Faltam pouco mais de 24 horas para soar da buzina do início da caminhada de Portugal na 29.ª edição do IHF World Championship 2025 e o primeiro adversário será os Estados Unidos da América, no Grupo E.
Os Heróis do Mar chegaram esta terça-feira a Oslo, cidade sede do Mundial para o conjunto de Paulo Pereira, após terem ultimado os preparativos em Rio Maior. Apesar do resultado no particular com França, que antecedeu esta participação no Campeonato do Mundo, Portugal está pronto para virar a página e começar um novo capítulo.
A grande novidade do dia é a integração do lateral Miguel Oliveira, capitão da Seleção Nacional sub-21, chamado por Paulo Pereira com o objetivo de antecipar alguma eventualidade do ponto de vista físico. O gigante de dois metros de altura e apenas 21 anos, vice-campeão europeu no escalão sub-20 por duas vezes (2022 e 2024), pertence aos quadros do FC Porto e pode atuar em qualquer posição na primeira linha, sendo ainda especialista no capítulo defensivo. Miguel Oliveira junta-se, assim, pela primeira vez aos Heróis do Mar e poderá fazer a estreia em absoluto ao serviço da Seleção Nacional A Masculina neste Mundial.
Alexandre Cavalcanti, internacional português, um esteio na defesa lusa que atualmente joga na Alemanha, no MT Melsungen – adversário do FC Porto na EHF European League e líder da LIQUI Moly Bundesliga – aborda a mudança de chip no seio da Seleção Nacional:
“Foram dois jogos muito importantes para nós, bons testes que tivemos com duas boas equipas. No primeiro creio que entrámos muito bem, depois mantivemos o nível, mas acabámos por ganhar por um só. Contra a França também foi um bom jogo, no sentido em que não começámos tão bem, mas conseguimos reerguer-nos e lutar até o final. Creio que a equipa está bem, estamos todos bem fisicamente, temos treinado de forma positiva e o primeiro jogo contra os Estados Unidos da América vai ser importante para começarmos da melhor forma o campeonato.“
Há dois anos – no Mundial realizado na Polónia e Suécia – os norte-americanos tiveram a melhor performance apesar do resultado final alcançado (20.º), imediatamente após a sua participação no Gjensidige Cup. Neste torneio, Portugal e Brasil foram também os convidados da anfitriã Noruega e acabaram por vencer o único duelo contra os Estados Unidos da América por uns esclarecedores 27-39. Apesar da escassa informação sobre este adversário, os lusos seguem motivados na procura de uma estreia de sonho.
O lateral analisou este primeiro adversário de Portugal contra o qual encaixou cinco golos em 2023:
“Acho que vai ser jogo chave, no sentido em que temos obrigatoriamente de o ganhar. Sabemos que temos melhor qualidade que os Estados Unidos da América e, por isso mesmo, temos que entrar em campo concentrados para vencer o jogo. Não só porque, teoricamente, somos mais fortes, mas como é o primeiro jogo do Mundial, é sempre importante e acho que a equipa preparada para alcançar a primeira vitória.”
Portugal irá ter uma fase de grupos em crescendo em termos de grau de dificuldade, na teoria – com Estados Unidos da América, Brasil e Noruega – e começar da melhor forma é o foco dos pupilos de Paulo Pereira neste arranque da 29.ª edição do IHF Men’s World Championship. Alexandre Cavalcanti fez uma breve análise do grau de dificuldade que este grupo apresenta, tendo em conta os últimos resultados com estas seleções:
“Os jogos dos Estados Unidos da América, Brasil e Noruega, teoricamente, são a subir de nível, digamos assim, e acho que temos que pensar positivo nesse sentido. E, como eu disse, entrar para ganhar o primeiro jogo. Depois, o Brasil já é teoricamente mais difícil. Os dois primeiros jogos, acho que vão ser importantíssimos, como é óbvio, mas temos que entrar para ganhar em cada um deles e acho que é essa a mentalidade que temos de ter durante todo o Mundial.“
Recorde-se que Portugal irá disputar o Grupo E, juntamente com a anfitriã Noruega, Estados Unidos da América e Brasil, entre 15 e 19 de janeiro, na Unity Arena. O encontro inaugural fica a cargo dos Heróis do Mar e da formação do Uncle Sam (15), pelas 17h00, e com transmissão na RTP2.
Com Robert Hedin ao leme – e em clara ascensão – a seleção norte-americana recebeu um wildcard para estar presente no IHF Men’s World Championship 2025 e tem bem presente o 20.º lugar alcançado na última edição (Polónia/Suécia 2023), naquela que foi a melhor prestação de sempre na prova. Apesar de ficar no final do top-20 poder parecer pouco (devido ao alargamento da prova), os americanos deram um grande passo ao terem quebrado uma série de 23 derrotas seguidas e alcançado as duas primeiras vitórias em Mundiais, depois de quase 50 anos de espera: desde a estreia em 1964, passando por todas as participações (1970, 1974, 1993, 1995 e 2001) que nunca antes se tinha assistido a um triunfo americano.
2023 foi um ano histórico para o andebol dos Estados Unidos da América e os sonhos são agora cada vez maiores. Para além das duas vitórias no Mundial (contra Marrocos e Bélgica) houve também um inédito quarto lugar nos Jogos Pan-Americanos, apenas atrás dos poderosos Argentina, Brasil e Chile – e a medalha de bronze ficou perto, depois de uma derrota por 27-28 contra os chilenos. No Campeonato da América do Norte e Caraíbas deste ano (2024 NACHC Men’s North America and the Caribbean Championship) os americanos ficaram na 4.ª posição mas apresentaram-se sem as principais figuras.
Em preparação para os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028, o IHF Men’s World Championship 2025 é visto como uma espécie de “trampolim” para a equipa de Robert Hedin. No Grupo E, os Estados Unidos da América são claramente os underdogs mas prometem dificultar a tarefa dos três favoritos, a começar por Portugal.
Key players: Andrew Donlin (pivô, 32 anos, San Francisco CalHeat), Aboubakar Fofana (lateral esquerdo, 28 anos, Valence HB), Pal Merkovszky (guarda-redes, 24 anos, Komlói BSK)
Histórico na competição: 1964: 16.º lugar, 1970: 16.º lugar, 1974: 16.º lugar, 1993: 16.º lugar, 1995: 21.º lugar, 2001: 24.º lugar, 2023: 20.º lugar
IHF Men’s World Championship 2025
Calendário – Grupo E
15.01.2025 – 17h00 – Portugal x Estados Unidos da América, RTP2
17.01.2025 – 17h00 – Portugal x Brasil, RTP2
19.01.2025 – 19h30 – Noruega x Portugal, RTP2
O IHF Men’s World Championship 2025 terá lugar entre 14 de janeiro a 2 de fevereiro, na Croácia, Dinamarca, Noruega e os bilhetes estão disponíveis AQUI. Para consultar o horário completo do Campeonato do Mundo de 2025 basta clicar aqui.