A menos de cinco meses do início dos EHF Beach Handball EUROs 2025, as Seleções Nacionais de Andebol de Praia já podem começar a preparar a participação na prova com mais objetividade, uma vez que já conhecem os adversários da Ronda Preliminar nas vertentes masculina e feminina. Os Campeonatos da Europa vão decorrer nas areias de Alanya, na Turquia, entre os dias 8 e 13 de julho.
As duas vertentes serão compostas por 16 seleções, divididas em quatro grupos de quatro na Ronda Preliminar. Para além da anfitriã Turquia, sete equipas femininas e seis equipas masculinas qualificaram-se via IHF Beach Handball World Championships 2024, como é o caso de Portugal, e as restantes – de segunda linha – através do Beach Handball Championships 2024.
O sorteio decorreu esta quarta-feira, na sede da Federação Europeia de Andebol (EHF) em Viena, Áustria.
Portugal integrava o Pote 1 e, por isso, sabia que iria evitar potências como a Alemanha, campeã do mundo em título, ou os Países Baixos, medalha de bronze. Quis o sorteio que nomes como a Hungria, atual campeã da Europa, ou a Dinamarca (quarta classificada no Mundial do ano passado) ficassem fora da rota lusa e, em sentido contrário, será França – atual vice-campeã da Europa – e ainda Noruega e Turquia – escolheu o grupo devido ao privilégio de organizador – a fazer companhia à equipa portuguesa no Grupo B.
Grupo A: Alemanha, Dinamarca, Polónia, Bulgária
Grupo B: Portugal, Noruega, França, Turquia
Grupo C: Países Baixos, Grécia, Croácia, Suécia
Grupo D: Espanha, Hungria, Ucrânia, Eslováquia
Haverá um escaldante reencontro entre Portugal e Alemanha, depois da luta pela medalha de bronze no último IHF Beach Handball World Championship, que terminou com final feliz e histórico para os portugueses. No Europeu que se avizinha, lusos e germânicos (vice-campeões da Europa) partem como principais favoritos a seguir em frente, já que vão ter a companhia de Chéquia e Turquia no Grupo C da Ronda Preliminar. O sorteio ditou que Portugal evitasse alguns ‘tubarões’ maiores como a Croácia, campeã do mundo em 2024, ou a Hungria, campeã da Europa em título.
Grupo A: Croácia, Dinamarca, Polónia, Malta
Grupo B: Espanha, Suécia, França, Bulgária
Grupo C: Alemanha, Portugal, Chéquia, Turquia
Grupo D: Hungria, Noruega, Ucrânia, Itália
Naquele que é já considerado o período dourado do Andebol de Praia para Portugal, a expetativa é grande, tendo em conta os recentes resultados em crescendo das Seleções Nacionais. Em 2023, no Europeu que decorreu no nosso país, Portugal conquistou dois históricos quartos lugares, quer na vertente masculina, quer na vertente feminina. Em 2024, a Seleção Nacional A Masculina voltou a tocar o céu, ao conquistar uma tão sonhada medalha no IHF Beach Handball World Championship, na China.