Campeonato Placard Andebol 1: Sporting CP entra em força na Fase Final

Leões receberam e venceram o rival SL Benfica, este sábado, na primeira de seis jornadas da fases das decisões e regressam à liderança partilhada com o FC Porto; Águas Santas Milaneza vence ABC de Braga e cola-se à liderança do Grupo B; Poveiros e avancanenses respiram melhor.

A Fase Final do Campeonato Placard Andebol 1 continuou em força este sábado, depois do triunfo azul e branco desta sexta-feira – na abertura antecipada do Grupo A – e justificou em pleno a expectativa criada. O grande destaque foi a vitória do Sporting CP frente ao SL Benfica, a segunda no espaço de uma semana, que valeu aos campeões nacionais o regresso à liderança conjunta com o FC Porto. Dragões e leões defrontam-se à terceira jornada.

O Grupo B está mais emocionante do que nunca. O Águas Santas Milaneza entrou a vencer na receção ao líder ABC de Braga, por 32-29, ficando agora com os mesmos 25 pontos do que o rival minhoto, que ainda tem vantagem no confronto direto. Numa luta paralela, Pedro Cruz (nove golos) e Golaço Meireles (10) foram os rostos da reação das duas equipas. O Vitória SC, se dúvidas ainda houvesse, confirmou que está de pedra e cal na luta pela última vaga europeia, ao vencer o CF Os Belenenses (35-32), em Guimarães. No capítulo individual destacaram-se quatro atletas com mais de sete golos marcados, com Pedro Peneda – autor de nove – a liderar a lista de artilheiros.

No Grupo C, Póvoa AC Bodegão Grupo CCR e Avanca Bioria Bondalti cumpriram o objetivo de vencer em casa no arranque da Fase Final e distanciaram-se dos lugares de descida. O emblema poveiro festejou uma vitória difícil frente ao Nazaré Dom Fuas AC, por 26-24, numa partida em que os sete golos de João Saraiva não foram suficientes para assegurar um desfecho positivo aos nazarenos. Já a formação de Avanca derrotou o SC Horta, por 31-28, em mais uma exibição de encher o olho do cubano Maiko Vázquez – emprestado pelo Sporting CP – que marcou sete golos (31 nos últimos três jogos realizados entre campeonato e Taça de Portugal). Miguel Gomes, sem surpresas, foi o melhor marcador do SC Horta (e do jogo) com oito remates certeiros.

Sporting CP – SL Benfica

Os primeiros três minutos do Dérbi lisboeta foram liderados pelos leões, mas o SL Benfica respondeu com critério, ficando a vencer por dois golos (4-6), ainda antes dos 10 minutos. A primeira grande contrariedade para o emblema da Luz aconteceu logo depois, com a desqualificação do internacional português Alexis Borges, o que abanou a estratégia encarnada. Quem aproveitou foi o Sporting CP que voltou à liderança após um parcial de 3-0 (11-10), às portas dos 20 minutos da primeira parte.

Pouco depois, o SL Benfica recuperou de um período menos positivo e até voltou à liderança (11-12)… mas por pouco tempo. Mais tarde foi a vez dos campeões nacionais reagirem com critério e assegurarem, de novo, dois golos à maior (14-12), na mesma moeda – três golos se resposta – e a margem prevaleceu aos intervalo no Pavilhão João Rocha.

O lateral internacional português Martim Costa (SCP) e o ponta alemão Ole Rahmel (SLB) eram os melhores marcadores no equador do encontro, ambos com quatro golos marcados.

Intervalo: 16-14

A segunda metade começou de feição para o Sporting CP, que subiu até aos três golos (17-14) em apenas dois minutos. Impulsionado pelo forte apoio dos adeptos, o conjunto de Ricardo Costa chegou ao 20-16, numa altura em que o SL Benfica já tinha começado a arriscar mais com recurso ao sistema 7×6. Ainda antes dos 40’ apareceram cinco inéditos golos na vantagem verde e branca (22-17). No minuto seguinte, o 23-17 chamou pelo time-out do SL Benfica, que perdia pela primeira vez por seis golos.

Depois da paragem o SL Benfica melhorou e iniciou uma curta recuperação mas o Sporting CP recuperou animicamente e voltou à carga para disparar no marcador até aos oito golos (30-22), à entrada dos 50’, numa altura em que Salvador Salvador já levava sete golos marcados, vários deles do meio campo, ao seu estilo. Jota González voltou a pedir time-out.

Saiu ligeiramente melhor da paragem o SL Benfica, mas as respostas dos leões iam sendo eficazes, para não deixarem a diferença encurtar para lá dos seis golos: 32-26 era o resultado a cinco minutos do fim. Um última recuperação encarnada ainda assustou mas a vitória leonina não fugiu e ficou fechada com quatro golos de diferença.

Egon Hanusz foi o principal destaque do lado encarnado, com seis golos marcados, atrás do capitão verde e branco, Salvador Salvador, autor de sete.

Resultado Final: 34-30

A Ronda 2 da Fase Final vai decorrer no próximo dia 5 de abril, com exceção do Clássico entre SL Benfica e FC Porto, que tem início marcado para as 15h00 do dia 6 de abril.

Campeonato Placard Andebol 1
Grupo A – 1ª Jornada
28.03.2025 – 20h00 – Marítimo da Madeira Andebol SAD x FC Porto29-36 (15-20)
29.03.2025 – 15h00 – Sporting CP x SL Benfica, 34-30 (16-14)
Grupo B – 1ª Jornada
29.03.2025 – 15h00 – Águas Santas Milaneza x ABC de Braga, 32-29 (17-12)
29.03.2025 – 18h30 – Vitória SC x CF Os Belenenses, 35-32 (17-14)
Grupo C – 1ª Jornada
29.03.2025 – 18h00 – Póvoa AC Bodegão Grupo CCR x Nazaré Dom Fuas AC, 26-24 (14-12)
29.03.2025 – 18h00 – Avanca Bioria Bondalti x SC Horta, 31-28 (16-13)

Notícias

Anterior Seguinte

  • Águas de Monchique
  • Parceiros Institucionais
  • Instituto Nacional para a Reabilitação
  • Patrocinadores Institucionais
  • MSE
  • Fidelidade
  • Patrocinadores Oficiais
  • Acrilsports
  • Kempa
  • Placard
  • Parceiros Técnicos
  • Zumub
  • Águas de Monchique
  • Parceiros Institucionais
  • Instituto Nacional para a Reabilitação
  • Patrocinadores Institucionais
  • MSE
  • Fidelidade
  • Patrocinadores Oficiais
  • Acrilsports
  • Kempa