Uma missão, 17 razões para acreditar. Está escolhida a convocatória final da Seleção Nacional A Feminina para o tão sonhado regresso ao Campeonato da Europa e divulgada por José António Silva esta terça-feira. A comitiva lusa vai reunir-se na próxima segunda-feira, dia 18 de novembro, para dar início ao derradeiro estágio de preparação, que passa novamente pelo Rio Maior Sports Centre. Serão nove dias intensos de trabalho com o foco nos três jogos que Portugal vai realizar na Ronda Preliminar, antes da partida para Basileia (Suíça), marcada para 26 de novembro. A estreia no Women’s EHF Euro 2024 será dois dias depois, frente à congénere da Espanha.
Já em solo helvético, Portugal disputará os três jogos do Grupo C no St. Jakobshalle, um recinto desportivo polivalente com capacidade para 6.500 pessoas. Os dois primeiros classificados do grupo seguirão para o Main Round, que vai decorrer em Debrecen (Hungria) e Viena (Áustria).
O grupo que vai representar Portugal na grande competição que se avizinha é uma verdadeira mistura entre experiência e juventude. Das 17 atletas escolhidas, apenas seis já ultrapassaram a marca redonda das 50 internacionalizações, numa curta lista liderada pela capitã, que já leva uma considerável e prestigiante vantagem: Bebiana Sabino (145), Isabel Góis (89), Mariana Lopes (70), Jéssica Ferreira (63), Patrícia Rodrigues (56) e Patrícia Lima (55).
Das restantes 11 internacionais, as únicas que já envergaram as Quinas em mais de trinta ocasiões foram Carolina Monteiro (36), Beatriz Sousa (33) e Ana Carolina Silva (33). Mariana Costa é atleta com menos memórias ao serviço da Seleção Nacional A Feminina e prepara-se para ultrapassar a dezena de internacionalizações neste Europeu (9), uma marca superada recentemente por Constança Sequeira (10) e Matilde Rosa (12).
O SL Benfica é o clube mais representado na convocatória, com seis atletas, já Madeira SAD (2), Colégio de Gaia Toyota e ADA São Pedro do Sul são os outros emblemas portugueses com atletas pertencentes aos seus quadros. Sete internacionais atuam no estrangeiro.
Convocatória da Seleção Nacional A Feminina para o Women’s EHF Euro 2024 (18/11 a 15/12/2024)
José António Silva acredita que o grupo agora definido apresenta um equilíbrio ideal para enfrentar esta competição e explicou ao pormenor as escolhas: “Qualquer convocatória para a Seleção Nacional é sempre muito complicada porque temos de considerar diversos fatores entre os quais, a condição física, as lesões, o momento de forma desportiva e, muitas vezes, as características das adversárias que temos pela frente. No caso da presente convocatória a tarefa é ainda mais complicada. De facto, para além dos fatores atrás apontados, como se trata de uma competição em concentração, com vários jogos e adversários com características diferentes, é necessário encontrar um lote de jogadoras equilibrado, que permita diferentes soluções quer do ponto de vista ofensivo quer do ponto de vista defensivo. Assim sendo, nesta convocatória procuramos encontrar um equilíbrio entre as atletas mais experientes e as mais jovens, assegurando também que temos atletas com as características certas do ponto de vista físico, para defrontar as nossas adversárias. Para além disso, como já foi referido, este grupo tem de proporcionar diferentes soluções do ponto de vista táctico, visto que as equipas contrárias colocam problemas distintos. Creio que nas 17 jogadoras agora convocadas encontraremos as soluções que pretendemos, sem prejuízo de que existem outras que poderiam entrar na convocatória. Foi uma escolha muito difícil, mas entendemos que conseguimos encontrar uma equipa equilibrada que pode desenvolver um bom trabalho.”
O Selecionador Nacional acredita que todas têm noção do peso desta chamada e do que está no horizonte da Seleção Nacional e fez ainda questão de reforçar o papel importante de outras internacionais que não constam na lista final: “Estas atletas são as representantes de um grupo de trabalho mais alargado, de todas as jogadoras que praticam Andebol em Portugal e em última análise do Andebol português. Todas elas têm a noção da responsabilidade que isso representa e estão muito comprometidas com a Seleção Nacional. Teremos ainda, como não podia deixar de ser, outras atletas que poderão ser chamadas a qualquer momento no caso de haver algum imprevisto com alguma das agora convocadas.”
Confiante e ambicioso para o que aí vem, José António Silva deixou uma garantia de trabalho e dedicação de todos os envolvidos neste regresso histórico ao Campeonato da Europa: “Por último gostaria de reafirmar o nosso compromisso de que tudo faremos para continuar a fazer evoluir a equipa e que, mesmo cientes da dificuldade da tarefa que nos espera, temos uma enorme ambição e a convicção de que podemos alcançar resultados positivos nesta prova tão importante para o Andebol português.Gostaria ainda de realçar o facto de toda a estrutura da Federação de Andebol de Portugal, apesar dos condicionalismos existentes, ter procurado criar as melhores condições possíveis para que nos possamos preparar devidamente.”
Pode adquirir bilhetes diários para a Ronda Preliminar e para o Main Round do Women’s EHF Euro 2024, para além dos packs já anunciados, que englobam, por exemplo, a totalidade dos jogos de um ou dois grupos da Ronda Preliminar num pavilhão à escolha, AQUI.
Women’s EHF Euro 2024
Calendário – Grupo C (hora portuguesa):
28.11.2024 – 17h00 – Espanha x Portugal, RTP2
30.11.2024 – 14h30 – Polónia x Portugal, RTP2
02.12.2024 – 19h30 – Portugal x França, RTP2
O Women’s EHF Euro 2024 terá lugar entre 28 de novembro e 15 de dezembro, na Áustria, Hungria e Suíça. Portugal vai defrontar França, Espanha e Polónia no Grupo C, em Basileia.