O Comité Executivo da EHF esteve reunido na passada sexta-feira, em Viena, para a sua quinta e última reunião do presente ano civil, onde foram tomadas várias decisões que terão um impacto no desenvolvimento do Andebol europeu em 2025 e nos anos seguintes.
O Executivo votou a favor da introdução de uma competição de Andebol para jovens clubes da EHF a partir de 2025. Na sequência de uma análise de mercado positiva em 2024 e de uma confirmação do apoio dos clubes masculinos, foi dada luz verde ao projeto.
Estão previstos quatro torneios com quatro equipas de sub-18 cada, com os respectivos vencedores a qualificarem-se para o torneio final, que deverá decorrer em paralelo com o TruckScout24 EHF FINAL4 2025, em Colónia.
Os atuais 16 clubes da Machineseeker EHF Champions League têm o primeiro direito de participar. A final será disputada antes do jogo de colocação 3/4 da TruckScout24 EHF FINAL4 na arena LANXESS.
Com a experiência da edição de estreia, o plano é introduzir um torneio semelhante para as equipas de clubes femininos a partir de 2026.
O Executivo decidiu atribuir a organização do Men’s U20 EHF Euro à Roménia, de 8 a 19 de julho de 2026, e o Men’s U18 EHF Euro, à Sérvia, de 29 de julho a 9 de agosto de 2026.
O Comité Executivo confirmou que o próximo EHF Beach Handball Champions Cup voltará a ser disputada no Porto Santo (Portugal) em 2025, pelo quarto ano consecutivo. O torneio deverá realizar-se entre 9 e 12 de outubro.
Além disso, o Executivo tomou nota do “EHF Beach Handball Think Tank”, que terá lugar em 20 e 21 de janeiro, em Viena, para discutir o futuro da modalidade. O grupo de reflexão visa realizar uma análise abrangente do estado atual das atividades de andebol de praia na Europa e estabelecer objetivos claros para o futuro.
Um projeto de calendário de competição para a época 2026/27 foi enviado no final de outubro a todas as federações e partes interessadas. Com o feedback obtido, o Executivo aprovou o calendário que continua a prever as semanas das seleções nacionais tal como estão atualmente agendadas.
O Executivo confirmou os dois anfitriões para o Women’s U17 EHF Championship (4-10 de agosto de 2025) e o Women’s U19 EHF Championship (12-20 de julho de 2025) do próximo ano. O evento W17 será disputado no Kosovo, enquanto o torneio W19 será disputado na Geórgia.
O Executivo confirmou também um novo sistema de jogo para a ronda preliminar dos Campeonatos da Europa de Jovens da Divisão B, baseado na participação de dez equipas, a partir de 2025. No novo sistema, as equipas permanecem num grupo e são divididas em dois grupos e jogam contra os participantes do outro grupo, excluindo a equipa que estava no mesmo pote no sorteio. Por conseguinte, cada equipa continuará a ter quatro jogos. No entanto, a distribuição dos dias de jogo e de descanso será mais equitativa em comparação com um sistema com dois grupos de cinco equipas.
Na sua reunião de setembro, o Comité Executivo tinha aprovado o desenvolvimento de um Programa de Qualidade da EHF e a cooperação com a empresa de testes de equipamento desportivo Sports Labs. O Comité Executivo confirmou agora a primeira fase do programa, a ser lançada no início de 2025. Para tal, a EHF, em colaboração com a Sports Labs, desenvolverá uma norma de ensaio para bolas de treino e de jogo. Os fabricantes de equipamentos desportivos serão convidados a submeter as suas bolas de mão a testes de acordo com esta norma e a obter a aprovação do seu equipamento pela EHF.
O Comité Executivo tomou a decisão de que todas as futuras competições europeias de Andebol em Cadeira de Rodas sejam disputadas no formato de quatro jogadores. Esta decisão visa também apoiar os esforços da Federação Internacional de Andebol (IHF) para que esta vertente adaptada da modalidade faça parte do programa desportivo dos futuros Jogos Paralímpicos.
Como parte integrante da reunião, o Executivo da EHF recebeu atualizações pormenorizadas relacionadas com os temas e atividades em curso da federação.
O EHF Masterplan, destinado a apoiar os projetos de base das federações membros, continua a suscitar interesse. Foram assinados 16 acordos desde a implementação do esquema de desenvolvimento; e agora quatro acordos adicionais – com República Checa, Ilhas Faroé, Israel e a Sérvia.
Na sequência da reunião da Delegação Financeira no final de novembro, o Executivo recebeu uma atualização do atual orçamento de 2023/24, bem como uma nova previsão para o próximo ciclo de 2025/26.
A reunião foi encerrada com uma perspetiva das atividades previstas para o Final Weekend do Women’s EHF Euro, com enfoque para a abertura do Home of Handball, em Viena.