Dezassete jornadas depois, eis que chega o fim da Fase Regular do Campeonato Nacional 1ª Divisão Feminina. À entrada para a 18.ª e última jornada, está praticamente tudo decidido, à exceção da quarta vaga para o comboio do Grupo A, que vai decidir o campeão nacional e garante, desde já, a manutenção direta. SL Benfica, Madeira SAD e ABC de Braga já lá estão, ADA São Pedro do Sul e CJ Almeida Garrett ainda sonham.
As sampedrenses estão em melhor posição para o conseguir (4.º lugar, 39 pontos) e dependem apenas de si próprias. Mas a formação de Vila Nova de Gaia (5.º lugar, 38 pontos) vai tentar cumprir a sua parte e esperar por um deslize, no entanto, o adversário será o favorito Madeira SAD (2.º). A ADA São Pedro do Sul recebe o ABC de Braga OBO Betterman (3.º), no Jogo da Semana.
Em sentido inverso, o Grupo B – que vai decidir a manutenção – tem já cinco passaportes atribuídos. O CDE Gil Eanes (6.º) recebe o líder SL Benfica, o CA Leça (8.º) recebe o Colégio de Gaia Toyota (7.º), e os dois últimos classificados medem forças na Marinha Grande: SIR 1º de Maio (12.º) e Alavarium Love Tiles (11.º).
Para as sampedrenses é simples, no plano teórico: fazer igual ou melhor do que o CJ Almeida Garrett. No entanto, o emblema de Braga não promete facilitar, mesmo já tendo lugar assegurado no Grupo A, pela importância de todos os pontos conquistados. Na última jornada, a ADA São Pedro do Sul festejou o regresso aos triunfos no terreno do Alavarium Love Tiles (21-28), mas os últimos seis jogos trouxeram vitórias e derrotas intercaladas, num período irregular que contrasta com a consistência de resultados do ABC de Braga OBO, que chega à última jornada na melhor fase da temporada, marcada por cinco triunfos consecutivos.
As duas equipas defrontaram-se pela primeira vez na temporada há menos de duas semanas, numa emocionante partida de reposição de calendário que terminou com vitória das minhotas por 23-22 e que ficou marcado pelo equilíbrio.
Em antevisão, o treinador Leandro Araújo afirma que as minhotas são uma grande equipa mas que com o apoio do público em São Pedro do Sul, tudo é posssível: “No próximo sábado, temos um grande desafio pela frente, vamos encarar a forte equipa do ABC de Braga, em mais um jogo difícil mas sabemos que dentro de campo, não há história passada que decida o jogo. O ABC é uma equipa que joga junto há muito tempo e isso pode ser uma vantagem, com um andebol muito técnico e disciplinado. São rápidas na transição ofensiva e agressivas na defesa, tentando condicionar o jogo adversário desde o início. Precisamos estar preparadas para responder à intensidade delas com inteligência, paciência e determinação. Jogamos em casa, e isso faz toda a diferença! Queremos ver as bancadas cheias, ouvir o apoio do nosso público e sentir a energia a empurrar-nos para a vitória!”
Do lado minhoto, Rita Guimarães, guardiã bracarense, realça que será um jogo de dificuldade elevada mas que tudo farão para defender o terceiro lugar: “Vai ser um jogo bastante difícil, frente a uma equipa com jogadoras muito fortes fisicamente e com bastante qualidade individual, o que nos vai causar muita dificuldades. Contudo, temos demonstrado boa dinâmica de equipa e acreditamos que podemos dar uma resposta positiva, pese embora o São Pedro do Sul jogar em casa e conta com o apoio do público. No entanto, já provámos ser capazes de enfrentar qualquer adversário e vamos na luta para defender o terceiro lugar.”
O Jogo da Semana vai decorrer no Pavilhão Municipal de São Pedro do Sul, a partir das 16h00 deste sábado, e contará com transmissão em direto na andeboltv.
Campeonato Nacional 1ª Divisão Feminina
Fase Regular – 18ª Jornada
22.02.2025 – 16h00 – CA Leça x Colégio de Gaia Toyota, andeboltv
22.02.2025 – 16h00 – Madeira SAD x CJ Almeida Garrett, andeboltv
22.02.2025 – 16h00 – SIR 1º de Maio x Alavarium Love Tiles, andeboltv
22.02.2025 – 16h00 – CDE Gil Eanes x SL Benfica, andeboltv
22.02.2025 – 16h00 – ADA São Pedro do Sul x ABC de Braga OBO Betterman, andeboltv