EHF European League: FC Porto estreia-se no Main Round em casa

Emoções europeias estão de volta ao Dragão Arena, esta terça-feira, com a turma azul e branca a defrontar o Vojvodina, da Sérvia, no primeiro de quatro jogos da ronda principal da competição, às 19h45 – transmissão em direto no Porto Canal.

Quase três meses depois está de volta a EHF European League. Terminada a Fase de Grupos da segunda prova da hierarquia europeia, o lote de 32 equipas foi reduzido para apenas 16, com Portugal a manter a dupla representação: FC Porto e SL Benfica. Os dragões, recorde-se, garantiram presença no Main Round após terem terminado na segunda posição do Grupo F, atrás do MT Melsungen e, pelo facto de terem perdido os dois confrontos com os alemães, não levaram qualquer ponto para a fase seguinte. Já o emblema onde atua o internacional português Alexandre Cavalcanti avançou com o máximo de pontos possíveis, quatro.

O FC Porto vai agora integrar o Grupo III do Main Round, juntamente com o MT Melsungen e as duas equipas que foram mais felizes no Grupo E: THW Kiel (quatro pontos) e Vojvodina (zero). No horizonte do FC Porto estão agora quatro duelos, dois em casa e dois fora, contra estes novos oponentes, a começar pela equipa campeã da Sérvia que, tal como os portugueses, só perdeu dois dos seis jogos que realizou na primeira fase da prova, ambos contra o líder.

Vencedor da EHF European Cup (terceira prova na hierarquia) em 2022/2023, o momento mais alto da história no contexto internacional, o Vojvodina tem bagagem europeia, ainda que bastante curta quando comparando com o FC Porto que, por exemplo, passou as últimas cinco temporadas a disputar a prova máxima do andebol europeu, a EHF Champions League, onde o conjunto sérvio já não compete desde 2015/2016. Curiosamente, nessa edição, FC Porto e Vojvodina partilharam o mesmo grupo, tendo os dragões vencido ambos os duelos.

Na antecâmara da estreia no Main Round, os vice-campeões nacionais ocupam a última posição do grupo e assumem o segundo pior ataque entre as 16 equipas presentes (51 golos marcados), pelo que é imperativo vencer e convencer na estreia para continuar a alimentar o sonho de seguir para os Quartos de Final, seja de forma direta – caso termine no primeiro lugar do grupo – seja via Play-Offs – caso termine em 2.º ou 3.º lugar.

Em antevisão ao próximo compromisso europeu, Rui Silva afirma que jogar em casa é uma vantagem e que, apesar dos dragões entrarem nesta fase sem pontos, a ambição está em atingir os Quartos de Final:

“O fator casa é muito importante. Sabemos que, principalmente com o Vojvodina, o jogo vai decidir-se nesse fator casa e na diferença que pode haver entre as equipas. Nós esperamos fazer um bom jogo e conseguir uma grande vitória porque sabemos que isso também nos dá mais moral e mais vontade para encararmos os jogos seguintes de outra forma.” (…) Sabemos que não entrámos da melhor forma no Main Round, gostaríamos de ter mais pontos do que temos, mas vamos competir com a ambição de passar à próxima fase. Estamos inseridos num grupo com equipas complicadas que têm feito um bom trajeto, mas nós também temos as nossas ambições, a nossa qualidade e é isso que queremos demonstrar para seguirmos em frente.”

O primeiro jogo do Main Round entre FC Porto e Vojvodina arranca às 19h45 desta terça-feira e contará com transmissão em direto no Porto Canal.

EHF European League
Main Round III
1.ª Jornada

11.02.2024 – 19h45 – FC Porto x Vojvodina, Porto Canal
2.ª Jornada
18.02.2024 – 19h45 – THW Kiel x FC Porto, Porto Canal
3.ª Jornada
25.02.2024 – 19h45 – FC Porto x THW Kiel, Porto Canal
4.ª Jornada
04.03.2024 – 19h45 – Vojvodina x FC Porto, Porto Canal

Patrocinadores Institucionais