A Seleção Nacional sub-19 Feminina vai reunir-se no próximo dia 3 de março para o terceiro estágio da temporada, em ano de Campeonato da Europa. Depois de um primeiro momento em Melgaço, com quatro dias sem competição, seguiu-se a participação no KakyGaia em dezembro, e chega agora novo momento de preparação, novamente sem vertente competitiva.
Sandra Fernandes divulgou esta terça-feira as 16 atletas convocadas e, em relação aos últimos estágios, surgem algumas alterações: as saídas de Raissa Santos (LE, SL Benfica), Maria Pinto (PV, ABC de Braga), Maria Guerreiro (PD, CDE Gil Eanes), Martina Marreiros (PD, SL Benfica), Giovana Moniz (C, CD Bartolomeu Perestrelo) e Joana Candeias (GR, CDE Gil Eanes) para a entrada de Beatriz Araújo (LE, AC Vermoim), Luana Oliveira (LD, CA Leça), Mariana Rodrigues (PD, ARC Alpendorada), Inês Sousa (C, ABC de Braga) e Ana Rodrigues (GR, CJ Almeida Garrett).
Convocatória da Seleção Nacional sub-19 Feminina para Estágio em Lamego (03/03 a 07/03/2025)
Continuar a desenvolver o trabalho realizado até ao momento é o objetivo primordial para a Selecionadora Nacional: “Este é o terceiro estágio que esta geração faz esta época desportiva. Pretendemos continuar a desenvolver o trabalho que temos vindo a realizar até ao momento, potencializando as jovens atletas que temos ao nosso dispor”.
A observação de novas atletas num contexto diferente é também um aspeto importante para Sandra Fernandes, no estágio que se avizinha e que conta com três caras novas:
“Esta concentração é uma oportunidade para podermos ver atletas novas que ainda não estiveram neste contexto, nesta temporada desportiva. Teremos uma semana de trabalho intenso, mas sobretudo de revisão de conteúdos, potencializando aspetos individuais e promovendo relações grupais que também são muito importantes para podermos competir perante as outras seleções”.
Já com o olhar na reta final da época, com a participação no W19 EHF Euro 2025, a técnica de 52 anos, afirma que já se começam a preparar os jogos diante de Eslovénia, França e Noruega – adversários da fase de grupos:
“A novidade deste estágio é que já sabemos os adversários que vamos encontrar no Campeonato da Europa deste escalão. Já estamos a recolher dados das equipas e vamos também começar a enquadrar as nossas atletas nesse processo”.
Em jeito de conclusão, Sandra Fernandes reforça o objetivo de potenciar o desenvolvimento das jovens atletas: “Queremos que este seja mais um momento de enriquecimento e potencialização no processo de evolução destas jovens que estão no início da sua vida adulta da modalidade.”
O W19 EHF Euro terá lugar no Montenegro, de 9 a 20 de julho, e conta com a participação de Portugal que terá pela frente Eslovénia, França e Noruega na fase de grupos.