Está cada vez mais próxima a participação da Seleção Nacional sub-17 Feminina no W17 EHF Euro 2025, que terá lugar no Montenegro, de 30 de julho a 10 de agosto, e que será a primeira prova destinada aos escalões de formação na vertente feminina a englobar 24 equipas. Antes da preparação totalmente direcionada para a grande competição que se avizinha, as comandadas de Sílvia Fernandes vão reunir-se em Lamego, na primeira semana de março, para um momento de trabalho sem competição, para a qual foi divulgada a lista de atletas convocadas, esta terça-feira.
Convocatória da Seleção Nacional sub-17 Feminina para o Estágio em Lamego (03 a 07/03/2025)
A Selecionadora Nacional começou por explicar os contornos de uma semana que se prevê intensa, salientando ainda a introdução de um elemento tático: “Numa primeira fase do estágio iremos focar o nosso trabalho na avaliação física e na análise da evolução técnica e tática das atletas. A partir daí iremos continuar a dar ênfase ao nosso trabalho para a construção de atletas mais completas e mais bem preparadas do ponto de vista individual. Questões como os duelos de 1×1, as mudanças de direção e remates serão alvo de atenção particular. Numa segunda fase, daremos ênfase a aspetos mais coletivos, principalmente na defesa onde iremos desenvolver o sistema defensivo 6:0, uma novidade neste grupo de trabalho.”
Sílvia Fernandes conclui: “Em termos ofensivos iremos procurar aprimorar as relações a duas jogadoras, que nos parecem fundamentais, quer para a melhor interpretação do jogo, quer para adequada aplicação da tática grupal que será mais desenvolvida apenas nos estágios finais de preparação.”
Recorde-se que este primeiro estágio de 2025 é o terceiro desde o início da temporada, depois da participação no Scandibérico, em Larvik (Noruega) e, mais recentemente, no emblemático torneio KakyGaia, em dezembro do ano passado.