Campeonato Nacional 1ª Divisão Feminina: Águias voltam a voar no Campeonato

SL Benfica reage à última derrota e segue líder, depois de vencer CJ Almeida Garrett em casa; CA Leça e Alavarium Love Tiles dividiram pontos e Colégio de Gaia Toyota conquistou a primeira vitória da temporada.

O arranque de 2025 trouxe consigo quatro dos cinco jogos referentes à Ronda 11 do Campeonato Nacional 1ª Divisão Feminina, onde houve um pouco de tudo. A abertura da jornada terminou com uma igualdade a 21 golos, entre CA Leça e Alavarium Love Tiles. A formação de Leça da Palmeira somou o quarto empate da temporada e segue na sétima posição com 16 pontos em 10 jogos, perseguido pelas aveirenses que dispõe do mesmo número de pontos também com uma dezena de encontros disputados.

O Colégio de Gaia Toyota conquistou a primeira vitória da época na receção ao CDE Gil Eanes, depois de uma segunda parte competente da formação de Paula Marisa Castro – que teve em Bebiana Sabino e Diana Oliveira as mulheres-golo, com seis golos cada – a reviravolta aconteceu, depois do 11-13 ao intervalo. Do outro lado, os 14 minutos em inferioridade numérica dificultaram a tarefa das comandadas de Sofia Osório que, apesar do desaire, seguem na sexta posição com 18 pontos conquistados.

A ADA São Pedro do Sul alcançou a quarta posição depois de se superiorizar na receção ao SIR 1º de Maio e vencer por 18-31. As marinhenses ocupam o penúltimo lugar da tabela classificativa com 15 pontos em 11 jogos disputados.

O SL Benfica retificou o empate sofrido em Vila Nova de Gaia, em casa do CJ Almeida Garrett, esta noite ao vencer as gaienses por 35-24. Depois de um arranque equilibrado, as águias voaram para a vitória e reagiram à derrota do primeiro troféu da época, que caiu para o Madeira SAD no passado dia 21 de setembro.

SL Benfica – CJ Almeida Garrett

Maria Unjanque inaugurou o marcador, mas Julita Jablonska assinou a primeira cambalhota no marcador (2-3). Sem esquecer o empate registado em Vila Nova de Gaia, o SL Benfica aproveitou um período em superioridade numérica para igualar e, pouco mais tarde – já em igualdade -, as águias somaram dois golos de vantagem (5-3) através de Maria ‘Duda’ Santos, à chegada do minuto 10′.

O CJ Almeida Garrett apostou no 7×6 e fez golo através de Leonor Antunes (5-4) mas bastaram alguns erros no ataque das gaienses para as encarnadas dobrarem a diferença no marcador (8-4) e ‘obrigarem’ Luís Santos a usar o primeiro time-out do encontro. Apesar da paragem, o SL Benfica seguiu superior e fez o décimo golo por Sofia Ferreira (ex-CJAG).

Só aos 16 minutos as forasteiras voltaram a ultrapassar Matilde Rosa (10-5). O bom momento da guardiã algarvia na baliza encarnada aliado à eficácia nos contra-ataques da ponta direita brasileira – Duda Santos – elevaram a vantagem do SL Benfica para oito golos, a cerca de dez minutos do descanso. No outro extremo do campo, a – também brasileira – Ana Bolzan festejou o primeiro golo da conta pessoal e colocou a diferença em nove (17-8).

Intervalo: 18-9

O segundo tempo reservou maior equilíbrio, mas sempre com domínio encarnado. Mariana Silva, guardiã do CJ Almeida Garrett e internacional jovem por Portugal, negou a diferença da dezena de golos no frente a frente com Ana Bolzan mas antes do décimo minuto da segunda parte os dez golos de diferença acabaram por surgir (20-10).

Com um ritmo de jogo muito mais pautado, os golos passaram a ser mais raros no Pavilhão N2 da Luz. Sensivelmente a 15 minutos do apito final, Maria Unjanque fez o sétimo golo da conta pessoal (27-16). A vantagem do SL Benfica permaneceu entre os dez e onze golos, até que Leonor Gonçalves conseguiu devolver os nove golos de diferença ao marcador (30-21) – que não se registava desde o intervalo – à passagem do minuto 52′.

A vitória não escapou às comandadas de Luís Monteiro, que somam o 10.º triunfo em 11 jogos disputados na competição e seguem na liderança. O CJ Almeida Garrett permanece na segunda posição com 26 pontos (mais dois pontos e dois jogos que Madeira SAD, 3.º classificado).

Resultado Final: 35-24

A Ronda 11 do Campeonato Nacional 1ª Divisão Feminina termina no próximo dia 8 de janeiro quando os caminhos de Madeira SAD e ABC de Braga OBO se cruzarem no Pavilhão do Funchal. Jogo para acompanhar em direto na andeboltv.

Campeonato Nacional 1ª Divisão Feminina
Fase Regular
11ª Jornada
04.01.2025 – 16h00 – CA Leça x Alavarium Love Tiles, 21-21 (12-12)
04.01.2025 – 18h30 – Colégio de Gaia Toyota x CDE Gil Eanes, 26-21 (11-13)
04.01.2025 – 19h00 – SIR 1º de Maio x ADA São Pedro do Sul, 18-31 (9-16)
04.01.2025 – 21h00 – SL Benfica x CJ Almeida Garrett, 35-24 (18-9)
08.01.2025 – 19h30 – Madeira SAD x ABC de Braga OBO, andeboltv

Patrocinadores Institucionais