EHF BH EURO 2025: Portugal a postos para conhecer adversários

Seleções Nacionais A Masculina e Feminina de Andebol de Praia vão participar no Campeonato da Europa desta vertente da modalidade, que vai decorrer na Riviera Turca, de 8 a 13 de julho; Sorteio está agendado para esta quarta-feira, às 10h00 (hora portuguesa).

Este ano há EHF Beach Handball EUROs 2025 e Portugal voltará a estar representado nas duas vertentes, desta vez em Alanya, na Turquia, depois da edição de 2023 ter enchido de magia as areias da Nazaré. A grande competição irá decorrer entre os dias 8 e 13 de julho, uma semana depois dos Campeonatos da Europa destinados ao escalão sub-17, que, ao contrário do que aconteceu eu 2023, não vão ter participação lusa.

Naquele que é já considerado o período dourado do Andebol de Praia para Portugal, a expetativa é grande, tendo em conta os recentes resultados em crescendo das Seleções Nacionais. Em 2023, no Europeu que decorreu no nosso país, Portugal conquistou dois históricos quartos lugares, quer na vertente masculina, quer na vertente feminina. Em 2024, a Seleção Nacional A Masculina voltou a tocar o céu, ao conquistar uma tão sonhada medalha no IHF Beach Handball World Championship, na China.

O sorteio terá lugar na sede da Federação Europeia de Andebol (EHF) em Viena, Áustria, esta quarta-feira dia 26 de fevereiro, às 10h00 (hora portuguesa), e contará com transmissão em direto no canal de YouTube da EHF.

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por EHF Beach Handball (@ehfbeachhandball)

Tanto a vertente masculina como a feminina serão compostas por 16 seleções, divididas em quatro grupos de quatro na Ronda Preliminar. Para além da anfitriã Turquia, sete equipas femininas e seis equipas masculinas qualificaram-se via IHF Beach Handball World Championships 2024, como é o caso de Portugal, e as restantes – de segunda linha – através do Beach Handball Championships 2024.

Para o sorteio, o Pote 3 será sorteado em primeiro lugar, seguido do Pote 2 e do Pote 1, antes da Turquia escolher o grupo – privilégio de organizador – e de ser sorteado o resto do Pote 4. A distribuição das equipas pelos quatro potes tem por base a classificação atual no ranking da EHF de seleções nacionais da modalidade.

Na competição feminina, Portugal integra o grupo mais forte, juntamente com duas seleções que terminaram no top-4 dos últimos Campeonatos da Europa e do Mundo: a Alemanha, campeã do mundo e da Europa em título, os Países Baixos (prata no Europeu e bronze no Mundial), e ainda Espanha, medalha de bronze na Nazaré. No entanto, nos outros potes estão igualmente seleções de alto calibre, como a Dinamarca, quarta classificada no Mundial do ano passado (Pote 2), ou a Croácia (Pote 3).

Pote 1: Alemanha, Países Baixos, Espanha, Portugal
Pote 2: Grécia, Dinamarca, Hungria, Noruega
Pote 3: Polónia, Croácia, Ucrânia, França
Pote 4: Turquia, Eslováquia, Bulgária, Suécia

Já na competição masculina, Portugal ocupa o segundo pote, tal como a vice-campeã do Mundo, Dinamarca, e ainda a Noruega, que fechou o top-6 do último Europeu, na Nazaré. A Croácia, campeã do mundo em 2024, encabeça o Pote 1 juntamente com a Hungria, campeã da Europa em título; a Polónia e a França figuram no Pote 3, e o coletivo mais forte do Pote 4, onde está a organizadora Turquia, é a Bulgária, 5.ª classificada na última competição em solo português.

Pote 1: Croácia, Espanha, Hungria, Alemanha
Pote 2: Suécia, Noruega, Dinamarca, Portugal
Pote 3: Ucrânia, Polónia, França, Chéquia
Pote 4: Malta, Turquia, Bulgária, Itália

Patrocinadores Institucionais