O Pavilhão do Funchal será o palco da Supertaça Feminina 2024, na atribuição do segundo troféu da época, sendo que a Supertaça Ibérica Feminina foi o primeiro, e a sorte não recaiu sobre nenhuma formação portuguesa, mas sim sobre o emblema espanhol Super Amara Bera Bera que se sagrou vencedor pela segunda vez consecutiva.
Nesta nova edição da Supertaça Feminina, o Campeão Nacional – SL Benfica – volta a enfrentar as insulares do Madeira SAD, detentoras da Taça de Portugal e vice-Campeãs Nacionais, naquele que será o terceiro embate entre os dois emblemas na nova época e um verdadeiro tira-teimas já que até agora se conta uma vitória para cada lado.
No histórico desta competição, as madeirenses são – de forma destacada – o emblema que mais conquistas tem, com 20 troféus no seu palmarés. No lado oposto, o SL Benfica conta com um menor número de Supertaças (4) mas parte com a ambição tradicional de vitória.
Os dois emblemas chegam a este embate após nove e dez rondas – para Madeira SAD e SL Benfica respetivamente – no Campeonato Nacional 1ª Divisão Feminina, com as águias a liderarem a tabela ao somarem 29 pontos. Já o Madeira SAD encontra-se na terceira posição, a um ponto do CJ Almeida Garrett (10 jogos), que é atualmente o segundo classificado. Nesta prova, as duas equipas já se encontraram por uma ocasião, no terreno do SL Benfica, e o emblema de Luís Monteiro alcançou uma vitória incontestável. Ao passo que na Supertaça Ibérica, quem sorriu com a conquista do bronze foi o Madeira SAD.
Luís Monteiro, técnico do SL Benfica não espera facilidades e demonstra ter o adversário bem estudado para conseguir levar a melhor: “Espero um jogo bastante difícil, em diferentes momentos e em diferentes zonas do campo, digamos assim. O Madeira SAD apresenta uma defesa com boa envergadura, duas pivôs que sabem defender muito bem. Segundas defensoras que gostam de contactar e uma guarda-redes que esteve agora no Europeu e é uma jogadora também diferenciada na sua estrutura. Normalmente, apresentam um 6-0 que cria dificuldades aos oponentes, e nós tentaremos ultrapassá-las. Depois, no ataque organizado, tem uma central bastante organizadora, pontas boas finalizadoras. Envergadura na zona de pivô, temos de prever bem esse aspeto, e depois mais remate à esquerda e mais trabalho de um contra um à direita. Portanto, sabemos bem aquilo que nos espera, e vamos trabalhar sobre estes aspetos e tentar ultrapassá-los, que é o nosso objetivo”,
Sandra Fernandes, treinadora do Madeira SAD, reconhece or argumentos do adversário nesta disputa e não acredita na vantagem caseira já que o SL Benfica tem fãs em todo mundo: “A Supertaça é uma competição muito particular onde frente a frente estará o vencedor da Taça e o vencedor do Campeonato. Este ano agendada para uma data diferente visto que, por norma, é uma prova de início de temporada, colocará frente a frente o Benfica e a nossa equipa. Temos plena consciência que será um jogo muito difícil, perante a atual Campeã Nacional e a equipa que neste momento domina o andebol feminino nacional. O Madeira SAD entra nesta competição com objetivo de vencer, sabendo que não somos os favoritos, sabendo que não temos os mesmos argumentos do nosso adversário, mas acreditando que quando estivermos em campo, vamos fazer de tudo para vencer o jogo, e trazer mais um troféu para a Região, que nos foge há quatro épocas. Este ano o Benfica e a SAD, defrontaram-se duas vezes, como uma vitória para cada lado. Tenho plena consciência do trabalho que temos feito, embora venhamos de um período grande, sem competição regular, o que pode trazer alguns problemas. No entanto, acredito nas minhas atletas, acredito no nosso trabalho e sei que independentemente do resultado final, este grupo vai honrar a camisola que veste e clube que representa. Espero sinceramente que seja um bom momento para o andebol feminino nacional e que o espetáculo atraia muitos adeptos. O facto de jogarmos na Madeira, pois a organização é da Associação de Andebol da Madeira, não nos coloca numa situação de vantagem, pois toda a gente sabe que a “marca” Benfica reúne adeptos em todo o mundo. Vamos lutar para vencer a melhor equipa portuguesa dos últimos três anos, sem medos mas com muito respeito. Era excelente terminarmos o ano de 2024 com mais uma conquista para o Andebol da Madeira.” – terminou.
A Supertaça Feminina 2024 terá lugar no Pavilhão do Funchal, este sábado, 21 de dezembro, pelas 17h30, e conta com transmissão em direto na RTP2.
Os bilhetes que foram disponibilizados a partir de 16 de dezembro já se encontram esgotados.
As acreditações podem ser pedidas AQUI até ao dia 20 de dezembro.
Supertaça Feminina 2024
Calendário:
21.12.2024 – 17h30 – SL Benfica x Madeira SAD, RTP2