A Seleção Nacional A Masculina regressou ao trabalho, em Rio Maior, na antecâmara de preparação do Campeonato do Mundo, que terá lugar na Croácia, Dinamarca, Noruega entre 14 de janeiro e 2 de feveireiro.
Antes do arranque frente aos Estados Unidos da América, no dia 15 de janeiro, na Unity Arena, Portugal tem pela frente uma semana de alto nível em Rio Maior, com sessões de treino bi-diárias, divididas entre ginásio e pavilhão. Neste começo, no centro do país, Paulo Pereira chamou Ricardo Brandão por troca com Alexis Borges, que por motivos pessoais não pôde comparecer ao início de estágio e se encontra fora das opções do Selecionador Nacional.
No dia 8 de janeiro segue-se a partida para Strasbourg, onde o conjunto luso participará no Tournoi de France, com dois jogos de cariz particular, entre 9 e 10 de janeiro, frente à Chéquia e à anfitriã França. Portugal ainda regressa ao solo nacional para alinhar os últimos processos antes da viagem para Oslo, na Noruega, e quem planeia também viajar e cumprir um sonho é João Gomes, lateral de 22 anos, que alinha pelo Sporting CP e pelos Heróis do Mar, um dos três estreantes em competições internacionais de seleções, como Ricardo Brandão e Diogo Valério.
O lateral cumpre a sua segunda época de leão ao peito, a sua primeira transferência, já que alinhou pelo Águas Santas desde os Bambis em 2010/2011. Sobre este sonho de participar numa fase final, João Gomes assume que: “Fico muito contente por poder fazer parte deste grupo. Acho que era um dos meus objetivos desde que jogo andebol mais seriamente e, sem dúvida, é um orgulho. Como participava nas seleções mais jovens, sempre foi um objetivo. Claro que nem sempre conseguimos atingir todos os nossos sonhos, mas era um objetivo muito grande que tinha, trabalhei para isso e sinto-me contente por poder realizá-lo.”
Sobre os dias de trabalho já realizados em Rio Maior, o internacional português, realça os aspetos positivos: “Sinto que estamos a trabalhar bem e agora estamos em estágio seguido até ao Mundial… Acho que temos de ter boas ambições, de conseguir passar no grupo já com boas perspetivas para ficarmos bem colocados no Main Round.”
João Gomes, abordou ainda o seu percurso nas camadas jovens, onde conquistou uma medalha de prata em solo nacional no M20 EHF Euro 2022 e como isso também o fez sentir um Herói do Mar: “Felizmente tive a possibilidade de participar em várias competições nas camadas mais jovens e sentir o que é jogar por Portugal e ter tanto a pressão como o privilégio de poder envergar a camisola por várias ocasiões.”
O atleta da Seleção Nacional acredita que o mindset deve ser o mesmo em todas as participações em fases finais do início ao fim e que Portugal deve ir jogo a jogo com a mesma ambição: “Penso que temos de encarar todos os jogos, tanto contra as seleções mais acessíveis, como as mais fortes, com o objetivo de ganhar. Claro que sabemos que existem seleções muito fortes que têm tido bons resultados, como a França, a Dinamarca e – agora nos Jogos Olímpicos – a Eslovénia e a Hungria mas acho que temos que nos focar em ganhar todos os jogos, que acho que é isso que nos faz evoluir e levar a patamar acima.”
Convocatória da Seleção Nacional A Masculina para o estágio em Rio Maior e Tournoi de France atualizada (28/12/2024 a 11/01/2025)
Tournoi de France
Calendário:
09.01.2025 – 19h00 – Chéquia x Portugal, handballtv
10.01.2025 – 20h10 – França x Portugal, handballtv
O IHF Men’s World Championship 2025 terá lugar entre 14 de janeiro a 2 de fevereiro, na Croácia, Dinamarca, Noruega e os bilhetes estão disponíveis AQUI. Portugal vai defrontar Estados Unidos da América, Brasil e Noruega no Grupo E, em Oslo.