EHF European Cup: Madeira SAD inicia Oitavos em casa

Insulares recebem as checas do Házená Kynžvart, este sábado, às 17h00 – transmissão em direto na andeboltv; Segunda mão joga-se no dia 18 de janeiro, em Lázně Kynžvart, na Chéquia.

Pouco mais de três meses depois, as emoções europeias estão de volta ao Funchal, desta vez para o jogo da primeira mão dos Oitavos de Final (Last 16) da EHF European Cup, contra o Házená Kynžvart. É já este sábado, dia 11 de janeiro, às 17h00, que as insulares vão tentar derrubar o emblema oriundo da Chéquia para ficarem mais perto de repetir o feito de 2022/2023, quando alcançaram os Quartos de Final da terceira prova da hierarquia da Federação Europeia de Andebol (EHF) pela primeira e única vez até então. O Madeira SAD é atualmente a única equipa portuguesa ainda em contexto internacional.

O jogo contará com transmissão em direto na andeboltv. A segunda mão está agendada para o dia 18 de janeiro, às 15h00 (hora portuguesa), na pequena cidade de Lázně Kynžvart, na Chéquia.

O Házená Kynžvart é um emblema com história mas foi em 2021 que o andebol feminino atingiu o patamar mais alto da modalidade a nível interno, ao garantir presença na MOL Liga, uma competição que engloba dois países: Chéquia e Eslováquia. Desde então, chegou por duas vezes à Final da Taça da Chéquia e aos Oitavos de Final da EHF European Cup nas duas vezes em que participou. Esta época, o objetivo passa por fazer história e entrar no top-8 da prova.

Nesta altura, – e depois da mais recente vitória frente ao ABC de Braga – o Madeira SAD é segundo classificado do Campeonato Nacional 1ª Divisão Feminina, ao passo que o Házená Kynžvart ocupa o 5.º lugar da MOL Liga. A guarda-redes Sabrina Novotná, titular da seleção checa (que defrontou Portugal por duas vezes nos Qualifiers do Women’s EHF EURO 2024), é a principal figura deste emblema, pelo que se espera um reencontro fervoroso entre a atleta de 24 anos e a internacional portuguesa Isabel Góis, que regressou ao Madeira SAD há três épocas.

Em antevisão ao arranque dos Oitavos de Final, Sandra Fernandes, treinadora da equipa madeirense, antevê um duelo combativo contra uma equipa que tem surpreendido nos últimos anos, tanto a nível interno como na Europa: “Nesta altura da competição já não há equipas fáceis. Vamos defrontar uma equipa muito forte, com história na competição e que aposta forte quer em termos europeus, quer ao nível interno, onde é sem dúvida, uma equipa poderosa, pois há duas jornadas derrotou o líder da prova [MOL Liga]. Tem cinco internacionais no seu plantel, uma turca (Betul Karaarcian), uma montenegrina (Marija Bozovic), uma ucraniana (Sofia Bezrukova) e duas checas, Marie Poláková, a melhor marcadora da equipa e Sabrina Novotná, esta última, uma guarda-redes que foi das melhores no seu posto no último Europeu. Esperamos um jogo muito complicado, sabendo os pontos fortes do nosso adversário, estando a trabalhar no sentido de os podermos travar. Será um duelo físico também elevado e vamos tentar explorar os pontos menos fortes que apresentam. A nossa equipa, como sempre, nunca se dá por vencida e vamos entrar em campo com vontade de vencer esta primeira mão da eliminatória. Contamos com o nosso oitavo jogador, pois acreditamos que os adeptos madeirenses nos vão ajudar para mais uma página histórica da equipa e da Região.”

EHF European Cup
Last 16 – 1ª Mão:
11.01.2025 – 17h00 – Madeira SAD x Házená Kynžvart, andeboltv
Last 16 – 2ª Mão:
18.01.2025 – 15h00 – Házená Kynžvart x Madeira SAD

Patrocinadores Institucionais