Sem tempo a perder, Portugal já só pensa no segundo jogo do Women’s EHF EURO 2024, contra a Polónia, com a ambição de reagir em força à derrota na estreia perante a Espanha e de lutar pela primeira vitória de sempre nesta competição. Este sexta-feira, entre trabalho de ginásio matinal e uma sessão de treino de pavilhão à tarde, o foco passa por preparar um jogo com moldes diferentes, contra atletas de elevada estatura que têm no remate exterior o principal argumento.
No arranque deste Women’s EHF EURO 2024, a Polónia perdeu com a França por uns expressivos 35-22, num jogo em que ao intervalo já tinha oito golos de desvantagem.
Portugal e Polónia entram em campo este sábado, a partir das 14h30 (hora portuguesa), no St. Jakobshalle, em Basileia – transmissão em direto na RTP 2.
José António Silva, Selecionador Nacional, salienta as diferenças entre o primeiro e o segundo adversário de Portugal, e reforça que é necessário inteligência nos processos ofensivos: “O jogo de amanhã com a Polónia assume características completamente diferentes daquele em que defrontámos a Espanha. No ataque, a equipa polaca baseia muito do seu jogo nos remates de primeira linha e tem rematadoras muito poderosas. No que diz respeito à defesa, apresentam um 6:0 e um 5:1 que aposta muito no jogo físico e, portanto, teremos que ser muito inteligentes na gestão do nosso ataque. Assim sendo, do ponto de vista estratégico, a abordagem será diferente do jogo anterior.”
O treinador de 59 anos admite ainda que o sucesso na gestão de momentos capitais do jogo é fundamental para que as vitórias aconteçam de forma recorrente: “Apesar das diferenças do ponto de vista táctico, há alguns aspectos que se manifestaram no primeiro jogo e que temos de resolver melhor, nomeadamente a gestão de alguns momentos do jogo. De facto, não podemos perder uma vantagem de três golos num ápice como aconteceu no final da primeira parte, nem desperdiçar a única superioridade numérica de que dispusemos já perto do final. São estes detalhes que muitas vezes comprometem o jogo, que eu e as atletas trabalhamos todos os dias para melhorar.”
A Polónia estará para sempre ligada à história do Andebol feminino português. Em 2008, no derradeiro play-off de acesso ao Europeu desse, uma vitória expressiva (37-28) no jogo da primeira mão, em Elbląg, colocou a super-favorita seleção polaca com um pé e meio na grande competição que decorreu na Macedónia do Norte. Mas em Vila Nova de Gaia, uma Seleção Nacional destemida e sem medo de encarar as gigantes olhos nos olhos, conseguiu reverter a eliminatória (35-24) e festejar a primeira qualificação de sempre de Portugal para um Campeonato da Europa feminino.
Essa foi de resto o único triunfo português nos quatro jogos contra a Polónia. Em março 2014, nos dois jogos a contar para os Qualifiers do Europeu, Portugal perdeu por 17-24 na Maia e por 29-21 em Zielona Góra.
A Polónia chegou à fase final do Women’s EHF EURO pela nona vez, tendo atingido a estabilidade, cumprindo agora a sexta presença consecutiva. No entanto, este recorde não é um dado adquirido, uma vez que as polacas mostraram um historial irregular de participações na maior prova europeia de seleções antes de 2014. Até esse ano, qualificou-se apenas três vezes, embora uma dessas ocasiões tenha resultado na melhor classificação de sempre: 5.º lugar em 1998. Nas quatro edições realizadas a partir de 2016, a equipa abandonou a competição após a Ronda Preliminar. Em 2022 conquistou a primeira vitória desde 2014 e até esteve às portas da fase seguinte, mas uma conjugação de resultados desfavorável trouxe um desfecho inglório. Noutros palcos, a Polónia teve algum sucesso, particularmente no Campeonato do Mundo, tendo alcançado um 4.º lugar quer em 2013, quer em 2015, mas nunca se qualificou para os Jogos Olímpicos.
Apenas uma atleta que ainda faz parte da equipa ao dia de hoje esteve envolvida nesses
resultados no Mundial, nomeadamente em 2015: a lateral direita Monika Kobylinska (CSM Bucuresti), que foi a melhor marcadora da Polónia no Women’s EHF EURO 2022 e a segunda melhor nos Qualifiers de 2024. Também a guarda-redes e segunda mais internacional do grupo, Adrianna Placzek (Issy Paris Hand SAS), a lateral Aleksandra Rosiak (SPR Lublin S.S.A.) ou mesmo a jovem atiradora Paulina Uscinowicz (TPSG Frisch Auf Göppingen e.V.), integram o lote de principais ameaças da armada polaca.
Pode adquirir bilhetes diários para a Ronda Preliminar e para o Main Round do Women’s EHF Euro 2024, para além dos packs já anunciados, que englobam, por exemplo, a totalidade dos jogos de um ou dois grupos da Ronda Preliminar num pavilhão à escolha, AQUI.
Women’s EHF Euro 2024
Calendário – Grupo C (hora portuguesa):
28.11.2024 – 17h00 – Espanha x Portugal, 30-24 (12-12)
30.11.2024 – 14h30 – Polónia x Portugal, RTP2
02.12.2024 – 19h30 – Portugal x França, RTP2
O Women’s EHF Euro 2024 terá lugar entre 28 de novembro e 15 de dezembro, na Áustria, Hungria e Suíça. Portugal vai defrontar França, Espanha e Polónia no Grupo C, em Basileia. Pode acompanhar o Campeonato da Europa na íntegra na RTP Play e os jogos de Portugal na RTP2.