A Ronda 16, que traz vários duelos de cartaz, desde logo a visita do líder SL Benfica ao terreno do Madeira SAD, num verdadeiro clássico de candidatos que promete, tal como os últimos três que já se realizaram esta época. O Jogo da Semana do Campeonato Nacional 1ª Divisão Feminina arranca às 17h00 e será o ponto de partida de uma jornada que se vai realizar na íntegra este sábado.
Às 17h30 é a vez do ABC de Braga OBO Betterman, que há dois dias subiu ao 3.º lugar do pódio ao vencer a ADA São Pedro do Sul, receber o Alavarium Love Tiles (9.º) e, meia hora depois, arranca o embate entre o moralizado CDE Gil Eanes (6.º) e o CA Leça (7.º), que se encontram separados na tabela por apenas quatro pontos.
Quando o relógio bater as 19h00 dois duelos vão arrancar em simultâneo, na Marinha Grande e em São Pedro do Sul. O SIR 1º de Maio, último classificado com apenas 18 pontos, vai receber o Colégio de Gaia Toyota, atual 8.º com mais cinco pontos; ao passo que a ADA São Pedro do Sul (5.º) tem encontro marcado com o CJ Almeida Garrett (4.º).
Este domingo haverá ainda espaço para a realização de um jogo em atraso, referente à Ronda 13, entre Madeira SAD e SIR 1º de Maio, às 21h00.
Quando já se contam os minutos para o arranque da antepenúltima jornada da Fase Regular, importa situar os dois principais candidatos ao título, na antecâmara do quarto duelo entre ambos na presente temporada: o SL Benfica é líder isolado, com 44 pontos em 15 jogos disputados e é o único emblema que ainda não conheceu o sabor da derrota; já o Madeira SAD tem menos dois jogos, é segundo classificado e soma 36 pontos. Nos três jogos entre as duas equipas desta temporada houve três desfechos diferentes: uma vitória madeirense que valeu a conquista da Supertaça, uma vitória das águias na primeira volta do campeonato e um empate no início da temporada, no jogo do 3.º/4.º lugar da Supertaça Ibérica 2024, decidido na marcação de livres de sete metros com festa amarela e azul, na Maia.
A equipa insular chega a este encontro após três vitórias seguidas, como resposta à inglória eliminação europeia, ao passo que as campeãs nacionais, depois da derrota na Supertaça, construíram uma senda de triunfos que dura há cinco jornadas consecutivas. Perspetiva-se um duelo repleto de emoção, tal como demonstra a história recente desta rivalidade, com a certeza de que não haverá troca de posições independentemente do resultado final.
Em antevisão, Sandra Fernandes, treinadora do Madeira SAD, apela ao apoio dos madeirenses para um desafio que se antevê complicado: “É mais um jogo com o grau de dificuldade elevado. Vamos defrontar o tricampeão nacional que conta com um plantel recheado de excelentes jogadoras internacionais e que se reforçou muito bem. Como sempre, vamos dar o nosso melhor, tentando parar os pontos fortes da equipa do SL Benfica. Temos algumas limitações de ordem física na nossa equipa, o que nos condiciona em termos de estratégia, mas vamos lutar para poder obter um resultado positivo, sabendo que será uma partida muito difícil. Que seja um bom espetáculo para o andebol feminino português e esperamos poder contar com o apoio dos nossos adeptos que têm sido fundamentais na nossa caminhada desportiva.”
Do lado encarnado, o técnico Luís Monteiro, afirma que a equipa está melhor preparada em relação ao último duelo e que, após uma semana de ‘bom nível’ as águias viajam para o Funchal com um só objetivo:
“Aquilo que ficou a nu no último jogo foi, efetivamente, alguma incapacidade em termos ofensivos para ultrapassar o 3:3 defensivo do Madeira SAD. Nós temos trabalhado bem esse aspeto, e alguns adversários têm tentado replicar esse tipo de defesa por considerarem que se o Madeira SAD nos conseguiu ultrapassar, eles também podem. Têm tido dificuldades e nós acreditamos que vamos encarar este jogo com um tipo de preparação melhor. (…) Sinto que, durante a semana de treino, temos estado num nível altíssimo e esse é o aspeto fundamental. A nossa defesa tem estado sempre bem nestes últimos jogos com o Madeira SAD, sofremos 17 golos em casa, sofremos 20 golos na Madeira, e temos a obrigação de ganhar com uma defesa tão intensa e tão boa, com a colaboração da nossa guarda-redes”
O Jogo da Semana vai decorrer este sábado, no Pavilhão do Funchal, a partir das 17h00, e contará com transmissão em direto na andeboltv.
Campeonato Nacional 1ª Divisão Feminina
Fase Regular
16ª Jornada
08.02.2025 – 17h00 – Madeira SAD x SL Benfica, andeboltv
08.02.2025 – 17h30 – ABC de Braga OBO Betterman x Alavarium Love Tiles, andeboltv
08.02.2025 – 18h00 – CDE Gil Eanes x CA Leça, andeboltv
08.02.2025 – 19h00 – SIR 1º de Maio x Colégio de Gaia Toyota, andeboltv
08.02.2025 – 19h00 – ADA São Pedro do Sul x CJ Almeida Garrett, andeboltv
13ª Jornada
09.02.2025 – 21h00 – Madeira SAD x SIR 1º de Maio, andeboltv