2025 acabou de chegar e com ele trouxe a 11.ª jornada do Campeonato Nacional 1ª Divisão Feminina, que traz vários duelos de cartaz, a maior parte deles agendados para este sábado, dia 4 de janeiro. Desde logo, o embate entre o líder SL Benfica e o perseguidor direto CJ Almeida Garrett (2.º), que assume o cariz de Jogo da Semana, agendado para as 21h00. O Madeira SAD (3.º) espreita uma ultrapassagem no pódio na receção ao ABC de Braga OBO (4.º), no único duelo que vai decorrer de forma tardia (dia 8 de janeiro às 19h30).
A Ronda 11 abre com a visita do Alavarium Love Tiles (7.º) ao CA Leça (9.º), dois emblemas que possuem os mesmos 14 pontos. O último classificado Colégio de Gaia Toyota (10.º) quer evitar a sexta derrota seguida no campeonato e tem encontro marcado com o CDE Gil Eanes (6.º), que já não vence há duas jornadas. Às 19h00 é a vez do SIR 1º de Maio (8.º) receber a ADA São Pedro do Sul (5.º).
O empate a 25 golos na segunda jornada, a 1 de setembro, é o mote perfeito para antever um duelo entre as duas equipas melhor colocadas no Campeonato Nacional 1ª Divisão Feminina. Desde essa altura, as duas equipas caminharam de forma sólida, jornada após jornada, e voltam a reencontrar-se depois de um período de paragem. As campeãs nacionais chegam com o orgulho ferido e procuram reagir à derrota na Supertaça Feminina, ao passo que a turma de Vila Nova de Gaia ganhou moral na mais recente vitória a contar para a Taça de Portugal contra o AC Vermoim (14-40).
Do lado encarnado, Luís Monteiro, líder do SL Benfica, afirma que a segunda parte da Supertaça foi abaixo do esperado e deixou elogios ao atual perseguidor direto: “[O CJ Almeida Garrett] É a equipa que até ao momento nos conseguiu surpreender efetivamente no campeonato. Empatámos com esta equipa e de resto somamos por vitórias todos os jogos disputados. Apesar do empate não nos causar mossa para a Fase Final, porque como levamos metade dos pontos, perder um não significa nada em termos classificativos e é assim que nos queremos manter. É uma equipa muitíssimo bem orientada na minha opinião, com o modelo de jogo mais construído, principalmente nas tarefas ofensivas, tem muitas variáveis, faz transição com mais uma jogadora tendo a guarda-redes, isto é um exemplo de algo que mais nenhuma equipa faz no nosso campeonato e o mérito é do treinador Luís Santos. Mas é uma equipa que conhecemos bastante bem. (…) Temos feito um campeonato com uma média de 20 golos sofridos por jogo, o que é muito significativo, e no jogo com o Madeira SAD em casa sofremos 17. Mas também é verdade que neste último jogo da Supertaça na Madeira tivemos uma segunda parte muito abaixo daquilo que são as nossas capacidades no ataque. Temos de ganhar todos os jogos em que só sofremos 20 golos e, portanto, temos que procurar aqui um equilíbrio entre o explorar das características da defesa do CJ Almeida Garrett e limitar as suas ações ofensivas.”
Já Luís Santos, treinador do CJ Almeida Garrett, vê o primeiro grande teste do novo ano como uma oportunidade: “Começamos 2025 com um grande desafio, mas também com uma enorme ambição. Vamos defrontar a equipa atual campeã nacional, que está recheada de jogadoras de qualidade. Temos trabalhado arduamente para competir com grandes equipas e esta é mais uma oportunidade para mostrarmos o nosso valor. Que 2025 seja um ano fantástico para o andebol português, em particular para o andebol feminino.”
O Jogo da Semana entre SL Benfica e CJ Almeida Garrett arranca às 21h00 deste sábado e contará com transmissão em direto na BTV.
Campeonato Nacional 1ª Divisão Feminina
Fase Regular
11ª Jornada
04.01.2025 – 16h00 – CA Leça x Alavarium Love Tiles, andeboltv
04.01.2025 – 18h30 – Colégio de Gaia Toyota x CDE Gil Eanes, andeboltv
04.01.2025 – 19h00 – SIR 1º de Maio x ADA São Pedro do Sul, andeboltv
04.01.2025 – 21h00 – SL Benfica x CJ Almeida Garrett, BTV / andeboltv (diferido às 22h30)
08.01.2025 – 19h30 – Madeira SAD x ABC de Braga OBO, andeboltv