À entrada para a Ronda 3 da Fase Final do Campeonato Nacional 1ª Divisão Feminina, o SL Benfica pode já fazer a festa de campeão nacional, caso vença, este sábado às 15h00, a ADA São Pedro do Sul, que tem os mesmos 27 pontos do que o Madeira SAD (menos seis do que as águias). As insulares vão tentar ultrapassar o ABC de Braga OBO, às 17h30, e evitar a terceira derrota seguida.
No que toca às contas do Grupo B, CJ Almeida Garrett e CDE Gil Eanes são os dois únicos emblemas que somam por vitórias os dois jogos realizados na Fase Final e têm já a manutenção assegurada. Nesta terceira jornada, os dois vão jogar diante dos seus adeptos: as gaienses frente ao CA Leça (21h00) e as algarvias contra o Alavarium Love Tiles (18h00). No outro duelo do grupo, o Colégio de Gaia Toyota vai receber o SIR 1º de Maio e vê com bons olhos uma eventual fuga dos lugares de despromoção, ao passo que as marinhenses estão na última posição e precisam de vencer para ganhar moral para o que falta da temporada.
Quatro jogos da Ronda 3 da Fase Final contarão com transmissão em direto na andeboltv.
Frente a frente estarão as duas melhores equipas da Fase Final até ao momento, que só sabem vencer no Grupo A. As campeãs nacionais chegam a este duelo à procura da 13.ª vitória consecutiva em todas as competições, que poderá ser especial, ao passo que a ADA São Pedro do Sul chega igualmente motivada pelo excelente arranque na fase das decisões, tendo vencido quatro dos últimos cinco jogos realizados. Curiosamente, a única derrota nessa série foi frente ao SL Benfica, que valeu às encarnadas a continuidade na Taça de Portugal (19-30). Na Fase Regular, o SL Benfica venceu os dois jogos, em Lisboa (26-20) e em São Pedro do Sul (21-29).
Luís Monteiro, treinador do SL Benfica, começou por abordar o assunto-chave relacionado com o jogo deste sábado: “Vamos agora para a terceira jornada de seis nesta Fase Final e, ganhando este sábado, seremos matematicamente campeãs nacionais, e isso é uma motivação extra para esta equipa. Temos agora três jogos consecutivos em casa mas a única coisa que nos interessa neste momento é ganhar este jogo à ADA São Pedro do Sul.”
Em relação ao adversário, o líder das águias alerta para as qualidades de uma equipa completa e com muita competência defensiva: “[A ADA São Pedro do Sul] É uma equipa que tem uma grande alternância nos sistemas defensivos, pode defender em 6:0, muitas vezes defende em 3:3, com jogadoras com uma grande predisposição para serem agressivas sobre os portadores da bola, o que significa que nos podem causar alguns problemas na circulação de bola, na forma como encaramos essa alternância defensiva. Ou seja, vamos preparar essas situações, como já o fizemos com o Madeira SAD, também com alternância defensiva nas nossas fases de treino, nomeadamente de ataque organizado, para nos precavermos. Quando defendem abertas têm, normalmente, mais predisposição para o contra-ataque e nós temos que ter muito rigor na finalização. No ataque organizado têm bom poder de primeira linha, tem-se destacado esta época a Kássia [César] e a nova aquisição já neste ano civil, a Francisca João, trouxe outra dinâmica ao ataque. É uma equipa bastante completa.”
Do outro lado, o treinador da ADA São Pedro do Sul garante que não faltará determinação à equipa e acredita que cada detalhe será crucial: “A equipa sénior feminina da ADA São Pedro do Sul prepara-se para um dos desafios mais exigentes da temporada na Ronda 3 da Fase Final do Campeonato Nacional 1ª Divisão Feminina. Enfrentaremos o SL Benfica, uma equipa poderosa e com grande tradição na modalidade, que conta com jogadoras de enorme qualidade e experiência, incluindo atletas da Seleção Nacional. O jogo será disputado no Pavilhão da Luz, em Lisboa, um ambiente sempre desafiante para as equipas visitantes. Temos plena consciência das dificuldades que nos aguardam, especialmente perante as transições rápidas e o jogo organizado do adversário. No entanto, temos trabalhado intensamente durante a semana para estarmos preparados e confiantes. Vamos entrar em campo determinados, mantendo o foco no nosso objetivo e na continuidade do trabalho que nos trouxe até aqui. Cada detalhe será crucial, e estamos prontos para dar o nosso melhor nesta fase final tão competitiva.”
Campeonato Nacional 1ª Divisão Feminina – Fase Final
Grupo A – 3ª Jornada
29.03.2025 – 15h00 – SL Benfica x ADA São Pedro do Sul, BTV / andeboltv (diferido às 16h30)
29.03.2025 – 17h30 – x ABC de Braga OBO Betterman x Madeira SAD, andeboltv
Grupo B – 3ª Jornada
29.03.2025 – 18h00 – CDE Gil Eanes x Alavarium Love Tiles, andeboltv
29.03.2025 – 18h00 – SIR 1º de Maio x Colégio de Gaia Toyota, andeboltv
29.03.2025 – 21h00 – CJ Almeida Garrett x CA Leça, andeboltv