Num cenário perfeito para o Madeira SAD, a distância de oito pontos para o líder SL Benfica, à entrada do fim de semana, poderia ser encurtada para apenas três, caso as insulares vencessem o clássico deste sábado, bem como o jogo em atraso contra o SIR 1º de Maio, do dia seguinte. Ora, face ao desaire contra as tricampeãs nacionais, que fez com que a margem até ao topo passasse a ser de 10 pontos de forma provisória era necessária uma reação contra o último classificado… e foi isso que aconteceu este domingo. A turma de Sandra Fernandes voltou às vitórias no Campeonato Nacional 1ª Divisão Feminina e vê agora o primeiro lugar a sete pontos de distância (47 vs 40). Já a turma da Marinha Grande, apesar da boa réplica deixada no Funchal, acabou por perder pela segunda vez em dois dias (14.ª em 16 jogos) e permanece no lugar mais fundo, agora com 20 pontos.
Mas o Madeira SAD não teve tarefa fácil.
Um parcial de 3-0 a abrir a partida e a chegada ao 7-3 após 11 minutos, até podiam faziam prever um duelo com pouca história, mas o SIR 1º de Maio teve arte e engenho para reduzir primeiro para dois golos (8-6) e depois, já dentro dos últimos 10 minutos da primeira parte, para a margem mínima 9-8. Dois time-outs depois, o rendimento insular continuava em queda e as visitantes aproveitaram para restabelecer o empate (11-11), aos 26 minutos, numa verdadeira demonstração de resiliência. Até ao soar da buzina para o descanso, a maior vantagem registada foi de apenas um golo, para o Madeira SAD, e foi com tudo empatado que os primeiros 30 minutos chegaram ao fim.
Amanda Lemos (MAD) levava cinco golos, perseguida de perto por Maria Nunes (SIR), autora de quatro.
Intervalo: 12-12
Fruto de uma exclusão no final da primeira parte, a formação marinhense teve que recomeçar a partida sem as armas todas, mas a inspiração da guardiã Diana Roque impulsionou o SIR 1º de Maio para a conquista da primeira liderança (12-13), ainda antes dos 34 minutos, para colocar o Madeira SAD em sentido. As visitantes conservaram a vantagem mínima durante largos minutos e só aos 42′ é que se assistiu a nova liderança madeirense (19-18), algo que não acontecia desde a primeira metade do jogo. Entre exclusões, as madeirenses ganharam fôlego e dobraram a vantagem aos 46′ (21-19), o que motivou um pedido de time-out por parte do treinador do SIR 1º de Maio, Miguel Catarino.
Após a paragem e até aos 50′ o Madeira SAD distanciou-se até à máxima vantagem registada até então, de quatro golos (24-20), como não se via desde o 7-3. Até ao final, as insulares foram respirando melhor e, em sentido contrário, as marinhenses perdendo forças. Maria Nunes terminou o jogo à frente da concorrência com nove golos marcados.
Resultado Final: 30-24
O Madeira SAD volta a entrar em campo já na próxima quarta-feira, às 21h00, em novo jogo em atraso no terreno da ADA São Pedro do Sul, antes de defrontar o Colégio de Gaia Toyota, no sábado, dia 15 de fevereiro, dia em que o SIR 1º de Maio vai a casa do CJ Almeida Garrett.
Campeonato Nacional 1ª Divisão Feminina
Fase Regular – 13ª Jornada
09.02.2025 – 21h00 – Madeira SAD x SIR 1º de Maio, 30-24 (12-12)