A Supertaça Feminina 2024 foi disputada na ilha da Madeira e quem ficou com o troféu foi a equipa da casa que, após um jogo de grandes emoções, conseguiu chegar ao comando e vencer este “tira-teimas” entre os dois emblemas mais mediáticos do andebol feminino nacional.
No Pavilhão do Funchal, as duas formações começaram bastante equilibradas – como era de esperar – e apesar do começo com bola do xadrez encarnado, foi Maria Duarte a marcar primeiro devido à defesa de Isabel Góis no primeiro ataque.
Na conversão de um livre de 7 metros, Patrícia Rodrigues empatou o jogo mas a formação de Sandra Fernandes conseguiu chegar rapidamente ao 1-3, com a ajuda da guarda-redes madeirense no setor mais recuado.
O SL Benfica conseguiu reduzir para a margem mínima e à passagem dos cinco minutos o jogo fluía entre um e dois golos de vantagem para o conjunto insular. Com bola para empatar, Eduarda Santos não conseguiu finalizar, mas um ataque falhado do adversário permitiu a ‘Duda’ a redenção (6-6).
Matilde Rosa lançou Ana Bolzan para o contra-ataque e, com 10 minutos volvidos, as encarnadas alcançaram o comando pela primeira vez. As madeirenses mostraram algum desacerto no setor ofensivo e Rita Campos deu dois golos à maior à sua formação (8-6).
Esgotado o primeiro quarto de hora, foi a vez da guardiã encarnada brilhar por duas ocasiões e negar o empate às madeirenses. Após mais de cinco minutos sem golos, no Funchal, Mornesa Tenda estabeleceu a igualdade e Luís Monteiro colocou o seu primeiro time-out na mesa.
Apesar da paragem, os dois golos à maior do adversário não foram evitados (8-10) com o SL Benfica a continuar a sentir grandes dificuldades no ataque mas, paulatinamente, as encarnadas recuperaram e chegaram ao empate (11-11) por Patrícia Rodrigues e, de seguida, ao comando recolhendo aos balneários em vantagem.
Intervalo: 12-11
Um parcial de dois golos abriu as hostilidades para a equipa encarnada, com o Madeira SAD a acusar alguma desconcentração no ataque (14-12). Giovana Moniz conseguiu encostar o jogo, novamente e, com sete minutos volvidos, o empate voltou a surgir, a 14 golos.
O encontro seguiu com alternâncias no marcador e Luís Monteiro utilizou o seu segundo cartão verde à passagem dos 10 minutos mas não conseguiu evitar os três golos de vantagem do adversário (15-18) – a maior registada até então.
Seguiram-se largos minutos sem golos até que o SL Benfica chegou à margem mínima mas um parcial das insulares levou o marcador a três de diferença (17-20) forçando à última paragem do técnico encarnado. O encontro acabou por manter o registo e, com o SL Benfica em desvantagem até ao final, houve espaço para apenas mais um golo.
Neide Duarte esteve em destaque como melhor marcadora do encontro com 8 golos.
Resultado Final: 18-20
Estiveram presentes na cerimónia de entrega de prémios, Vera Lopes, vice-Presidente da Federação de Andebol de Portugal, David Gomes, Diretor Regional do Desporto, Duarte Oliveira em representação da Câmara Municipal do Funchal, Bernardo Vasconcelos, Presidente da Associação de Andebol da Madeira e Alexandra Costa em representação do Conselho de Arbitragem da Federação de Andebol de Portugal.
Supertaça Feminina 2024
Calendário:
21.12.2024 – 17h30 – SL Benfica x Madeira SAD, 18-20 (12-11)