O torneio “Rencontres Internationales Handball”, cuja organização é da responsabilidade do Handball Club Châtellerault, decorre entre os dias 17 e 19 de janeiro e conta com a presença da Seleção Nacional de Andebol em Cadeira de Rodas e, ainda, com a participação de quatro emblemas na vertente de indoor, entre as quais o FC Porto. Apesar do torneio terminar apenas no domingo, chegou ao fim a participação dos lusos este sábado com o segundo jogo diante da França.
A primeira vantagem do encontro foi gaulesa, mas Rodrigo Vieira respondeu (2-1) e Portugal ia mostrando notas de que queria inverter o resultado do primeiro dia. Fatih Cuhadar ia-se afirmando como a maior arma francesa e contribuiu para o triunfo gaulês no primeiro tempo por 11-6.
Os lusos entraram mais fortes nos segundos 10 minutos e chegaram ao 0-2 com golos de José Pinto e Luís Silva. O suspeito do costume – Fatih Cuhadar – colocou os franceses na frente mas Gabriel Miranda, com apenas 16 anos, vestiu a capa de herói e ajudou Portugal a vencer o primeiro set do torneio, com o golo d’ouro (5-6*).
Seguiu-se o terceiro período que, tal como o segundo, foi dotado pelo equilíbrio. Após sucessivas igualdades, Rodrigo Vieira viu o cartão vermelho – por sequência da segunda sanção – e Fatih Cuhadar aproveitou para assinar um golo de dois pontos (5-3). Fábio Pereira reduziu (5-4) mas novamente o gaulês, desta vez de costa a costa, fez a diferença e carimbou o resultado final (7-4).
Resultado Final: 2-1
Houve ainda tempo para nova demonstração de shoot-outs onde Portugal começou melhor (0-3) mas acabou por ver os gauleses sorrirem (6-5).
Danilo Ferreira, Selecionador Nacional, considera que o principal objetivo proposto para este estágio e torneio foi cumprido:
“Nós tínhamos como proposta para este torneio trazer caras novas à Seleção, dar-lhes experiência internacional e perceber como é que eles respondiam dentro de um cenário que não estão habituados. Tendo isto em conta, podemos dizer que conseguimos cumprir os objetivos. Os atletas conseguiram ter muito tempo de jogo. (…) A nível desportivo… não foi como gostamos porque gostamos sempre de ganhar. Tratando-se de jogos amigáveis, os resultados ficam sempre um pouco para segundo plano por isso definimos diferentes objetivos para este estágio e torneio. (…) Durante alguns momentos do jogo, os atletas acusaram alguma pressão e cometeram erros que não se pode cometer neste nível. Claro que faz parte da falta de experiência internacional, que só se adquire em jogos e torneios. No global, podemos dizer que foi bastante positiva a participação no Rencontres Internationales Handball porque os atletas conseguiram perceber o que é jogar pela Seleção Nacional.”
Rencontres Internationales Handball
Calendário
17.01.2025 – 13h15 – França x Portugal, 3-0 (4-3; 7-3; 9-3)
18.01.2025 – 15h30 – França x Portugal, 2-1 (11-6; 5-6*; 7-4)