instituição em proporcionar condições para o efeito.
O ponto de situação do Andebol feminino, em números: “Temos boas notícias. Na última década tivemos um aumento de 34% do número de atletas e de 20% nos clubes. Também ao nível das treinadoras tivemos um incremento de 63% na última década, o que é muito relevante. É um percurso que nunca tive dúvidas que seria concretizado. O potencial do crescimento no feminino era muito grande e está a confirmar-se.”
A qualificação histórica para o Women’s EHF EURO 2024, algo que não acontecia há 16 anos, era um dos objetivos traçados no documento Rumo 2028+, que visa projetar o Andebol no Futuro e contempla, entre outros eixos estratégicos, o sucesso das Seleções Nacionais, dar às mulheres condições similares às dos homens e ter a Seleção Nacional A Feminina nos grandes palcos internacionais. Miguel Laranjeiro falou “numa pirâmide de trabalho que está a funcionar.”
As dificuldades financeira que a Federação de Andebol de Portugal atravessa, um problema transversal às restantes modalidades, agravado pelo aumento dos custos associados às constantes participações em competições internacionais, desde os escalões de formação ao topo da hierarquia, até à consciencialização dos representantes políticos, foram outros temas mencionados. “Não podemos ser vítimas do sucesso.”
O líder máximo da Federação de Andebol de Portugal falou ainda sobre as eleições no Comité Olímpico de Portugal (COP), marcadas para o próximo ano, admitido que vê com bons olhos uma possível candidatura do atual secretário-geral, José Manuel Araújo, um “defensor da diversidade desportiva”. Miguel Laranjeiro lamentou ainda a perda do antigo presidente do COP, José Manuel Constantino, o impulsionador de “um caminho de sucesso no movimento olímpico”.
Pode ler a entrevista completa AQUI.