O SL Benfica sagrou-se campeão nacional pela quarta vez consecutiva e 11.ª na história, este sábado. À terceira jornada da Fase Final do Campeonato Nacional 1ª Divisão Feminina, fecharam as contas matemáticas da competição depois de uma vitória por 27-20 na receção à ADA São Pedro do Sul. No outro jogo do Grupo A, o Madeira SAD foi até à Cidade dos Arcebispos defrontar o ABC de Braga OBO e o jogo terminou com uma igualdade a 22 golos, colocando, ainda assim, a equipa insular no segundo lugar de forma isolada. Inês Laranjeira, com nove remates acertados, foi decisiva para deixar dois pontos em Braga.
No que toca ao Grupo B, uma primeira de parte de alto nível (16-8) valeu ao CDE Gil Eanes o terceiro triunfo seguido na fase das decisões, desta vez na receção ao Alavarium Love Tiles, por 30-22, num jogo em que a cabo-verdiana Jorgeana Carvalho e a angolana Filipa Manuel assinaram, em conjunto, um dos golos da equipa algarvia. O Colégio de Gaia Toyota deu um passo importante rumo à manutenção, mas não teve tarefa facilitada na visita ao terreno do SIR 1º de Maio, tendo vencido apenas pela margem mínima (23-24), com o equilíbrio a mandar no jogo. Ajudaram – e de que maneira – os nove golos assinados pela pivô e capitã das Lusitanas, Bebiana Sabino.
O jogo de encerramento da Ronda 3 da Fase Final decorreu em em Vila Nova de Gaia e viu o CJ Almeida Garrett derrotar o CA Leça (28-25), com indecisão até bem perto do final. O triunfo mantém a turma de Luís Santos no topo do grupo de forma isolada, já o emblema de Leça da Palmeira “beneficiou” das derrotas dos rivais diretos para continuar afastado da zona de descida.
As comandadas de Luís Monteiro cedo mostraram que só havia um desfecho possível na tarde deste sábado e entraram a todo gás, alcançando uma vantagem de sete golos (11-4) ainda antes do equador da primeira parte. A ADA São Pedro do Sul tinha uma palavra a dizer e conseguiu assinar três golos de uma assentada sem sofrer, o que deu uma pequena injeção de moral à turma visitante (11-7), à entrada para os últimos 10 minutos.
Perto dos 25’ o SL Benfica voltou ao patamar dos sete golos (17-10), numa altura em que as internacionais portuguesas Maria Unjanque e Matilde Rosa eram os principais destaques do jogo. Até ao soar da buzina para o descanso as encarnadas ainda alcançaram oito inéditos golos de vantagem, como resposta ao período de crescimento contrário.
Com 30 minutos para segurar a liderança, uma vantagem encorpada e os níveis de motivação em cima, era uma questão de tempo até chegar a confirmação da revalidação do título. Mas a segunda parte não foi um passeio para as águias.
Intervalo: 18-11
No reatar da partida, a guardiã Matilde Rosa continuou a mostrar os melhores argumentos e começava a desenhar uma exibição de luxo ao alcance de poucas. Os primeiros minutos pós-intervalo trouxeram algum equilíbrio e a ADA São Pedro do Sul conseguiu aumentar ligeiramente a qualidade do seu jogo, reduzindo para cinco golos aos 49’ (23-18), mas sem fazer tremer as ambições das campeãs nacionais, que continuavam a contar com uma inspiração acima da média de Matilde Rosa entre os postes. Sem conseguir distanciar-se e ganhar mais fôlego, o SL Benfica vencia por 24-19 aos 54’ quando Luís Monteiro decidiu pedir time-out.
A paragem fez bem à turma da Luz, que sentenciou a partida com um parcial de 3-1, voltando a agarrar uma vantagem de sete golos com que terminou a primeira parte, antes de atletas e equipa técnica fazerem a festa juntamente com os adeptos presentes no Pavilhão da Luz, pela confirmação matemática do tetracampeonato nacional e 11.º na história do emblema encarnado.
Constança Sequeira (SLB) e Iasmim Albuquerque (SPS) dividiram o prémio de melhor marcadora do encontro, ambas com seis golos marcados.
Resultado Final: 27-20
Na Ronda 4 e antepenúltima da Fase Final, haverá dois dias de competição: os três duelos do Grupo B vão jogar-se no próxima dia 18 de abril, ao passo que os dois jogos do Grupo A estão agendados apenas para o dia 26 de abril.
Campeonato Nacional 1ª Divisão Feminina – Fase Final
Grupo A – 3ª Jornada
29.03.2025 – 15h00 – SL Benfica x ADA São Pedro do Sul, 27-20 (18-11)
29.03.2025 – 17h30 – x ABC de Braga OBO Betterman x Madeira SAD, 22-22 (10-11)
Grupo B – 3ª Jornada
29.03.2025 – 18h00 – CDE Gil Eanes x Alavarium Love Tiles, 30-22 (16-8)
29.03.2025 – 18h00 – SIR 1º de Maio x Colégio de Gaia Toyota, 23-24 (12-14)
29.03.2025 – 21h00 – CJ Almeida Garrett x CA Leça, 28-25 (11-8)