Campeonato Nacional 1ª Divisão Feminina: Madeira SAD soma três pontos no Funchal

Insulares jogaram em casa na condição de visitantes e foram felizes frente à ADA São Pedro do Sul, em jogo relativo à Ronda 12.

Após o encontro entre ADA São Pedro do Sul e Madeira SAD as equipas do Campeonato Nacional 1ª Divisão Feminina encontram-se com o calendário em dia, após vários adiamentos devido a participações de quatro formações portugueses em competições europeias na primeira metade da época.

Depois do triunfo desta tarde, as insulares consolidaram o segundo posto com 43 pontos – a quatro do líder SL Benfica – ao passo que a ADA São Pedro do Sul segue na quarta posição com 36 pontos, mais um que CJ Almeida Garrett.

As sampedrenses marcaram primeiro mas o início do encontro não foi o ideal para a ADA São Pedro do Sul que após várias falhas técnicas e com pouca assertividade na hora da finalização viram o Madeira SAD escalar no marcador e atingir a marca de seis golos à maior, ainda dentro dos primeiros 15 minutos. E nem um time-out pedido por Leandro Araújo à passagem do minuto 11′ (2-5) fez o ritmo das madeirenses abrandar.

As dificuldades ofensivas passaram a assolar o ataque madeirense e a ADA São Pedro do Sul através de Kassia Cesar (2) e Greyce Santos reduziu a desvantagem para apenas três golos à entrada do vigésimo minuto.

A formação orientada por Sandra Fernandes reagiu paulatinamente e voltou a fugir no marcador (5-11), com as suas pontas Joana Garcês e Marilene Souza em destaque nesta fase do jogo. A técnica madeirense parou o encontro no último minuto do primeiro tempo, mas as equipas acabaram por recolher com uma diferença de quatro golos.

Intervalo: 7-11

Nicole Damascena foi chamada a converter um livre de 7 metros e, na face de Catarina Ferreira – que entrou para dar continuidade à boa exibição de Isabel Góis no primeiro tempo -, a atleta brasileira foi feliz. O Madeira SAD regressou aos quatro golos à maior (10-14) pela mão de Maria Duarte à passagem do minuto 38′.

O equilíbrio começou a dominar o Pavilhão do Funchal, com as madeirenses a sentirem mais dificuldade no plano ofensivo e com as academistas a acreditar numa reviravolta. Ao minuto 43′ Kassia Cesar reduziu a desvantagem para apenas dois (14-16) e, com a ajuda de Jhennyfer Silva entre os postes, a formação orientada por Leandro Araújo encostou à margem mínima (17-18) com pouco mais de dez minutos por jogar.

Uma falha no ataque madeirense deu bola às de São Pedro do Sul – que poderia ter resultado numa igualdade, que não se verificava desde o 2-2 – mas, em sentido inverso, as comandadas de Sandra Fernandes voltaram aos três golos de vantagem (17-20).

A ADA São Pedro do Sul não se rendeu, mas as insulares acabaram por levar a melhor e somar os três pontos relativos à Ronda 12 do Campeonato Nacional 1ª Divisão Feminina.

Resultado Final: 20-22

Campeonato Nacional 1ª Divisão Feminina
Fase Regular – 12ª Jornada
12.02.2025 – 17h00 – ADA São Pedro do Sul x Madeira SAD, 20-22 (7-11)

Patrocinadores Institucionais