Já sem hipóteses de ambicionar um lugar no Main Round do Women’s EHF EURO 2024, prova onde regressou após um jejum de 16 anos, a Seleção Nacional A Feminina tem pela frente o duelo mais difícil do Grupo C, contra uma equipa candidata a vencer a competição: a poderosa França. Sem nada a perder, as Lusitanas querem sair de cena com a consciência tranquila de que deixaram tudo em campo, como aconteceu, por exemplo, no jogo passado frente à Polónia, que teve um desfecho profundamente inglório.
As gaulesas ocupam a primeira posição do Grupo C, com quatro pontos, depois de terem vencido Polónia (35-22) e Espanha (24-22), já com a passagem à próxima fase garantida. Campeã do Mundo em título, medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Paris2024 e no Women’s EHF EURO 2022, a França dispensa qualquer tipo de apresentações.
Portugal e França entram em campo a partir das 19h30 (hora portuguesa) desta segunda-feira, na St. Jakobshalle, em Basileia, um duelo que poderá acompanhar em direto na RTP 2.
Em antevisão a um confronto diante de um oponente que dispensa qualquer tipo de apresentações e está no Women’s EHF EURO 2024 para vencer o título, José António Silva diz que Portugal não vai entrar em campo com menos ambição e garante entrega total das Lusitanas. O Selecionador Nacional destacou ainda os pontos fortes das gaulesas:
“Nos dois jogos anteriores defrontámos equipas com recursos, historial e experiência internacional muito distintas da nossa. Estas questões são ainda mais evidentes quando abordamos o próximo jogo que disputaremos contra a campioníssima França. Como é conhecimento de todos trata-se de uma equipa fortíssima, atual campeã do Mundo e vice-campeã olímpica, pelo que a nossa tarefa é muito complicada. Pela nossa parte, abordaremos o jogo com a mesma mentalidade e ambição que temos feito, lutando por cada bola e pelo resultado. Estamos focados na resolução dos problemas que temos sentido, que decorrem provavelmente da nossa falta de competição com este nível de oposição, e por isso mesmo temos que ser ainda mais competentes e rigorosos na abordagem a algumas fases de jogo em que temos sido pouco eficazes. Será um jogo em que temos de ser muito fortes na recuperação defensiva e no nosso processo ofensivo, já que as transições ofensivas por parte do nosso adversário são uma arma poderosíssima. A equipa encontra-se bem e motivada para realizar um último jogo de bom nível confirmando os indicadores que nos permitem augurar um futuro com sucesso.”
A França é indiscutivelmente a força dominante do Andebol feminino nos últimos anos a par com a Noruega e uma das principais favoritas a erguer o troféu em Viena.
Les bleus estiveram presente nas três últimas edições dos Jogos Olímpicos, tendo mesmo tocado o céu em Tóquio2020. No último Campeonato da Europa ficaram em 4.º lugar mas, antes disso, haviam disputado duas finais consecutivas, tendo conquistado o título em casa em 2018. Entre as 24 equipas, a França é a quarta com mais medalhas conquistadas entre Europeus, Mundiais e Jogos Olímpicos (14) e a segunda se contabilizarmos apenas aquelas conquistas no século XXI (13), atrás da Noruega (21).
No Women’s EHF EURO 2024, algumas equipas não contam com grandes nomes que se retiraram após os Jogos Olímpicos. No entanto, a França não foi afetada nesse aspeto, mas Olivier Krumbholz, treinador responsável por todos os êxitos recentes da equipa, reformou-se e foi substituído por Sébastien Gardillou. O facto de o plantel gaulês não ter mudado, em contraste com tantas outras seleções presentes, pode significar um sucesso pleno na prova que decorre na Suíça, Áustria e Hungria.
É uma equipa liderada por algumas das estrelas mais consagradas da modalidade, com adições recentes como a central Léna Grandveau, eleita Jovem Jogadora do Ano pela Federação Internacional de Andebol (IHF). A lateral esquerda Estelle Nze Minko (Györi Audi ETO KC) e a guarda-redes Laura Glauser (FTC-Rail Cargo Hungaria) foram nomeadas para as All-Star Teams do Campeonato do Mundo de 2023 e dos Jogos Olímpicos. A ponta Chloé Valentini (Metz Handball) e a pivô Sarah Bouktit (Metz Handball) fizeram parte da Equipa do Ano dos EHF Excellence Awards para 2023/24, com Valentini também na lista de finalistas para MVP da temporada.
É preciso recuar até 1988 para encontrar o único jogo oficial entre Portugal e França, que decorreu na cidade de Dreux e terminou 22-13 para as gaulesas, a contar para o – já extinto – Mundial do Grupo-C.
Pode adquirir bilhetes diários para a Ronda Preliminar e para o Main Round do Women’s EHF Euro 2024, para além dos packs já anunciados, que englobam, por exemplo, a totalidade dos jogos de um ou dois grupos da Ronda Preliminar num pavilhão à escolha, AQUI.
Women’s EHF Euro 2024
Calendário – Grupo C (hora portuguesa):
28.11.2024 – 17h00 – Espanha x Portugal, 30-24 (12-12)
30.11.2024 – 14h30 – Polónia x Portugal, 22-21 (11-10)
02.12.2024 – 19h30 – Portugal x França, RTP2
O Women’s EHF Euro 2024 decorre entre 28 de novembro e 15 de dezembro, na Áustria, Hungria e Suíça. Portugal está no Grupo C com França, Espanha e Polónia, em Basileia. Pode acompanhar o Campeonato da Europa na íntegra na RTP Play e os jogos de Portugal na RTP2.