Seleção Nacional A Masculina: Fábio Magalhães parte para o Campeonato do Mundo com ambição renovada

Portugal na última fase de preparação em Rio Maior e Fábio Magalhães é o rosto da resiliência dos Heróis do Mar, com 183 internacionalizações A, o maior número de um atleta no ativo.

É o penúltimo dia do conjunto português em solo nacional antes da partida para França e é com muito foco que a turma de Paulo Pereira se mantém. A formação lusa partirá para o Porto, esta terça-feira, e no dia seguinte viajará para Strasbourg, em França, para a disputa do Tournoi de France, onde irão defrontar a Chéquia no dia 9 de janeiro pelas 19h00 e no dia seguinte a anfitriã, às 20h10 (horas portuguesas). A transmissão estará a cargo da handballtv.

Antes da partida, Portugal contou com diversas sessões de trabalho, divididas nos vários dias que esteve em Rio Maior antes de rumar ao norte do país. Quem faz parte desta comitiva é Fábio Magalhães, o internacional português com mais experiência, e que conta com 183 internacionalizações A.

“É uma experiência interessante. Há muitos anos, estive do outro lado, agora é curioso estar com este grupo de atletas com tanta qualidade e que têm feito coisas extraordinárias. Por isso é com muito orgulho, sempre que represento a Seleção, e o facto de ser o mais experiente apenas me dá mais orgulho e que poder continuar a contribuir.”

Corria o ano de 2008, quando o lateral esquerdo fez a sua estreia com a formação das Quinas, frente à Suíça num jogo particular. Passaram-se 17 anos desde então… Curiosamente o mesmo número de internacionalizações que faltam a Fábio Magalhães para chegar às 200.

“Quando comecei, claro que não era o que eu imaginava, até porque na altura não era tão normal irmos às grandes competições. Por isso, não era de todo algo que tinha imaginado, mas a partir de certo momento passou a ser algo que gostaria, mas não é uma obsessão é apenas algo que eu gostaria, e se acontecer, aconteceu. A meta está pertinho, mas ao mesmo tempo está bocado longe. Vamos ver se o corpo deixa.”

O internacional português é um atleta versátil que tanto joga no lado direito como no lado esquerdo e é um dos decisores no 7×6, tendo já passado pelos diversos momentos da Seleção Nacional – altos e baixos – durante vários anos.

“É muito gratificante, não íamos às grandes competições e conseguimos dar a volta e transformar a Seleção num grupo que vai frequentemente às competições e é extraordinário fazer parte disso. Para mim, enche-me mesmo de um orgulho enorme e é a prova do quanto o andebol tem crescido em Portugal e os resultados temos feitos têm sido extraordinário.”

A 25.ª Edição do Men’s IHF World Championship 2025, arranca já no dia 15 de janeiro, com um embate frente aos Estados Unidos da América, segue-se Brasil (17) e o fecho do Grupo E fica com Noruega (19), em Oslo.

Fábio Magalhães parte para aquele que pode ser o último Campeonato do Mundo, na Noruega, na terceira participação consecutiva dos Heróis do Mar nesta prova internacional.

“Eu vou partir para este Campeonato do Mundo, se calhar, com mais ambição, do que no primeiro. Agora acho que temos alguma experiência, já todos participámos em grandes competições e temos o respeito das outras seleções e acho que temos equipa para conseguir atingir objetivos mais altos.”

Portugal parte para o Porto já esta terça-feira, onde pernoitará, viajando para Strasbourg no dia seguinte, onde afinará os últimos processos antes da estreia no Campeonato do Mundo de 2025.

Tournoi de France
Calendário:
09.01.2025 – 19h00 – Chéquia x Portugal, handballtv
10.01.2025 – 20h10 – França x Portugal, handballtv

O IHF Men’s World Championship 2025 terá lugar entre 14 de janeiro a 2 de fevereiro, na Croácia, Dinamarca, Noruega e os bilhetes estão disponíveis AQUI. Portugal vai defrontar Estados Unidos da América, Brasil e Noruega no Grupo E, em Oslo.

Patrocinadores Institucionais